Notícias

Futebol Internacional

E+ Especial – Amunt Valencia: 101 anos de tradição – Parte 1

wallpaper valencia

Um dos clubes de maior respeito no futebol espanhol completa 101 anos no próximo dia 18 de março

Embora a dicotomia construída por Barcelona e Real Madrid domine os principais capítulos da história do futebol espanhol, existe um certo intruso que conseguiu por várias vezes quebrar essa hegemonia, e por isso, merece todo o nosso reconhecimento. O Valencia Club de Fútbol se consolidou como um dos grandes times da Espanha. Não é por acaso que a equipe está na terceira colocação dentre as que mais pontuaram na classificação geral da Liga Espanhola e a quarta em número de participações. Um século de lutas, decepções, superações e glórias. Nesta primeira parte do especial sobre os 101 anos do Valencia, o Esportes Mais relembra momentos emblemáticos da primeira metade da história dos Morcegos.

1919 – O ano da fundação

Foi em 1919 que sete jovens, reunidos no então popular Bar Torino, demonstraram interesse em materializar um sonho: criar um clube de futebol. Em março daquele ano foi criada a ata constitucional e os primeiros estatutos. Também foram definidos o escudo e o uniforme da equipe. O primeiro escudo durou apenas dois anos, e foi alterado em 1921 para um formato que muito se assemelha ao atual. Diferentemente do conjunto ao qual nos acostumamos, o Valencia jogava com camisas e calções brancos. Pouco tempo a equipe passou a utilizar calções pretos.

Resultado de imagem para fundadores do valencia
Anúncio de uma das cruciais reuniões para a fundação do Valencia

A primeira partida da história do lendário time foi disputada no dia 25 de julho de 1919. O Valencia empatou com o Gimnastico. O Campo de Algirós foi o local escolhido para a tão aguardada estreia. Anos mais tarde esse estádio daria lugar ao Mestalla, que hoje é um verdadeiro patrimônio do futebol da Espanha, e já foi palco de diversas competições importantes ao longo do tempo, como a Copa do Mundo de 1982. O Mestalla é o estádio mais antigo da primeira divisão da Espanha.

Anos 20 – Primeiros ídolos e construção do Mestalla

Cubells e Montes foram os primeiros jogadores a marcar época com a camisa do Valencia. Enquanto Cubells foi o primeiro jogador a ser convocado para a Seleção Espanhola, o exímio atacante Montes marcou o primeiro gol do Mestalla e foi de suma importância para a conquista do primeiro título da história da equipe: o Campeonato Regional da temporada 1922/1923.

O Campeonato Espanhol teve a sua primeira edição disputada na temporada 1928/1929, mas o Valencia teve que disputar a segunda divisão. Não durou muito por lá. Os Morcegos sagraram-se campeões da competição duas temporadas depois, mostrando toda a sua força dentro dos seus domínios.

Resultado de imagem para eduardo cubells valencia
Mundo Suárez em jogo contra o Espanyol

Anos 30 – Crescimento da torcida

Aos poucos o Valencia foi conquistando seguidores por toda a Espanha. Uma verdadeira legião de fãs acompanhou o time até a cidade de Barcelona para assistir a final da Copa do Rei da temporada 1934/1935. O vice-campeonato da competição foi o primeiro grande feito nacional da história da equipe valenciana. Além disso, após o acesso, o time não saiu mais da elite naquela década.

Resultado de imagem para valencia cf anos 30
Elenco do Valencia na tradicional foto antes do início de uma importante partida

Anos 40 – Década de ouro

Foi na década de 40 que o Valencia começou a colecionar grandes conquistas e se tornar um clube de maior expressão. O poderoso ataque formado por Epi, Amadeo, Asensi,  Gorostiza e Mundo Suárez foi fundamental durante os anos de glória. Três títulos do Campeonato Espanhol e dois títulos da chamada Copa do Generalíssimo (atual Copa do Rei). Edmundo Suárez se firmou como o maior artilheiro da história do clube, marcando um total de 269 gols, tendo disputado 287 jogos entre 1939 e 1950.

Resultado de imagem para valencia campeon espanol 1941
Capa do jornal Marca destacando título da Copa do Rei conquistado pelo Valencia em 1941

Anos 50 – Restauração do Mestalla

O sucesso dos anos 40 não se repetiu, ainda assim houve acontecimentos de destaque. Devido ao tamanho sucesso alcançado pelos valacentistas na década anterior, o Mestalla foi ampliado e passou a ter capacidade para 41000 espectadores. O presidente Luis Casanova pediu demissão após 18 anos no comando do clube, sendo até hoje considerado uma das figuras mais importantes da instituição.

O único título daquele período foi a Copa do Generalíssimo da temporada 1953/1954, quando a equipe bateu o Barcelona pelo placar de 3 a 0, no Estádio Chamartín (hoje chamado de Santiago Bernabéu).

Resultado de imagem para valencia 1953/1954
Os torcedores se divertiam com a coleção de figurinhas dos jogadores

Anos 60 – Bicampeonato em torneio europeu

Na temporada 1961/1962 o Valencia participou da Taça das Cidades com Feiras pela primeira vez. Na competição o Valencia eliminou Nottingham Forest, Lausanne, Internazionale e MTK Budapeste até chegar a final contra o Barcelona. Na final os valacentistas fizeram 6 a 2 no jogo de ida e empataram em 1 a 1 na volta, conquistando assim o primeiro título europeu.

Na temporada seguinte veio o bicampeonato. No caminho o Valencia eliminou Celtic, Dunfermline, Hibernian e Roma para alcançar a final contra o iugoslavo Dinamo Zagreb.

O tri poderia ter vindo em 1963/1964, mas a equipe foi derrotada pelo Real Zaragoza na final.

Vale lembrar que o brasileiro Waldo estava entre os protagonistas da equipe na época. Por muitos anos o carioca de São Gonçalo foi o brasileiro com mais gols em toda a história do Campeonato Espanhol, sendo ultrapassado apenas em 2006 por Ronaldo Fenômeno.

http://www.ciberche.net/templates/rt_callisto/images/historia/1967.jpg
Urtiaga levantando a taça europeia nos braços da torcida

______________________________________________________________________________________________

Essa foi a primeira parte do especial sobre os 101 anos do Valencia. Nos próximos dias estaremos trazendo a segunda parte. Por isso, continuem com a gente e fiquem atentos para não perder nenhum detalhe.

Muito obrigado se você chegou até aqui! xD

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Deixe uma resposta