Final do College: Prévia para Clemson vs Alabama IV
As duas equipes voltam a se enfrentar na grande final do futebol americano universitário
(Foto: Reprodução / Jason Getz/USA Today Sports)
Nesta Segunda (07), ocorre a final do College Football, que será protagonizada por Clemson e Alabama pela terceira vez em quatro anos. O jogo começará às 23h, horário de Brasília, e terá transmissão da ESPN para o Brasil.
Clemson não perde uma partida desde primeiro de janeiro de 2018, quando perdeu de 24×06. Advinha para quem? Alabama! Nesse caso, o jogo foi a semifinal do CFP. Na temporada regular, 14 jogos e 14 vitórias. A maior vitória foi contra Wake Forest, quando os Tigers venceram por “apenas” 63×03! O destaque do time é Trevor Lawrence, quaterback que lançou 2.606 jardas, 24 touchdowns e 4 interceptações.
Do lado de Alabama a situação é ainda melhor, o time não perde desde 25 de Novembro de 2017! Quando os Crimson Tide perderam para seu arquirrival, Auburn, por 26×14. Qual o apelido de Auburn? Tigers! Exatamente o mesmo de Clemson. Será que isso é um sinal?
Como chegaram a final?
Para vencer a Atlantic Coast Conference, Clemson bateu Pittsburgh por 42×10. Com isso, Clemson garantiu a #2 no ranking, que classifica os times do College Football. Mas, antes de Alabama, Clemson passou pelos Fighting Irish de Notre Dame (Universidade onde Joe Montana estudou) e venceu por 30×03. Com essas duas vitórias, Clemson fechou as 14 vitórias e 0 derrotas.
Se de um lado houve massacre na final de conferência, do outro emoção. Os Crimson Tide passaram por Georgia para man’ter o posto de melhor programa de futebol americano do país. O quaterback titular de Alabama, Tua Tagovailoa, se lesionou nesse jogo e Jalen Hurts assumiu o ataque do time. Na semifinal, Bama pegou Oklahoma, do vencedor do Heisman Trohpy, Kyler Murray. O resultado não foi tão largo quanto o de Clemson, vitória por 45×34 e a vaga na final nacional pelo quarto ano seguido.
Fala torcedor!
Conversei com o torcedor fanático de Alabama Evan Baylinson sobre a partida e ele falou que está “Otimista e cauteloso. O jogo será apertado, mas Bama fará uma parada decisiva no ataque de Clemson e vai marcar no ataque”.
Sobre as qualidades e defeitos do time, Evan cometou: “ambos tem grandes ataques, Clemson tem uma defesa um pouco melhor no papel, mas o jogo será decidido pelas linhas defensivas”.
Já o maior defeito de Alabama, segundo ele, são “as grandes jogadas de passe. Eles jogam na marcação homem a homem e as vezes eles superam a defesa. Um QB preciso tem sucesso contra Alabama. Também estou preocupado quanto os special teams”.
Perguntei também sobre o que Nick Saban representa para os fãs de Alabama, a resposta foi curta e verdadeira: “agora ele é um Deus.”
Evan ainda mandou um recado para o Brasil. “O Brasil tem o mesmo sentimento pelo futebol do que nós temos pelo college football. É uma paixão que se cria desde pequeno”.
Nick Saban e Bill Belichick nunca foram campeões no mesmo ano. Será que Saban leva o caneco? Ou os Tigers vencem pela segunda vez a final contra os Crimson Tide? Descubra na madrugada de segunda para terça!