College Football tem seu primeiro dia do ano com quatro bowls em alto nível
College Football agita o fim de ano dos esportes
Fim de ano e começo de ano é um prato cheio para os fãs de futebol americano e principalmente do College Football. Com o fim da temporada regular da NFL, agenda de jogos da liga fica menor Uma boa opção para se saciar a vontade de ver o esporte da bola oval é a temporada de bowls universitários. Ao todo, são 41 bowls a serem disputados, sendo dois decisivos para decidir os finalistas nacionais. Oklahoma vs LSU e Clemson vs Ohio State, são partidas que acontecerão no próximo sábado, (28) e serão mais detalhados em outros textos aqui no Esportes Mais.
Contudo, não são apenas essas duas partidas tidas somente como as mais importantes nessa Bowl Season. Pelo menos mais quatro jogos serão muito interessantes, Minessota vs Aurburn, Michigan vs Alabama, Oregon vs Wisconsin e Georgia vs Baylor. Vamos aos destaques e o que esperar ver nessas partidas.
Outback Bowl – Minessota #18 vs Aurburn #12
Esse duelo promete ser recheado de emoções, uma vez que ambas estão ranqueadas no Top 25, (as 25 melhores universidades do College Football). Minessota foi a grande surpresa dessa temporada, a equipe atua na Conferência Big 10, e obteve 10-2. Das vitórias mais icônicas de Minessota, a mais relevante foi sobre Penn State, pelo placar de 31×26. Naquela semana, essa vitória foi considerada zebra, já que Penn State estava no Top 4 das melhores do College e com essa derrota para Minessota, Penn State terminou a temporada em 10° colocado.
Já Auburn é da Conferência SEC, e teve também uma campanha positiva de 9-3. Das vitórias mais importantes, óbvio que a sobre Alabama teve um gostinho ainda mais especial. Em um jogo emocionante até o fim, Aurburn derrotou Alabama em casa, pelo placar de 48×45. Além da vitória sobre o maior rival, Aurburn tirou de vez a possibilidade Alabama estar mais uma vez no Top 4 e assim tentar mais uma final do College.
Destaques para essa partida: Pelo lado de Minessota podemos destacar o wide receiver Tyler Johnson que na temporada teve 1114 jardas recebidas e anotou 11 touchdowns. Já pelo lado de Auburn, podemos destacar dois jogadores, o primeiro é Derrick Brown. O defensive tackle teve mais uma temporada excelente, com 50 tackles solo, quatro sacks e dois fumbles forçados. Além dele, outro destaque fica por conta do wide receiver Seth Williams, que teve 801 jardas recebidas e anotou oito touchdowns. Todos aqui citados estão cotados para o Draft 2020.
Anote na sua agenda: o jogo acontece no dia 01/01/2020, no Raymond James Stadium, em Tampa. O kickoff acontece à partir das 15 horas no horário de Brasília.
Vrbo Citrus Bowl – Michigan #14 vs Alabama #13
Em uma temporada abaixo das expectativas, isso com uma campanha positiva 10-2, Alabama (SEC) enfim vai ter que disputar um Bowl Universitário que não lhe da a chance de disputar o título nacional. Isso não acontecia há anos, mas a lesão do seu quarterback titular Tua Tagovailoa pode ter sido preponderante para a sua não ida para o Top 4. Fora que derrotas para LSU e Aurburn na última semana da temporada do College mataram de vez as chances de disputar mais uma vez o título nacional.
Já Michigan (Big 10) teve também uma campanha positiva de 9-3. A equipe é comandada pelo head coach Jim Harbaugh, ex San Francisco 49ers e irmão do atual head coach do Baltimore Ravens, John Harbaugh. A temporada de Michigan mais uma vez foi de frustração, já que esperava mais dessa equipe que para muitos poderia disputar até o fim a possibilidade de estar no top 4, já que havia talentos de peso na equipe. Mesmo com vários questionamentos, a tendência é de Harbaugh seguir no cargo.
Destaques para essa partida: Pelo lado de Alabama podemos destacar os wide receivers Jerry Jeudy que teve 959 jardas e anotou nove touchdowns e Henry Huggs III que produziu para 719 jardas aéreas e marcou sete touchdowns. Em Michigan podemos ressaltar também wide receivers, dois deles pode ser lembrados: Donovan Peoples-Jones que obteve 404 jardas e recebeu para seis touchdowns e Nico Collins que produziu para 681 jardas e marcou sete touchdowns. Todos os quatro aqui citados estão cotados para o Draft 2020.
Anote na sua agenda: esse jogão acontece no dia 1° de Janeiro de 2020, no Camping World Stadium, em Orlando e a bola começa a voar às 15h no horário de Brasília.
Rose Bowl Game – Oregon #6 vs Wisconsin #8
Dentre os Bowls mais importantes do College Football, o Rose Bowl é o terceiro mais importante, ficando apenas atrás dos Bowls que definem os finalistas nacionais. O Rose Bowl é o Bowl mais antigo e tradicional do College que completa 150 anos de existência. E para comemorar mais um Rose Bowl, teremos um duelo atrativo, entre Oregon da Conferência PAC-12 e Wisconsin da BIG 10. Ambas universidades tiveram bom desempenho na temporada, ao ponto de até serem cogitadas a estarem no Top 4. Porém, derrotas surpreendentes tiraram possibilidades desses times sonharem mais alto.
Pelo lado de Oregon, a campanha foi positiva, com a universidade conseguindo um belo 11-2. Porém, a única derrota custou a sua chance de ida ao Top 4, o revés para o Arizona State pelo placar de 31×28. Wisconsin viveu algo parecido. A universidade teve campanha 10-3, porém uma derrota bem significativa tirou as possibilidades de Wisconsin estar nos Bowls que valem título nacional. A derrota por 24×23 para Illinois, acabou sendo caro para Wisconsin que acabou tendo que disputar o Rose Bowl.
Destaques para essa partida: Por Oregon o jogador mais relevante é o quarterback Justin Herbert. Em seu último ano na universidade, Hebert produziu para 3.333 jardas, passou para 32 touchdowns e teve cinco interceptações. Já por Wisconsin, o jogador mais notório é o running back Jonathan Taylor. O running back teve 1909 jardas terrestres e 21 touchdowns marcados. Além disso, Taylor quebrou o recorde da universidade, em três anos Taylor produziu para mais de 6.000 jardas terrestres. Tanto Taylor quanto Herbert estão elegíveis ao Draft de 2020.