O futebol no Chile segue paralisado por causa das manifestações: “Hoje não há condições”
O futebol no Chile está paralisado há nove dias graças à insegurança no país
Após um aumento no preço da passagem do metrô em Santiago, todo o país foi tomado por manifestações. Mesmo depois da revogação do aumento por parte do governo Piñera, os protestos continuaram e aumentaram. Na última sexta-feira (25), tivemos a maior manifestação desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, com ao menos 1 milhão de pessoas em Santiago, conforme a mídia local. Com isso, o futebol no Chile está paralisado no país desde o dia 19 de outubro.
E assim deve ficar, pelo menos por enquanto. Foi o que garantiu Rodrigo Robles, o gerente de competição da ANFP.
“No momento não há nada claro. Tudo está evoluindo, incluindo modificações no gabinete ”, disse o gerente à imprensa
“As datas que o futebol gostaria de ter estão sujeitos à segurança pública. Estamos ansiosos, atentos à evolução da situação no país ”, afirmou. “Tudo está nas mãos das autoridades”, acrescentou.
Em algumas partes do Chile, a segurança pública está estável. Com isso, algumas pessoas propõem que o Campeonato Chileno volte aos poucos, de maneira parcial, nessas regiões. Porém, Rodrigo Robles afirmou que essa possibilidade está descartada.
“A realidade do nosso país é nacional e os torneios profissionais de futebol são parte integrante. Na medida do possível, esperamos que os torneios mantenham sua integridade”, afirmou.
“Não está sendo proposto que o futebol retorne neste fim de semana a qualquer custo. Estamos conversando com as autoridades se é possível oferecer as condições para que as partidas sejam disputadas normalmente. Hoje não há condições para o futebol voltar ”, explicou.
Para que o Campeonato Chileno, principal competição do país, volte a ser disputado, será preciso adiar algumas datas da Copa Chile, torneio considerado menos importante pela Federação Chilena.
“Não é menos importante, mas tem uma flexibilidade que nos permitiria adiar esse torneio pela quantidade de equipes que possui. Não podemos descartar que a Copa seja realizada em dezembro”.
No caso, as datas da Copa seriam usadas para alguns duelos atrasados acontecerem. “Os espaços que a Copa do Chile deixaria de graça poderiam ser ocupadas pela Liga, desde que a situação do país o permita”, disse ele.
Com isso, o futebol no Chile segue paralisado por enquanto.
Foto principal: AGENCIA UNO.
Quer ganhar uma grana extra? clique no banner e saiba mais!
Leia mais: Jamie Vardy revela os bastidores da goleada do Leicester por 9 a 0