Notícias

UFC

Adesanya x Borrachinha: O roteiro perfeito

Uma das grandes rivalidades construídas na atualidade, Adesanya e Paulo Borrachinha se enfrentam no próximo sábado pelo UFC 253.

Um confronto que parece roteirizado à mão

O momento finalmente chegou, é semana de UFC 253, o card numerado mais aguardado do ano, afinal, estamos falando de um confronto que parece roteirizado à mão. A princípio, um roteiro precisa ser bem amarrado, ter lógica, contrastes, início, meio e fim, e essa fórmula está bem clara nessa rivalidade que foi construída. Estamos falando de dois lutadores invictos no MMA profissional, o Brasileiro tem 13 vitórias em 13 lutas, enquanto o Nigeriano possui 19 vitórias em 19 apresentações, a aura de invencibilidade está sob os dois, mas no final da noite é provável que um dos invencíveis esteja nocauteado frente a milhares de espectadores pelo mundo.

Israel-Adesanya-x-Derek-Brunson

Força x Precisão

Outros aspecto que abrilhanta esse roteiro é o encaixe técnico, opostos em certa medida mas que se completam perfeitamente. Visto que de um lado teremos um contra golpeador preciso, que mede muito bem a distância e se movimenta de forma fluída com muita facilidade, enquanto do outro lado temos um tanque de guerra que marcha para frente o tempo inteiro, com força bruta, explosão e um boxe afiado. A luta será proposta por Borrachinha que tentará encurralar Adesanya e desferir seus golpes pesados, o nigeriano deve se movimentar com muita velocidade para encontrar uma distância confortável, fora do raio de ação do Brasileiro que deve sair à caça. Portanto, é distante imaginar alguma possibilidade de luta monótona, na verdade é possível que essa luta termine com um nocaute para qualquer lado, no primeiro round, fazendo parecer fácil para um dos dois.

paulo-borrachinha

Além desses e de outros fatores midiáticos como o Trashtalk,outro aspecto que colabora na construção dessa narrativa é o biótipo corporal dos atletas. Borrachinha tem uma genética privilegiada em relação à massa muscular, é incrível como o ‘The Eraser’ sobe no octógono em suas lutas, extremamente seco e empedrado, como uma montanha de músculos que possui um punch de peso-pesado. Enquanto que Adesanya possui seus 1,93m e por isso tem um volume muito menor, o que inclusive foi muito abordado em provocações feitas pelo brasileiro desde o começo da rivalidade.

Em suma, o cinturão está em jogo e pode ser que estejamos prestes a assistir uma luta histórica. O UFC 253 ocorre no sábado (26) com card principal previsto para às 23:00, horário de Brasília.

Deixe uma resposta