Brasil e Uruguai se enfrentam fora da América do Sul pela primeira vez
Amistoso entre os campeões mundiais não acontece desde 1995
P.Whitaker (Reuters)
Fazendo o penúltimo amistoso do ano, a Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai no Emirates Stadium, casa do Arsenal. O jogo tem muitas curiosidades; além de ser o primeiro embate entre os países fora da América do Sul, não havia um amistoso desde 1995.
COMO VEM O BRASIL?
Após o revés na Copa do Mundo, o Brasil fez 4 amistosos; 4 vitórias, 10 gols marcados, nenhum sofrido. Porém, os adversários da Seleção empobrecem os resultados. Arábia Saudita, El Salvador, EUA e Argentina, foram as seleções que o Brasil enfrentou. Dos 4, nenhum jogo foi disputado no Brasil – 2 nos EUA e 2 na Arábia.
O técnico Tite não revelou a escalação, mas apenas confirmou a presença de Wallace (Hannover-ALE) no time titular, no lugar de Casemiro, lesionado.
“Não quero (revelar) e vou dizer por quê. Há uma série de modificações e a equipe acaba oscilando em termos técnicos e táticos. Se joga o Arthur, ou com Paulinho ou com Renato são características diferentes, que se ajustam diferente. Não vou facilitar e quero potencializar o que pode ser surpresa. Esse eu adianto: Walace vai jogar porque é o jogador convocado para essa função, e tem nossa confiança.”
Tite também falou sobre a possibilidade de seus comandados disputarem a Copa América 2019.
“Não sei se aqui carimba passaporte, mas, tal qual uma poupança, vão chancelando à medida em que têm oportunidades nos jogos e treinamentos. Às vezes, as pessoas desvalorizam o dia a dia. Não é só o jogo, é o treinamento, a integração, a capacidade de concentração, a naturalidade para vestir a camisa da Seleção, o aspecto emocional, a capacidade da função que pode exercer, a consolidação no clube.”
COMO VEM O URUGUAI?
A equipe celeste não fez bons amistosos após a Copa do Mundo. Foram 3 jogos: 1 vitória, 2 derrotas, 8 gols marcados e 7 sofridos. Para o jogo contra o Brasil, é difícil imaginar como vem o time, pensando na irregularidade apresentada nos últimos jogos.
O técnico Óscar Tabárez falou sobre os desfalques do time para o confronto.
“Sempre existiram inconvenientes, em que fazemos o possível para adaptar entre os jogadores convocados. Mas é preciso reconhecer que desta vez é algo inédito pela quantidade de atletas que não estão à disposição, sendo grande parte da mesma área de atuação. Além disso, existem outras circunstâncias além de lesões, como a final da Libertadores, que nos tiraram mais nomes de referência como Nahitan Nández e Camilo Mayada”.
Conmebol
Tabárez também destacou a qualidade do Brasil no confronto.
“Sabemos o que é o Brasil, o poder que tem, o técnico e os jogadores que aumentam o nível da equipe com seu potencial individual. Esperamos que a partida seja uma grande festa para todos”.
O provável Brasil vem com Alisson, Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Walace, Arthur e Renato Augusto (Paulinho); Douglas Costa, Neymar e Firmino.
Já o provável Uruguai vem com Martin Silva; Caceres, Lemos, Velázquez, Laxalt; Torreira; Vecino, Bentancur; de Arrascaeta; Suarez, Cavani.
VOCÊ SABIA?
A única partida entre Brasil e Uruguai fora da América foi na campanha do Tri em 1970, partida que o Brasil venceu por 3 a 1, com gols de Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino. Já o último amistoso entre Brasil e Uruguai foi disputado no longínquo ano de 1995, onde o Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Ronaldo.