Manchester City e Fluminense decidem o Mundial de Clubes da FIFA 2023

 Manchester City e Fluminense decidem o Mundial de Clubes da FIFA 2023

Foto: Fifa

Na final do Mundial de Clubes, o Fluminense será o segundo brasileiro a enfrentar o Manchester City em toda história de mais de 143 anos de fundação do clube inglês

Na tarde desta sexta-feira (22) às 15h00 (horário de Brasília), Manchester City e Fluminense entram em campo para decidirem o grande campeão do Mundial de Clubes da FIFA de 2023, no estádio King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita.

Como vem o Manchester City

O Manchester City abriu caminho para a decisão na última terça-feira (19) ao golear o Urawa Reds, do Japão, nas semifinais da competição. O time de Pep Guardiola venceu sem qualquer dificuldade, os vencedores da Liga dos Campeões da Ásia por 3 a 0. O City Até contou com a colaboração do adversário, com o gol contra de Hoibraaten aos 46 minutos da primeira etapa.

Na fase final, o time inglês ampliou o placar por seus próprios méritos aos 7 minutos. Walker deu o passe para Kovacic fazer o segundo gol. Aos 14 minutos, Bernardo Silva completou a goleada. O Manchester City teve domínio completo do jogo. Ficou com a bola por 74% do tempo, desenvolveu 25 oportunidades para arremate, sendo que nove delas foram no alvo. Defensivamente, não teve maiores problemas. Pelo outro lado, o Urawa passou toda a partida sem acertar um arremate sequer.

Antes da partida, o técnico Pep Guardiola promoveu três cortes na relação de atletas inscritos para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O atacante Haaland e os meias Kevin de Bruyne e Doku foram retirados da lista. Em processo de recuperação de lesão, acabaram não sendo liberados pelo departamento médico. Dessa forma, não estarão disponíveis para o confronto desta sexta-feira (22), contra o Fluminense. Em meio de temporada, será o vigésimo oitavo jogo do Manchester City em 2023/2024.

O time teve resultados ruins em alguns jogos recentes da Premier League, indicando, também, que não são invencíveis. Contra o Fluminense, o City precisará manter sua intensidade e eficácia, explorando o talento de seus jogadores para superar o entusiasmo e a energia do time brasileiro.

Como vem o Fluminense

A equipe de Fernando Diniz encerra a bem-sucedida temporada 2023 completando sua partida de número 72 nesta sexta-feira. Independentemente do resultado que obtiver, certamente foi o ano mais importante da história do centenário clube das Laranjeiras. Em 4 de novembro, conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores da América. Algo que perseguia há muito tempo. Conquista que lhe abriu a porta para o Mundial de Clubes.

Na última segunda-feira, 18 de dezembro, superou o Al-Ahly, do Egito, nas semifinais, por 2 a 0. Fez um jogo irregular, não teve um bom início. O ganhador da Liga dos Campeões da África tirou proveito disso para criar boas chances, porém, pecou nas finalizações. Ainda encontrou um goleiro Fábio inspirado e barreiras importantes nas boas atuações de Felipe Mello e Martinelli.

O time carioca tem mostrado confiança e chega forte com o estilo de jogo adotado pelo técnico Fernando Diniz. A equipe irá para o campo ciente de que esse é o jogo mais importante da história do clube. O Fluminense é conhecido por seu futebol ofensivo e criativo, possui jogadores decisivos como Germán Cano e tem motivos para estar confiante em relação à sua grande conquista. A equipe precisará de uma abordagem tática disciplinada e uma defesa sólida para enfrentar o poderoso ataque do City. A capacidade do Fluminense de manter a posse de bola e explorar as oportunidades de contra-ataque será crucial para surpreender o adversário e conquistar o título mundial.

Na final do Mundial de Clubes, o Fluminense será o segundo brasileiro a enfrentar o Manchester City em toda história de mais de 143 anos de fundação do clube inglês. O outro foi o Internacional.

Em 1982, no famoso Torneio Joan Gamper, as equipes decidiram o troféu oferecido pelo Barcelona. A competição ficou muito mais eternizada em Porto Alegre pela vitória colorada sobre o Barcelona de Maradona, do que propriamente pelo título. Mas o jogo contra os anfitriões era a semifinal. Do outro lado da chave, o City avançou após eliminar o Colônia-ALE.

Longe do futebol vistoso de Guardiola, a equipe não tinha grandes destaques individuais. Encerrava, na temporada 1981/82, em 10º lugar no Campeonato Inglês, vencido pelo Liverpool. E naquele ano, 1982/83, seria rebaixado.

O Inter contava com jogadores de seleção, como Rubén Paz (Uruguai), Benítez (Paraguai), Edevaldo, André Luís e Mauro Galvão. Depois de ser eliminado precocemente no Brasileirão e de começar oscilando no Gauchão, reagiu na temporada após a conquista na Espanha. Buscou o título estadual, em duas finais históricas, ganhando do Grêmio os dois jogos com direito a cinco gols de Geraldão.

 

Ficha Técnica: Manchester City x Fluminense

Horário: 15h00 horário de Brasília

Local:  Estádio King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita.

Arbitragem:  Szymon Manciniak, auxiliado por Tomasz Listkiewicz e Adam Kupsik (trio polonês).

Transmissão: Globo, CazéTV, Globoplay

Provável escalação do Manchester City: Éderson; Walker, Rúben Dias, Akanji e Aké (Gvardiol); Rodri, Kovacic (Stones), Bernardo Silva e Jack Grealish (Matheus Nunes); Foden e Álvarez.

Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Matheus Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano

Esportes Mais

Ana Corona

Related post

Leave a Reply