Números de Rogério Ceni: O que esperar na Série A?

Treinador conquistou seu primeiro título pela Série B com o Fortaleza

(Foto: Reprodução/Fortaleza EC)

O Mito do Tricolor Paulista agora é mito do Tricolor Cearense. Rogério Ceni se encontrou como treinador disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, torneio que ele próprio nunca havia disputado nem como jogador, e ainda conquistou seu primeiro título no novo cargo.

O Retorno ao São Paulo, como treinador

Ceni se aposentou em 2015 e, desta data em diante, fez cursos na Europa para se especializar como técnico de futebol. Em novembro de 2016 foi anunciado como treinador do São Paulo pelo presidente Leco.

Rogério assumiu o time na pré-temporada, disputando a Flórida Cup de 2017, onde foi campeão em cima do rival Corinthians. O time do Mito chegou à final de uma maneira curiosa: não marcou nenhum gol e não sofreu também. Todas as vitórias foram nas penalidades.

O ex-goleiro tinha um time veloz e goleador, mas muito inconstante. No Campeonato Paulista, ficou em 2º lugar no seu grupo, sendo superado pelo Audax de Fernando Diniz. Na primeira fase do campeonato, o São Paulo disputou 15 partidas; com 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Na fase de mata-mata, o Tricolor foi goleado por 4 a 1 pelo Audax em Osasco, e foi eliminado da competição.

Pelo Campeonato Brasileiro, o desempenho foi ruim. O time não engrenou e flertou com o rebaixamento. Ceni não conseguiu montar o time titular devido às transferências durante a temporada. No dia 2 de julho de 2017, após a derrota do São Paulo para o Flamengo por 2 a 0, ele foi demitido. Deixou o time na 17ª posição do campeonato. Ao todo, pelo São Paulo, foram 37 jogos, sendo 14 vitórias, 13 empates e dez derrotas.

Imagem relacionada(Foto: Divulgação / Rubens Chiri/SPFC)

A chegada ao Fortaleza

Ceni chegou ao Fortaleza no final do ano passado para assumir o time em Janeiro de 2018. Ele comandou o time no Campeonato Cearense, onde obteve bons números. Na primeira fase, o Fortaleza liderou com 21 pontos, com 9 vitórias e 2 derrotas. Foram 22 gols pró e 9 contra.

Na segunda fase, o Fortaleza foi o terceiro, com 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate e uma derrota. Foram 6 gols pró e 3 contra. Nas semifinais, o Tricolor venceu o Floresta por 3 a 1 em duas oportunidades. Chegou à final contra o Ceará, onde foi superado por 2 a 1 em duas oportunidades.

(Foto: Reprodução/ Portal Badalo)

O Fortaleza colocou todas as suas fichas no Campeonato Brasileiro em busca do acesso a Série A. O desempenho foi excelente. O time assumiu a liderança na 5ª rodada, de onde ficou até o final. Foi o primeiro título nacional do clube nordestino e o de maior expressão em sua curta carreira. Ceni e o Fortaleza terminaram o campeonato com 21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas. Foram 54 gols pró e 33 contra.

O que esperar de 2019?

O retorno melancólico ao São Paulo não abalou o treinador. Parecia que a curta carreira iria ser muito curta, depois da saída precoce. Há quem diga que Ceni “pulou etapas” ao assumir o São Paulo e se fez comparações com Zidane no Real Madrid. Zizou assumiu as categorias de base, foi auxiliar técnico de Ancelotti e só depois foi o treinador. Com esse exemplo, olhar para Ceni nos remete a uma figura precoce de comando.

Assumir o Fortaleza, sair do cenário paulista e ir para o Nordeste fez com que o treinador criasse uma experiência que lhe faltava. Foram 25 anos nos gramados sendo comandado, mas notou-se a diferença quando o mesmo precisou comandar. Subir com o Fortaleza é um dos primeiros passos para que o Mito se torne um grande treinador do futebol brasileiro.

Agora, a nós, resta esperar o que Ceni e o Fortaleza irão fazer na Série A, com desafios ainda maiores.

 

Gabriel Santos

http://esportesmais.com.br

Apaixonado por esportes desde pequeno. Falo sobre futebol e o que der vontade.

Related post

Leave a Reply