Cruzeiro recebe o CSA no jogo da entrega da taça e pode rebaixar o Azulão

 Cruzeiro recebe o CSA no jogo da entrega da taça e pode rebaixar o Azulão

Cruzeiro joga sua última partida na Série B, comemora o título, levanta a taça e dá adeus à segunda divisão do Brasileirão. Para o Azulão o duelo é decisivo, o Alviceleste tem que vencer a Raposa para não depender de adversário e escapar do rebaixamento

Na noite deste domingo (06), a equipe do Cruzeiro Esporte Clube recebe o Centro Sportivo Alagoano CSA às 18h30, horário de Brasília, no Estádio Governador Magalhães Pinto “Mineirão”, em jogo decisivo e válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2022, encerrando a competição nacional.

Tabela de classificação das equipes: Raposa x Azulão

O Cruzeiro é o primeiro colocado desde a sexta rodada, soma 75 pontos até esse jogo, vem de vitória por 4 a 1 contra o Novorizontino, jogando fora de casa no Estádio Jorge Ismael de Biasi “Jorjão”, resultado que fez o time Celeste voltar a vencer depois de três derrotas consecutivas após a conquista do título e colocar o Tigre no Z-4.

Já o CSA é o 16º colocado com 42 pontos ganhos, um a mais que o Novorizontino, o primeiro clube a deixar o Z-4, brigando os dois pra quem vai fazer companhia aos rebaixados Brusque, Operário-PR e Náutico. O Azulão vem de triunfo importantíssimo por 1 a 0 contra o Vila Nova, jogo realizado em seus domínios no Estádio Rei Pelé.

Raposa vai a campo receber a taça com time principal e conta com retornos de Rafael Cabral, Edu e Daniel Júnior

O treinador Paulo Pezzolano iniciou os trabalhos para o jogo de despedida da Série B e da entrega da taça de campeão do Brasileirão na última segunda-feira (31) na Toca da Raposa. O comandante Celeste sinalizou que vai mandar a campo o time principal e conta com os retornos do goleiro Rafael Cabral, do centroavante Edu e do meia atacante Daniel Júnior que cumpriram suspensões contra o Novorizontino.

Filipe Machado que foi julgado pelo STJD com um jogo de suspensão, também retorna, pois já cumpriu contra o Novorizontino e deve ser o titular contra o CSA. Outros dois jogadores que poderão aparecer entre os relacionados são o lateral direito Wesley Gasolina e o volante Neto Moura, ambos estão em trabalhos de transições.

O Cruzeiro encerra o Brasileirão Série B como melhor mandante, são 16 partidas no Mineirão com 14 vitórias, um empate e uma derrota, jogou uma vez na Arena Independência com um empate e um jogo no Estádio Mané Garrincha também com empate. Faz o seu último jogo contra o Azulão e pode rebaixar o time Alagoano em caso de vitória e se o Novorizontino não perder para o Operário-PR.

Com retorno do meia Gabriel, Azulão vem completo para o jogo decisivo

O Treinador Adriano Rodrigues começou a preparação para o jogo decisivo e que pode manter o CSA na Série B de 2023 na última segunda-feira (31) com treinamentos no CT Nelson Peixoto Feijó até na quinta-feira (03) à tarde.

Sexta-feira (04) a delegação viaja pela manhã para Belo Horizonte, onde realiza um treino no sábado (05) pela manhã no CT do América-MG. O comandante Alviceleste conta com o retorno do meia Gabriel que cumpriu suspensão automática contra o Vila Nova e volta a ficar à disposição do treinador sendo opção de voltar à posição de titular na equipe.

Como de praxe, Adriano Rodrigues deve anunciar a escalação momento antes do jogo, mas sabemos que ele tem um time montado e a única dúvida poderá ser no setor de meio de campo, onde Giva Santos e Ferreira brigam com os atletas Lourenço e Yann Rolim, além do meia Gabriel que volta a compor o setor.

Cruzeiro erguerá sua 42ª taça no Mineirão, dos 79 títulos que tem, em suas “páginas heroicas e imortais”

Em 101 anos de história o Cruzeiro depois que foi rebaixado em 2019, disputou a Série B em 2020, 2021 e 2022 com um jejum de títulos desde 2018 quando levantou a taça do Campeonato Mineiro após vencer o arquirrival Atlético Mineiro por 2 a 0 depois de perder o jogo de ida por 3 a 1 na Arena Independência.

