Notícias

Futebol Internacional

Uruguai e Egito fecham primeira rodada do Grupo A

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Uruguai e Egito correm atrás da anfitriã Rússia, que goleou Arábia Saudita por 5 a 0 e lidera grupo

Nesta sexta-feira, às 9 h da manhã no horário de Brasília, começará a caminhada de uruguaios e egípcios na Copa do Mundo 2018. Em Ekaterimburgo, eles fecharão a rodada de abertura do Grupo A. Sul-americanos e africanos são, em tese, os candidatos a classificar para as oitavas de final.

URUGUAI COM O PESO DA HISTÓRIA

Mesmo após anos de poucas conquistas relevantes, é inegável o peso da camiseta celeste no futebol mundial. Duas Copas do Mundo, somadas a duas olimpíadas quando elas eram consideradas mundiais, 15 Copas América e seis mundiais interclubes colocam o pequeno país sul-americano num patamar muito mais elevado do que seu adversário africano.

Uruguai chega embalado, após conseguir a classificação sem precisar da repescagem pela primeira vez desde 1990. O clima é de otimismo, especialmente pela renovação no meio-campo, muito criticado pelo uso desmedido da força e pelo pouco futebol apresentado por figuras históricas como Arévalo Ríos, Tata González e Walter Gargano. Agora é a vez da juventude e habilidade de Matías Vecino, Rodrigo Bentancur e Giorgian De Arrascaeta, responsáveis por municiar o poderoso ataque formado por Suárez e Cavani, artilheiros do Barcelona e do PSG respectivamente.

Para a partida desta sexta-feira, o técnico Óscar Tabárez praticamente definiu os onze titulares. Resta apenas a confirmação da presença do meia cruzeirense De Arrascaeta no meio-campo. Ele e Cristian Rodríguez disputam a vaga de titular.

Uruguai terá a estreia absoluta em Copas do Mundo de quatro atletas (cinco caso De Arrascaeta seja titular). O lateral direito Guillermo Varela e os volantes Nahitán Nández, Matías Vecino e Rodrigo Bentancur farão o seu primeiro jogo na máxima competição do futebol mundial. O goleiro Muslera, os zagueiro Godín, o lateral esquerdo Cáceres e os atacantes Suárez e Cavani estiveram na seleção que ficou em quarto lugar em 2010 e no Brasil em 2014. Já o zagueiro Giménez, assim como Cristian Rodríguez, está na sua segunda Copa do Mundo.

EGITO À ESPERA DO CRAQUE SALAH

O Egito volta a disputar uma fase final da Copa do Mundo após 28 anos. Os africanos estiveram pela última vez na máxima competição do futebol mundial em 1990 e disputam apenas a sua terceira edição, com apenas uma vitória conquistada em 1934 na Itália.

A maior esperança da seleção africana fica por conta do atacante Salah, estrela do Liverpool da Inglaterra. O artilheiro foi peça chave na classificação do Egito à Copa do Mundo deixando para trás seleções com passado recente muito mais marcante como foi o caso de Gana, de boa participação em 2010. Contudo, Salah ainda é dúvida por conta de uma contusão no ombro sofrida na final da Liga dos Campeões da Europa, na derrota do seu clube para o Real Madrid. Mesmo que entre em campo, ele treinou pela primeira vez com bola na véspera do jogo, e certamente não aguentará os noventa minutos em campo.

Egito promete uma seleção forte na marcação, com quatro zagueiros, dois volantes mais recuados, mais três homens no meio-campo e um atacante isolado, num esquema que pode variar entre o 4-2-3-1 e o 4-5-1. Com a bola nos pés, muita velocidade para tentar aproveitar as falhas na marcação uruguaia.

FICHA TÉCNICA: URUGUAI x EGITO

Estádio: Ekaterimburgo Arena. Horário: 17h (9h de Brasília).

Árbitros: Björn Kuipers, Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (Holanda).

URUGUAI: Fernando Muslera; Guillermo Varela, José María Giménez, Diego Godín, Martín Cáceres; Nahitan Nández, Matías Vecino, Rodrigo Bentancur, Giorgian De Arrascaeta (Cristian Rodríguez); Luis Suárez, Edinson Cavani. Técnico: Oscar Tabárez.

EGITO: Essam El Hadary; Mohamed Abdel-Shafy, Samir Saad, Ahmed Hezagy, Ahmed Fathi; Ramadan Sobhi, Mahamed Elneny, Abdalla Said, Tarek Hamed, Marwan Mohsen; Mohamed Salah. Técnico: Héctor Cúper.

nico.bianchi.sica (42 Posts)

Professor de História pós graduado em Jornalismo Esportivo. Uruguaio, torcedor fanático da "Celeste" e do Nacional.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta