Flamengo e Athletico-PR duelam pela Glória Eterna  

 Flamengo e Athletico-PR duelam pela Glória Eterna   

Em final de semana histórico para o país, um rubro-negro brasileiro irá tingir a América

 

O final de semana que compreende os dias 29 e 30 de outubro de 2022 tem tudo pra ser um dos maiores da história do Brasil. Em seu primeiro dia, o clube de maior torcida do mundo, Flamengo, e um clube do sul do país em ascensão notável e respeitável, o Athletico, se encontrarão em território equatoriano buscando a taça do campeonato mais importante do continente. Já no domingo, o país passará pelo segundo turno das eleições 2022, que teme ser prejudicada pelo confronto rubro-negro.

A Libertadores da América exerce grande influência no torcedor latino e, neste ano, marcará a terceira final consecutiva entre times brasileiros, sendo esta a primeira das últimas três edições que não terá a presença do atual bicampeão, Palmeiras.

Com a vitória neste sábado e consequente conquista da Glória Eterna, o clube campeão desembolsará cerca de 85 milhões de reais e, se somado às outras fases da competição, chegará próximo de 125 milhões.

O impacto do título é tanto que se tornou uma preocupação para a evolução do processo eleitoral no domingo. O clube carioca chegou a se comprometer com a justiça brasileira a não fazer nenhuma festa, em caso de vitória, no dia seguinte a final.

O final acontecerá no estádio do Barcelona do Equador, Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. No horário de Brasília, o jogo será às 17h do dia 29 (sábado) de outubro de 2022.

 

Flamengo e a busca pelo tão sonhado Tri da América

O Flamengo busca novamente o título da Libertadores em 2022. Nas últimas 4 edições o rubro-negro carioca se fez presente em 3 finais e neste em questão tentará pela segunda vez a conquista do tricampeonato, o que não foi possível no ano anterior em Montevidéu com a derrota por 2 a 1 contra a equipe do Palmeiras.

A campanha do Flamengo na edição de 2022 por muito pouco não é perfeita. A campanha com 94,4% de aproveitamento só não alcança os 100% graças a um empate por 2 a 2 contra a equipe do Talleres, na Argentina, quando o Flamengo ainda era comandado pelo Português Paulo Sousa.

Dentre os números impressionantes está a marca de 32 gols marcados e 8 sofridos em 12 jogos. Ou seja, a média carioca é de 2,6 gols feitos por jogo e 0,6 tomados, mesmo com a troca de técnico, formações, times e táticas no decorrer da competição.

Todo este contexto, junto ao grande elenco e a ótima fase de jogadores chave – como Pedro, Éverton Ribeiro, Gabigol, Arrascaeta e David Luiz – aplica ao Flamengo um favoritismo para a final. A esperança da torcida pelos seus jogadores faz com que o sonho se aproxime e o desejo por entrar no pelotão de clubes brasileiros tricampeões não seja tão distante.

A escalação do Flamengo não carrega nenhum mistério. A escalação de Dorival que deu esperanças à torcida flamenguista é muito bem conhecida e já carrega um título nesta temporada, a Copa do Brasil contra o Corinthians nos pênaltis com gol do jogador mais contestado desta escalação que tem tudo pra estar na história do clube.

Para a final, Vidal e Thiago Maia se recuperaram em tempo para atuar no Equador, Arrascaeta jogará mesmo com sua leve pubalgia e Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Varela são desfalques confirmados no Flamengo.

Athletico tenta conquistar sua primeira Libertadores para garantir seu lugar nos grandes do país


O Furacão passa por um momento mágico, o maior da história do clube com folgas. A conquista da Copa do Brasil, em 2019, e as duas Sul-Americanas, em 2018 e 2021, fazem com que o atual momento seja de grande orgulho aos torcedores paranaenses. No último ano, o Athletico conquistou o seu bicampeonato da Sul-Americana e busca, neste ano, coroar esse ciclo extraordinário com um título glorioso da Libertadores.

A campanha do Furacão é uma campanha mais honesta, com mais cara de Libertadores. Passou na fase de grupos em segundo lugar com 10 pontos, fez 15 gols e tomou 11 gols nos 12 jogos já disputados. A dura campanha teve no seu caminho o temido Palmeiras que foi eliminado de maneira cruel com uma grande atuação de Pablo.

Já para a escalação o Athletico busca deixar o Flamengo no escuro. Felipão é um estrategista nato e consegue, desde seu início de trabalho no Athletico, utilizar todo seu elenco da maneira que lhe é mais confortável. Contra o próprio Flamengo, por exemplo, já foram 3 confrontos e em todos a postura do Athletico foi bem diferente. Apesar de tudo, em nenhum deles se saiu vitorioso.

A confiança no grupo do Furacão pode ser um grande fator para a torcida ter o seu sonho pelo título inédito vivo. A “Família Scolari Edição Paraná” é real e eliminou o atual bicampeão da competição e virtual campeão do Campeonato Brasileiro. A possibilidade de tentar reaplicar a estratégia reativa que deu parcialmente certa no empate sem gols contra o Flamengo é uma possível postura do time paranaense.

O elenco de Felipão não sofre por desfalques confirmados. O atacante Pablo, artilheiro rubro-negro paranaense desta edição, vem de agradável recuperação física, mas não tem titularidade garantida.

 

Ficha Técnica

Data: 29/10/2022 (sábado)

Hora: 17h (horário de Brasília)

Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, Guayaquil (EQU)

Onde assistir: SBT, ESPN e Conmebol TV

Árbitro: Patricio Loustau (ARG/FIFA)

Assistente 1: Diego Bonfá (ARG/FIFA)

Assistente 2: Ezequiel Brailovsky (ARG/FIFA)

Quarto árbitro: Facundo Tello (ARG/FIFA)

VAR: Mauro Vigliano (ARG/FIFA)

Provável Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Éverton Ribeiro e De Arrascaeta; Pedro e Gabriel.

Técnico: Dorival Júnior

Foto: twitter.com/Flamengo/

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

 

 

 

Provável Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Fernandinho, Erick e Alex Santana; Cuello, Pablo e Vitinho.

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Matheus Bastos Gabriel

Related post

Leave a Reply