Notícias

Outros

Pioneira do Futebol Feminino Mexicano, Marbella Ibarra, é encontrada morta

Reprodução-El País

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Foto: Marbella Ibarra. Crédito: Reprodução/El País.

Marbella Ibarra se dedicava arduamente em seus últimos anos a uma fundação em apoio a jovens atletas femininas de futebol

Marbella foi a fundadora e treinadora do Xolas da cidade de Tijuana (México). Além de advogada, ela é considerada a primeira mulher no México a acreditar e lutar pelo futebol feminino no país. Marbella Ibarra estava desaparecida desde o dia 19 de Setembro. Seu corpo foi localizado nesta terça-feira (16) em Rosarito, Norte do México.

Segundo depoimento dados por familiares ao jornal El País, Marbelle foi encontrada com os pés e mãos amarrados e com marcas brutais de tortura no rosto, pescoço e pernas. O motivo do homicídio ainda é desconhecido. A investigação inicial aponta que a sua morte não tem ligação com o mundo esportivo.

“Serei eternamente agradecida. Você foi a melhor amiga, melhor tia e melhor treinadora” – Palavras de sua sobrinha ao lamentar-se sobre a tragédia.

Durante anos, Marbella Ibarra lutou contra as dificuldades materiais e preconceitos sociais enfrentados pelo meio feminino no futebol. Ela incentivou a formação de equipes amadoras e realização de torneios. Além de conseguir a permissão de bolsas de estudo para jogadoras, com aliados como a Comissão Nacional de Esportes de Instituições Privadas.

Em 2008 fundou uma equipe de amadores Isamar FC, levando o nome de seu salão de beleza, o que lhe permitiu financiar a atividade. O clube fundando por ela Xolas, foi o primeiro clube feminino do país, que inicialmente jogavam com times dos Estados Unidos, na ausência de rivais já que no México não havia estrutura para o futebol feminino profissional.

Juntamente com a sua associação FutFem Sin Fronteras, promoveu a iniciativa ‘Ellas Juegan’A associação ajudou jovens com talento, mas poucos recursos, a realizarem teste em clubes da Liga MX.

Raquel Passos (14 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta