Richarlison um craque também fora das 4 linhas

 Richarlison um craque também fora das 4 linhas

 

Richarlison chama atenção da opinião pública não só pelo que faz dentro de campo mas também pelas atitudes fora das 4 linhas 

 

Camisa 9 foi o destaque na vitória da Seleção Brasileira sobre a equipe da Sérvia por 2×0 com dois gols marcados por ele sendo o segundo gol foi um voleio onde antes ele ajeitou uma bola dada pelo atacante Vinícius Júnior levando milhões de torcedores brasileiros a loucura relembrando até os tempos que o Brasil tinha Ronaldo Fenômeno como camisa 9, ganhando destaque em todas as mídias esportivas nacionais e internacionais. 

De uma carreira em ascensão passando por equipes como América – MG (Clube Formador do Atleta), Fluminense  – RJ, Watford (ING), Everton (ING) e Tottenham (ING) sendo este último clube que o comprou por 58 milhões de euros, chegou a ter o nome ventilado em equipes gigantes como Barcelona (ESP), Real Madrid (ESP) e Paris Saint Germain (FRA), o atleta de 25 anos tem muita lenha para queimar e se fizer uma ótima copa tem grandes chances de sair como o melhor jogador do torneio. 

Image

Richarlison juntamente com seu técnico no Tottenham o italiano Antônio Conte

Porém o que também chama a atenção é a postura do jogador fora de campo principalmente em temas que não são muito levantados por boa parte dos jogadores casos referentes da pandemia onde defendeu a ciência e a vacina, nas questões ambientais como as queimadas na Amazônia e também em relação ao racismo onde passou por situação constrangedora na França durante uma partida amistosa da Seleção Brasileira frente a equipe da Tunísia em 2020 onde torcedores jogaram em sua direção uma banana.

Muitas pessoas do meio esportivo como jogadores, técnicos e dirigentes de futebol foram solidárias ao jogador dentre elas Antônio Conte seu treinador na equipe do Tottenham que classificou a atitude dos torcedores como vergonhosa. 

O jogador cobrou a Fifa medidas mais rígidas no combate ao racismo pois caso contrário situações nas quais o atleta passou em campo, a CBF se posicionou favorável a ele e cobrou em conjunto a entidade máxima do futebol que prometeu abrir investigação sobre o caso para punir as partes envolvidas.  “Enquanto ficarem de “blá blá blá” e não punirem, vai continuar assim, acontecendo todos os dias e por todos os cantos. Sem tempo, irmão!”. Frase escrita pelo jogador em seu Twitter 

Image

Antes da partida os jogadores da Seleção Brasileira já tinham feito campanha pela causa do racismo

Durante a pandemia da Covid – 19 o jogador teve enorme engajamento frente a campanha para a vacinação da Covid – 19 como também foi embaixador de um programa da USP – Universidade de São Paulo chamado de USP Vida que visa desenvolver estudos e pesquisas para ressaltar a importância da ciência no combate à pandemia. 

Ele foi o primeiro jogador a ter o título de embaixador do programa como também buscou formas de arrecadação de recursos através do leilão beneficente de uma chuteira que utilizou na Copa América de 2021 realizada no Peru arrecadando 7 mil reais e também engajou outros jogadores e demais figuras públicas a colaborar com doações financeiras. 

Vale lembrar que durante a pandemia a cidade de Manaus enfrentou um caos no seu sistema de Saúde e o Richarlison foi solidário a causa doando 10 cilindros de oxigênio para as unidades de emergência, a sua atitude puxou outras pessoas a entrarem no clima de solidariedade como o também Atacante da Seleção Brasileira Antony que joga no Ajax e do atacante Paulinho que joga no Bayer Leverkusen. 

