Notícias

Futebol Brasileiro

Cruzeiro recebe o Boa Esporte na estréia do Campeonato Mineiro

79b38fdd915109e460f02aa4165e6dd4

Cruzeiro enfrenta o Boa no Mineirão pela primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2020. Abertura acontece nesta terça (21) às 20h entre Coimbra e URT

Na noite desta quarta-feira (22), a equipe do Cruzeiro Esporte Clube recebe o Boa Esporte às 21h30, no Estádio Governador Magalhães Pinto “Mineirão”, em duelo válido pela primeira rodada da abertura do Campeonato Mineiro de 2020.

Coimbra e URT fazem a abertura do Campeonato Mineiro

Tanto a Raposa como o Boa Esporte estreiam no Campeonato Mineiro um dia após a abertura da competição, que tem como ponta pé inicial entre Coimbra e URT no Estádio Independência às 20h da terça-feira (21), logo após acontece o segundo jogo da primeira rodada entre Uberlândia e Atlético Mineiro no Estádio Parque do Sabiá às 21h30.

Serão onze rodadas para definir os quatros semifinalistas ao título de Campeão Mineiro de 2020. Cruzeiro é o atual campeão, vai em busca do tricampeonato mas luta contra uma crise financeira instalada no clube desde uma denúncia do programa Fantástico da Rede Globo no ano passado.

Isso desestruturou a equipe culminando-a ao  rebaixamento para Série B do Brasileirão. Ao mesmo tempo trouxe mudanças e  reformulações para superar a má gestão no clube, muitos processos jurídicos de jogadores, além do planejamento de uma nova reconstrução, readequação de salários no time e na instituição.

Cruzeiro: “a base salva”

Faltando dois dias para a estréia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, o treinador Adilson Batista fechou o treino dos seus comandados nesta segunda-feira (20), liberando só o aquecimento dos jogadores.

O técnico Celeste viu subir onze jogadores da base do clube, Adilson pede cautela e paciência dos torcedores para que tudo dê certo com os jovens atletas. Dos remanescentes apenas o goleiro Fábio, Edílson, Léo e Rodriguinho permaneceram no time como titulares de 2019. Destes, o zagueiro Manoel retornou ao Cruzeiro depois de ficar uma temporada no Corinthians, além do meia Rodriguinho que ainda seguem em negociações, mas devem jogar contra o Boa Esporte.

O centroavante Fred dificilmente ficará no Cruzeiro e o volante Ariel Cabral segue na Argentina resolvendo problemas particulares, mas como tem um salário alto, é outro que deve deixar a Raposa.

Gindre e Léo Goteira são os destaques do Boa Esporte

Já o treinador Nedo Xavier retorna ao Boa Esporte, treina o clube pela 12ª vez e participa da nova fase do time que foi semifinalista Mineiro em 2019, mas fazendo campanha ruim no Campeonato Brasileiro da Série C.

Agora com um projeto mais organizado, manteve 12 jogadores do elenco, buscaram peças para compor o time em 2020. Boa Esporte está treinando desde novembro do ano passado, realizou seis jogos treinos. Venceu quatro, um empate e uma derrota, totalizando 11 gols a favor, sofrendo apenas 3.

O meia Gindre é o seu destaque, remanescente da temporada passada, foi eleito o craque do interior em 2019 e promete ser novamente o diferencial do time de Varginha. Outro atleta que devemos ficar de olho é o meia-atacante Léo Goteira que atua pela esquerda, movimenta bem e marcou gols na pré-temporada.

Regulamento do Campeonato Mineiro de 2020

Em sua 106ª edição o Campeonato Mineiro vem com fórmula enxuta e envolve os times que não forem para a fase decisiva da competição. Os quatros primeiros colocados irão decidir quem será o Campeão Mineiro de 2020, já do quinto ao oitavo lugar decidem a Copa Inconfidência, paralelamente disputado com as semifinais e finais do Estadual, o campeão terá direito a participar da Copa do Brasil de 2021, caso a CBF abra uma vaga extra para Minas Gerais. Os dois últimos serão rebaixados ao Módulo II.

Outra novidade do Campeonato Mineiro será  a Recopa: o melhor time do interior, aquele que conseguir melhor colocação dentro da competição excluído os clubes da Capital, jogará contra o campeão do Troféu Independência.

Desde sua criação em 1915 o Campeonato Mineiro teve os seguintes campeões: Atlético Mineiro (44), Cruzeiro (38), América (16), Villa Nova (05), Siderúrgica (02), Ipatinga (01) e Caldense (01).

Cruzeiro campeão Mineiro de 2019 — Foto: Douglas Magno/BP Filmes

Cruzeiro campeão Mineiro de 2019 — Foto: Douglas Magno/BP Filmes

*Em 1926, ocorreram dois campeonatos organizados por duas ligas diferentes. O Atlético-MG venceu a disputa promovida pela Liga Mineira de Desportos Terrestres (LMDT), que depois se tornou a Federação Mineira de Futebol (FMF). O Palestra Itália, como era chamado o Cruzeiro, venceu o campeonato realizado pela Associação Mineira de Esportes Terrestres (AMET), que não é reconhecido pela FMF.

**Em 1956, o título de campeão mineiro foi divido entre Atlético-MG e Cruzeiro. Na ocasião, a final aconteceu em melhor de três partidas. No entanto, surgiu a informação de que o zagueiro Laércio, jogador do Galo, não poderia trabalhar por não ter cumprido o exercício militar obrigatório, conforme a legislação vigente. Como ele havia sido inscrito nas finais, o Cruzeiro entrou com recurso pedindo os pontos do segundo jogo, que havia terminado empatado. A briga judicial se estendeu até 1959, quando a FMF tentou marcar outra partida, mas os clubes não aceitaram e decidiram dividir o título.

Fontes extraídas do site https://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/todos-os-campeoes-mineiros-cruzeiro-reduz-a-vantagem-do-atletico-mg-veja-o-ranking.ghtml . Para maiores informações é só clicar no link e ler o conteúdo total na íntegra da matéria.

Ficha técnica – Cruzeiro x Boa Esporte

Data: 22/01/2020

Hora: 21h30, horário de Brasília

Local: Estádio Magalhães Pinto “Mineirão” – Belo Horizonte – MG

Arbitro: Ronei Candido Alves.

Arbitro assistente 1: Guilherme Dias Camilo.

Arbitro assistente 2: Leonardo Henrique Pereira.

Cruzeiro: (Provável escalação) Fábio; Edilson, Léo, Cacá e Rafael Santos (João Lucas); Adriano e Edu (Machado); Rodriguinho, Maurício e Wellinton; Vinícius Popó.

Técnico: Adilson Batista.

Boa Esporte: (Provável escalação) Renan Rocha; Carlinhos, Wesley, Fernando e Chiquinho Alagoano; Renan Ribeiro, Caio César e Gindre; Léo Goteira, Cesinha e Jéfferson.

Técnico: Nedo Xavier.

1 comentário em Cruzeiro recebe o Boa Esporte na estréia do Campeonato Mineiro

Deixe uma resposta