Como tinha a vantagem de dois resultados iguais, a Raposa foi campeã e ainda fazia uma bela campanha em 2019 na Copa Libertadores, sendo a melhor equipe da primeira fase antes que a pior notícia surgisse no cenário esportivo sobre a crise do time Celeste, fato que viria a calhar com resultados ruins na sequencia da Libertadores, eliminação na Copa do Brasil e por fim o rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série A de 2019.

Com profunda crise e mergulhado em dívidas, processos, perda de faturamento em direitos televisivos e premiações da primeira divisão, o time fez feio nas duas primeiras disputas em 2020 e 2021, sequer figurou na primeira página de classificação, lutando em ambas competições contra o rebaixamento à Série C.

Com a chegada de Ronaldo “Fenômeno” tudo mudou, a começar pela SAF implantada no Cruzeiro, a gestão dentro do futebol e com contratações cirúrgicas e certeiras, a Raposa saiu das páginas policiais e negativas para as manchetes de destaques e sendo visto no mundo inteiro como uma equipe bem gerida, onde agora todos queriam jogar e fazer parte do processo de reconstrução.

Assim 2022 começou com uma excelente campanha no Campeonato Mineiro, sendo finalista contra o rival Atlético Mineiro, coisa que não aconteceu em 2020 e 2021, perdendo o título na verdade, mas com dignidade e batendo de frente com o poderoso e milionário time do Galo que tinha ganhado no ano anterior os títulos Brasileiros e da Copa do Brasil.

Veja a relação das 41 taças já erguidas pelo Cruzeiro no Mineirão:

  • Copa Libertadores da América: 1997
  • Supercopa dos Campeões da Libertadores da América: 1991
  • Copa Master da Supercopa: 1995
  • Campeonato Brasileiro: 2003, 2013* e 2014**
  • Copa do Brasil: 1993, 2000, 2003 e 2017
  • Copa Sul-Minas: 2001 e 2002
  • Supercampeonato Mineiro: 2002
  • Copa dos Campeões Mineiros: 1999
  • Campeonato Mineiro: 1965, 1967, 1968 ,1969, 1972, 1973, 1974, 1975, 1977, 1984, 1987, 1990, 1992, 1996, 1997, 1998, 2004, 2008, 2009, 2014 e 2018
  • Taça Minas Gerais: 1973, 1982***, 1983, 1984 e 1985
  • Torneio Início: 1966

* Em 2013, o título brasileiro foi conquistado matematicamente no Barradão, com triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória. No entanto, a taça oficial da CBF foi erguida no Mineirão na partida com o Bahia (derrota por 2 a 1).

 ** Em 2014, o título brasileiro foi confirmado com vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, no Mineirão. Mas a taça oficial da CBF foi erguida na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no Mineirão, na última rodada.
 
*** Em 1982, o Cruzeiro conquistou a Taça Minas Gerais (primeiro turno do Mineiro) ao empatar com o Democrata-GV por 1 a 1 no Mamudão, em Valadares. Mas a taça foi erguida no Mineirão, no clássico com o Atlético, no Mineirão (derrota por 2 a 1).

Foto: Facebook/Cruzeiro

Fonte: mg.superesportes.com.br

Ficha técnica – Cruzeiro x CSA

Data: 06/11/2022

Hora: 18h30, horário de Brasília

Local: Estádio Governador Magalhães Pinto “Mineirão” – Belo Horizonte – MG.

Arbitro:  Jean Pierre Gonçalves Lima – RS.

Arbitro assistente 1: Jorge Eduardo Bernadi – RS.

Arbitro assistente 2: Luanderson Lima dos Santos – BA.

VAR: Daniel Nobre Bins – VAR-FIFA – RS.

Cruzeiro: (Provável escalação) Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus, Filipe Machado, Willian Oliveira, Daniel Júnior e Matheus Bidu; Luvannor e Edu.

Técnico: Paulo Pezzolano.

CSA: (Provável escalação) Marcelo Carné; Everton Silva, Douglas, Lucão e Diego Renan; Geovane, Gabriel, Lourenço e Yann Rolim; Osvaldo e Rodrigo Rodrigues.

Técnico: Adriano Rodrigues.

Luis Carlos FURBINO de PINHO

CRUZEIRO é meu time. Administrador, Escolar, Motorista categoria D na MA Acessórios. Músico/Violão. Monitor de Vôo Livre na Escola VOLARE de Sta. Teresa ES. Colunista no site www.esportesmais.com.br

Related post

Leave a Reply