Image

Nos tempos em que jogava no Everton Richarlison fez campanha incentivando a população a tomar a vacina para a Covid – 19

Nesse ano o Centro Avante fez uma doação de 10% do salário que recebe no Tottenham para o Instituto Padre Roberto Lettieri em Barretos que é uma casa de acolhida para crianças e adultos que fazem tratamento contra o câncer no Hospital do Amor que fica também em Barretos, a casa fornece toda infra estrutura para as pessoas que não tem condições financeiras a fazerem o tratamento no hospital como hospedagem, alimentação e transporte, a casa tem capacidade de abrigar 35 pessoas. 

Outro gol de placa feito pelo centro avante fora das quatro linhas foi a doação de 50  mil reais para alunos do Instituto Federal do Espirito Santo localizado em sua cidade Nova Venécia para que os mesmos tivessem a oportunidade de participar da Olimpíada Internacional de Matemática que foi realizada em Taiwan. 

As causas ambientais é outra questão que o jogador se posiciona com bastante afinco, em2019 chegou a ir ao Pantanal para conhecer de perto o Bioma e ter maior embasamento para cobrar as autoridades medidas de contenção nas queimadas como a que teve na época que afetou 30% da região matando muitas espécies animais e afetando comunidades de vivem na região e em especial os indígenas.

Conheceu também o trabalho da ONG Onçafari que atua com a preservação das onças pintadas mesclando também ecoturismo e pesquisa científica, o entusiasmo do atleta foi grande que adotou de forma simbólica uma onça pintada que colocou o nome de Acerola em homenagem ao personagem do filme Cidade dos Homens, a onça viverá livre na natureza sendo monitorada por sensor via satélite. 

Image

Richarlison em visita ao pantanal jogando bola com indígenas

As atitudes solidárias listadas são apenas alguns exemplos da postura fora de campo do jogador referente ao seu humanismo e na grande capacidade de consciência social, volta e meia sempre tem relatos em suas redes sociais referentes a ações de arrecadação de alimentos e mantimentos para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade ou que foram atingidas por algum tipo de tragédia como a que ocorreu na cidade de Petrópolis (RJ) onde a mesma deixou 232 mortos e mais de 600 pessoas desabrigadas.

Image

Jogador usou suas redes sociais para arrecadar ajuda as famílias da tragédia em Petrópolis

Isso tudo fez que o Richarlison tomasse uma posição de liderança política dentro não só da seleção mas dos principais jogadores brasileiros que atuam nos grandes centros europeus, mesmo não tendo lado político ideológico assumido caiu nas graças de grande maioria dos brasileiros devido a sua grande consciência social pois ele lembra muito bem os tempos da pobre infância que vivia até os 16 anos na cidade de Nova Venécia no Estado do Espírito Santo antes de ir defender as cores do América – MG em Belo Horizonte. 

O atacante do Tottenham hoje bem sucedido na vida adota tom discreto e evita ostentação em termos de carrões de luxo e festas badaladas, ele mesmo já disse que se sente mais realizado investindo em imóveis para assegurar um patrimônio confortável a ele e a sua família. 

Enquanto eu puder acionarei minhas redes sociais para levantar a voz tanto nas causas sociais e ambientais pois como sou pessoa pública e tenho muitos seguidores a minha voz se torna maior pois faço uma conexão entre a opinião pública e demais celebridades para que os governantes olhem com mais atenção, disse o jogador. 

Esperamos que faça mais gols dentro de campo pois fora você já é um artilheiro nato, parabéns pelas atitudes pois o povo brasileiro só tem que lhe agradecer. 

Foto: facebook.com/CBF/

Esportes Mais

Facebook

 



 

 

 

 

 

 

 

cassrocha@hotmail.com

CARLOS ANDRÉ ROCHA - Paulistano da gema, Engenheiro Metalurgista de Formação, Professor de Matemática e Física, Torcedor do São Paulo desde criancinha e torcedor do Club Atlético Huracán desde 2009,"Grande no se hace, grande se nace"!

Related post

Leave a Reply