Notícias

Futebol Brasileiro

Cruzeiro em busca do acesso duela contra o vice-líder Botafogo no Independência

CRUZEIRO

Cruzeiro tem clássico importantíssimo contra o Alvinegro Carioca, vem de duas vitórias consecutivas e precisa vencer para poder continuar na luta pelo acesso à elite do futebol. Já o Fogão joga mais tranquilo por estar em segundo no G-4

Na noite desta terça-feira (12), a equipe do Cruzeiro Esporte Clube recebe o Botafogo de Futebol e Regatas às 21h30, horário de Brasília, na Arena Independência, em duelo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B de 2021.

Colocação e pontuação das equipes: Cruzeiro x Botafogo

O Cruzeiro é o 12º colocado com 38 pontos ganhos, vem de vitória maiúscula por 3 a 0 contra o líder da competição: Coritiba. Jogo realizado fora de casa no Estádio Couto Pereira em Curitiba-PR, resultado que fez o time manter a mesma posição da rodada anterior e poder continuar sonhando com o possível acesso à elite do futebol.

Já o Botafogo ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 51 pontos conquistados, vem de vitória por 2 a 0 contra o CRB, jogando em seus domínios no Estádio Nilton Santos “Engenhão”, placar final que manteve a mesma colocação do Alvinegro Carioca na segunda posição.

Zagueiro Ramon cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo

O treinador Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o seu zagueiro titular, Ramon levou o terceiro cartão amarelo contra o Coritiba, Léo Santos deve ser o seu substituto. O mesmo acontece com o volante Ariel Cabral que entrou no segundo tempo do jogo e foi premiado com o terceiro cartão amarelo. Flávio com lesão na coxa direita e Marcelo Moreno que está servindo a Seleção Boliviana completam a lista de desfalques na Raposa.

Bruno José que saiu aos 44 minutos do primeiro tempo contra o Coritiba sentindo dores no tornozelo é dúvida se enfrenta o Botafogo ou não. Vanderlei deve aguardar até o último momento para poder saber se conta ou não com o seu atacante que é peça fundamental no esquema tático do time Celeste. Para o seu lugar, três jogadores disputam a vaga caso ele não possa jogar: Keké, Wellington Nem e Felipe Augusto.

Botafogo tem retorno de laterais e o goleiro Diego Loureiro

O treinador Enderson Moreira praticamente irá manter o time Alvinegro que venceu na última rodada o CRB no Engenhão por 2 a 0, exceto o goleiro Diego Loureiro que retorna após ser liberado para nascimento da filha. Os laterais Daniel Borges e Carlinhos que ficaram no banco contra o CRB, sendo poupados devem voltar a atuar como titulares contra o Cruzeiro.

Enderson Moreira só não poderá contar com Rafael que não viajou para Belo Horizonte, ficando no Rio de Janeiro para melhorar o condicionamento físico e fazendo tratamento de uma tendinite no joelho direito, por isso desfalca o Botafogo nesta terça-feira (12).

Um dos destaques da Raposa, volante Adriano convoca a torcida e diz: “É outra energia”

Após duas vitórias consecutivas no Brasileirão Série B, sendo a última com direito a goleada fora de casa e em cima do líder Coritiba, o time que tem a melhor campanha e aproveitamento no campeonato, o Cruzeiro voltou a sonhar com a pequena possibilidade de chances de acesso à Série A. Para o volante Adriano, garoto da base é hora de focar no próximo jogo e fazer o dever de casa.

– Vai ser um jogo bastante difícil assim como foi contra o Coritiba. Temos que entrar bastante ligado, focar só no Botafogo – afirmou em entrevista coletiva ao ge Globo Esporte

Caso vença o Botafogo e com combinações de resultados o Cruzeiro encosta no G-4, diminui a distância do time Celeste para o grupo de acesso. Faltando nove rodadas a Raposa precisa vencer todos os seus jogos para não depender de ninguém, apesar da probabilidade remota, só conseguirá o retorno à elite do futebol em 2022 se conseguir os 27 pontos que lhe restam, somando 65 pontos no total.

– É outra energia, outra atmosfera, então para os torcedores, que venham ao Independência na terça-feira, apoiar bastante o time como vocês fazem e, se Deus quiser, vamos sair com a vitória – comentou Adriano.

Diferente do Cruzeiro, Botafogo tem 82% de chance de acesso à Série A de 2022

Após vitória maiúscula em confronto direto no G-4 contra o CRB, Botafogo viu suas chances de acesso à elite do futebol aumentarem de 65% para 82%  . O técnico Enderson Moreira exaltou a torcida e a volta à vice-liderança da competição.

– Eu acho que o torcedor foi fundamental porque a gente enfrentava um adversário também muito difícil. O CRB, assim como o Avaí, nos trouxe dificuldade também, mas eles incentivaram o tempo todo, fizeram com que os atletas ganhassem confiança mesmo em lances de erro. Sempre demonstraram muito carinho, e isso foi determinante para a gente ter tranquilidade para buscar o resultado contra uma grande equipe. É a equipe que mais conquistou pontos fora de casa. Queria fazer um agradecimento muito especial ao torcedor que esteve aqui e aos que mandaram energias positivas de alguma forma. A gente não quer que o torcedor deixe de criticar ou se manifestar. O que a gente quer nesse momento é que todos estejam juntos porque falta muito para a gente terminar essa jornada – disse Enderson Moreira ao ge Globo Esporte

Abaixo segue quadro comparativo dos 20 clubes com as possibilidades de acesso e rebaixamento para a Série C.

Confira as chances de acesso

  • 1º Coritiba: 94% – 54 pontos
  • 2º Botafogo: 82% – 51 pontos
  • 3º Avaí: 74% – 50 pontos
  • 4º Goiás: 50% – 48 pontos
  • 5º CRB: 46% – 48 pontos
  • 6º CSA: 25% – 45 pontos
  • 7º Guarani: 16% – 45 pontos
  • 8º Vasco: 9% – 43 pontos
  • 9º Náutico: 2% – 41 pontos
  • 10º Sampaio Corrêa: 2% – 40 pontos

Confira as chances de rebaixamento

  • 20º Brasil: 99% – 19 pontos
  • 19º Confiança: 91% – 25 pontos
  • 18º Vitória: 95% – 26 pontos
  • 17º Londrina: 52% – 30 pontos
  • 16º Brusque: 26% – 32 pontos
  • 15º Ponte Preta: 10% – 34 pontos
  • 14º Operário-PR: 21% – 34 pontos
  • 13º Vila Nova: 3% – 37 pontos
  • 12º Cruzeiro: 1% – 38 pontos
  • 11º Remo: 2% – 38 pontos

Foto: Facebook/Cruzeiro

Fontes: ge Globo Esporte

Ficha técnica – Cruzeiro x Botafogo

Data: 12/10/2021

Hora: 21h30, horário de Brasília.

Local: Arena Independência – Belo Horizonte – MG.

Arbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim – AB – AL.

Arbitro assistente 1: Esdras Mariano de Lima Albuquerque – AB – AL.

Arbitro assistente 2: Brigida Cirilo Ferreira – FIFA – AL.

VAR: José Claudio Rocha Filho – VAR-FIFA – SP.

Cruzeiro: (Provável escalação) Fábio; Rômulo, Léo Santos, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano, Lucas Ventura e Giovanni; Vitor Leque, Bruno José (Wellington Nem, Keké ou Felipe Augusto) e Thiago.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Botafogo: (Provável escalação) Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos; Barreto, Oyama e Chay; Marco Antônio, Warley e Navarro.

Técnico: Enderson Moreira.

Deixe uma resposta