Conheça o CPK, exame que detecta futuras lesões musculares
Conheça a Creatinofosfoquinase (CPK) exame que detecta lesões futuras
Os atletas de alto rendimento precisam estar constantemente se cuidando para que não tenha lesões musculares causado por extresse intenso. Um exame que é muito importante para esses é o CK ou CPK, que tem a capacidade de detectar futuras lesões musculares ou até infarte. A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis. Está presente principalmente nos musculatura estriada, no tecido cardíaco e no cérebro.
O seu nome é longo, mas é muito importante se observar para manter uma prática esportiva saúdavel, a Creatinofosfoquinase aumenta quando o atleta pratica exercícios. Quando o mesmo prática exercícios em excesso, de forma que a permeabilidade da membrana aumenta sobremaneira, resultando na liberação da CPK do meio intracelular para a circulação. Níveis extremos de atividade física podem causar um dano à estrutura contrátil do músculo, com consequente aumento exuberante da CPK no sangue. Isso é ocasionado porquê a lise das células musculoesqueléticas acaba resultando em níveis séricos muito elevados de enzimas e proteínas musculares nos dias subsequentes ao exercício, os quais, entretanto, decaem com o repouso, sem esbarrar na função renal.
O exame laboratorial
Para atletas em alto rendimento, a coleta de sangue constante é uma rotina que precisa ser seguida. Vários times de futebol já retiraram seus atletas de partidas por conta de esse exame dar elevadamente alterado. É normal que o CPK dê alto em atletas de alto rendimento, no entanto, deve se avaliar o quanto.
Para a coleta do exame geralmente não é necessário a permanência em jejum, sendo esse apenas necessário caso a rotina exigida pelo médico pedir. Os laboratórios colhem o sangue em um recipiente onde se contém soro.
Colher o exame é muito importante, já que pode prevenir chances de infarto, de modo que auxilie ao atleta saber até que limite pode realizar atividades físicas, ou até mesmo descobrir potenciais neoplasias no corpo, e pode ser usado de maneiras estratégica no tratamento quimioterápico, o ideal é um acompanhamento contínuo com um médico. O teste é útil no diagnóstico e no seguimento de miopatias, incluindo dermatomiosite, hipotiroidismo, doenças infecciosas com miopatia e miopatia induzida por drogas hipolipemiantes da classe das vastatinas.
O Laboratório Alvaro descreve em seu site, há os seguintes valores de referência para o exame da Creatinofosfoquinase:
- Homens: 32,0 a 294,0 U/L
- Mulheres: 33,0 a 211,0 U/L
Saiba mais informações sobre o exame no link.
Além do CK, o médico pode pedir o exame do CKMB para complementar a detecção de possíveis lesões cerebrais.
Referências:
Laboratório Alvaro – Detalhamento do Exame CPK; disponível em: <https://alvaroapoio.com.br/detalhe-exame?ex=CPK>
CK o exame que auxilia na prevenção de lesões musculares; LabVital; disponível em <http://labvital.com.br/ck-o-exame-que-auxilia-na-prevencao-de-lesoes-musculares/>
Conheça os métodos que os clubes usam para evitar lesões no futebol; GauchaZH Esportes; disponível em <https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2017/07/conheca-os-metodos-que-os-clubes-utilizam-para-evitar-lesoes-no-futebol-9835743.html>
Para que serve o exame CPK; Tua Saúde; disponivel em <https://www.tuasaude.com/exame-cpk/#:~:text=CPK%201%20ou%20BB%3A%20Pode,creatinofosfoquinases%20(BB%20e%20MB).>
mas