Alfredo Chaves realiza a primeira etapa do CCVL-Campeonato Capixaba de Vôo Livre de 2019
Alfredo Chaves recebe os competidores de parapentes na abertura do estadual, esta é apenas a primeira de quatro etapas
Nos dias 27 e 28 de abril de 2019, a cidade de Alfredo Chaves recebe os pilotos de parapentes do Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para a primeira etapa do CCVL-Campeonato Capixaba de Vôo Livre, competição que se inicia na rampa de Cachoeira Alta e que ainda terão as etapas de Barra de São Francisco, Pancas e Castelo.
Desafio Rei e Rainha da Praia
Diferente dos outros anos, a AVLAC organizadora do evento, resolveu brindar os pilotos com um desafio no dia de treino livre, que antecede o CCVL. Este ano, na sexta-feira (26), acontecerá o “Desafio Rei e Rainha da Praia” ou seja, será realizada uma prova para todos os federados inscritos ou não no CCVL, onde quem decolar da rampa de Cachoeira Alta/Alfredo Chaves, depois da janela aberta, provavelmente às 9h, horário de Brasília e quem chegar primeiro nas praias de Piúma ou Guarapari, dependendo das condições meteorológicas do dia para definição de qual praia será declarado o destino, este piloto(a) será o “Rei” e a “Rainha”.
CCVL-Campeonato Capixaba de Vôo Livre
Seguindo a programação, já no sábado e domingo a competição fica por conta dos pilotos inscritos para o CCVL, que poderão se inscrever até no dia e local das provas. Como o Espirito Santo é um lugar fantástico para a prática do vôo livre, o campeonato estadual tem atraído os vizinhos de Minas Gerais e Rio de Janeiro que aproveitam o bom nível do CCVL para interagir, evoluir e competir com os pilotos locais.
O briefing será realizado na rampa, onde a comissão organizadora irá marcar os pilões das provas para que os pilotos façam a rota determinada por eles. Através dos seus GPS’s cada competidor deverá ao fim da prova do dia, entregar ao apurador para que seja feita a sua pontuação e numa somatória dos dois dias, quem fizer mais pontos será declarado o campeão da primeira etapa e assim acontece nas outras também.
Alfredo Chave/Rampa Cachoeira Alta
Localizada no sul do estado, Alfredo Chaves é o berço do vôo livre, onde passaram e passam grandes pilotos, desde iniciantes até os mais experientes. Todos querem conhecer e voar na rampa de Cachoeira Alta, que fica a 125 km da capital Vitória até a rampa de decolagem, passando pela BR 101.
Com altitude máxima de 500 metros e desnível de 450 metros, a rampa Cachoeira Alta no município de Alfredo Chaves tem como quadrantes de decolagens: S|SE|E|N|NE. Classificada pelo site www.guia4ventos.com.br como nível II com vôos de lift e térmicas. Já nos quadrantes S|SE|E vôos de XC ou seja Cross Country (vôos de longa distância).
Com possibilidades de vôo para o ano inteiro, a rampa é administrada pelo clube AVLAC-Associação de Vôo Livre de Alfredo Chaves, com pouso oficial na Pousada do Zezé, perto de bares e encontros dos pilotos para a subida pra rampa. Ainda conta com infraestrutura da Pousada Fora do Ar www.foradoar.net que hospeda a galera do vôo e realiza a confraternização e encerramento dos eventos e campeonatos.
Programação do CCVL
8h às 10h: Embarque para a rampa.
11h: Dia de treino oficial.
11h: Desafio Rei e Rainha da Praia
16h: Credenciamento dos pilotos.
20h: Cerimônia de abertura, palestra com Frank Brown
Do dia 27 de abril (Sábado) dias de provas
8h às 10h: Embarque para a rampa.
11h: Definição da prova do dia.
12h às 17h: Realização das Provas
19h: Apuração / Download GPS´s
21h: Divulgação dos resultados do dia e e jantar de confraternização.
Dia 28 de Abril (Domingo)
8h às 10h: Embarque para a rampa.
11h: Definição da prova do dia.
12h às 17h: Realização das Provas
14h: Apuração / Download GPS´s
14:30h: Divulgação Resultado Geral
15h: Festa de Premiação e Encerramento
A FCVL-Federação Capixaba de Vôo Livre, AVLAC-Associação de Vôo Livre de Alfredo Chaves, equipe organizadora, comissão de prova e segurança, agradecem a todos os pilotos inscritos até o momento e esperam todos em Barra de São Francisco onde acontece a segunda etapa do CCVL.