Notícias

Futebol Internacional

Lionel Messi e sua carreira magnífica

messi vs real 2018

Maior artilheiro da história do Barça e da Argentina, Lionel Messi tem números incríveis na carreira

Embora tenha nascido em Rosário, Lionel Messi foi cedo para o Barcelona onde faz até hoje uma carreira de sucesso. O craque argentino tem 6 bolas de ouro, além disso vários títulos pelo clube. O que falta pra Messi é um título pela seleção argentina, onde ele já bateu na trave diversas vezes.

Suas marcas na carreira

Lionel Messi pede 3 contratações para seguir no Barcelona na próxima ...
Lionel Messi, o maior jogador da história do Barcelona Foto: 90min

Lionel Messi tem uma carreira inegavelmente brilhante, embora muitos digam que só poderá ser comparado a Pelé e Maradona se ele ganhar uma Copa. Na carreira, Messi tem 687 jogos e 846 gols somados por Barcelona e Argentina. No Barça, ele já ganhou todos os títulos possíveis e foi o líder técnico em uma era gigantesca do Barcelona. No ano de 2012, Léo conseguiu um feito gigantesco. Naquele ano, o argentino fez incríveis 91 gols em um só ano e entrando para história como o maior artilheiro em um ano do futebol

No que diz respeito aos clubes, Lionel Messi só jogou pelo Barcelona a nível profissional, com quem disputou até o momento 718 jogos oficiais ao longo de sua carreira, marcando 627 gols. Lionel Messi ganhou quatro títulos da Champions League, marcando em duas finais, ambas contra o Manchester United (2009 e 2011), e soma 114 gols em 140 partidas no certame europeu.

Lionel Messi como “falso 9” e o trio MSN

Rafinha torce por Neymar no Barcelona: "nunca vi um trio como ...
Lionel Messi com o trio MSN/ Foto: Barcelona

A era Guardiola foi muito dominante pelo Barça na Europa e teve uma novidade: começava ali um Messi de falso 9 que foi peça fundamental para a carreira de Messi e ao jeito de jogar do Barça. Na primeira partida de Léo como falso 9 em 2009, o Barça atropelou o Real por 6-2 no Bernabéu e saída de Messi da ponta para vira um falso 9 foi umas coisas marcantes para esse placar. Messi fez 2 gols nesse jogo. Guardiola mais tarde em seu livro “Guardiola Confidencial” explicou que usou Messi nessa função para usar seu poder de arrance e sua inteligência contra equipes que tinha um espaçamento da defesa e meio campo.

A mudança mais significativa foi na temporada 2014/2015 quando o “Messi falso 9″ já estava sendo muito bem marcado pelos adversários e a mecânica daquele jogo não estava mais funcionando.

O Barça foi buscar Suárez. Suárez teve sua estreia na derrota por 3 a 1 diante do Real Madrid (ele havia pegado uma suspensão por uma mordida em Chiellini na Copa de 2014). Com o tempo o trio MSN foi se formando. Com Messi mais pela direita, Neymar mais pela esquerda e Suárez no centro, aquele trio ganhou uma tríplice coroa e fez história. O argentino disputou 106 jogos, fez 104 gols e deu 47 assistências.

Seleção Argentina

Argentina X Bósnia-Herzegovina - Copa do Mundo 2014 | SporTV
Craque da Copa 2014, mas derrotado na final/ Foto: Fifa

Embora tenha nascido na Argentina e escolhido jogar pela seleção de seu país, Messi nunca foi na Argentina o que foi no Barcelona. Muitos fatores explicam isso, desde a bagunça que é a AFA e também por alguns gols perdidos por ele e companheiros. Na sua primeira competição na seleção na Copa de 2006, Léo ainda era um jovem promissor e era banco em uma Argentina comandada por Riquelme. Naquela Copa, Lionel Messi nem entrou no jogo da eliminação para Alemanha.

Na Copa América de 2007, a Argentina chegava com um timaço e era dada como favorita diante de um Brasil enfraquecido. Com Messi de titular, os brasileiros fizeram 3 a 0 na Argentina e foram campeões. Começava ai o problema Messi e seleção argentina.

Em 2008 veio uma alegria. Comandada por Messi e Riquelme, a Argentina foi campeã olímpica. Em 2010 outra frustração diante da Alemanha. Com Maradona de técnico, Messi era o líder daquela seleção, mas acabou com toda seleção tomando 4 a 0 da Alemanha e sendo eliminado. Em 2011 outra frustração, eliminado pelo Uruguai em casa na Copa América.

Messi foi vice três vezes em 3 anos e dizia que não jogaria mais pela seleção

Preparador revela Messi chorando copiosamente após Copa América de ...
Messi chora após perda de Copa América

Na Copa de 2014, Messi chegou em sua primeira final de Copa do Mundo. Embora tivesse sido muito importante na fase de grupos, o argentino foi discreto nas fase finais, mas mesmo assim chegou na final da Copa. A Alemanha mais uma vez venceu a Argentina e foi campeã. Outra frustração para o craque. Na Copa América de 2015 e 2016 dois vices para o Chile. Nas duas vezes as equipes empataram por 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, mas o Chile venceu ambas no pênalti e deixou Messi mais uma vez decepcionado. Em 2016, o craque disse que não voltaria mais a seleção, mas acabou voltando e passando vergonha de novo. Se não fosse ele em um jogo brilhante contra o Equador, os argentinos nem teriam ido para Copa da Rússia.

Na Copa da Rússia uma campanha ruim na fase de grupos e um jogo maluco contra a França, mas acabou sendo eliminada da Copa. Na Copa América de 2019, uma campanha complicada na primeira fase, melhorou do terceiro jogo, mas em jogo polêmico acabou sendo eliminado pelo Brasil. Messi continua perseguindo um título pela seleção, mas no Barcelona já fez todo que podia fazer e tenta aumentar mais recordes e ganhar mais títulos.

Deixe uma resposta