Notícias

Futebol Internacional

Retrospectiva futebol colombiano 2017: De decepções nos torneios continentais a surpresas nas ligas nacionais

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Futebol colombiano não seguiu a boa fase dos últimos anos em torneios continentais, mas tivemos gratas surpresas nas ligas nacionais, diminuindo a hegemonia do Atlético Nacional no país

O ano de 2017 para o futebol colombiano não foi igual como nos anos anteriores. O país que já estava acostumado em chegar numa final dos torneios continentais, não repetiu o feito e passaram vergonha neste ano. Já no país, tivemos a volta do América de Cali depois de cinco anos e o título do Millonarios, ambos seguem na cola do Atlético Nacional, o maior campeão nacional.

Atlético Nacional campeão da Recopa Sul-Americana. (Imagem: Gety)

Torneios continentais

Finalista nos últimos anos e com dois títulos conquistados, o futebol colombiano só conseguiu chegar a uma semifinal com o Junior Barranquila, que não fez uma ótima partida e foi eliminado no Flamengo.  Outra equipe que chegou mais ou menos longe foi o Independiente Santa Fé, terceiro colocado na libertadores, foi eliminado nas oitavas de final para a equipe do Libertad do Paraguai.

Na Libertadores e com cinco participantes, nenhuma equipe do país chegou a fase final da competição. Millonarios e Junior foram eliminados na fase pré. Os  Alvi-Azuis caíram na segunda fase para o Atlético Paranaense, enquanto o                 Tiburon na terceira fase para o Atlético Tucumán. Na fase de grupos, atual campeão da competição, o Atlético Nacional, caiu no que conhecemos grupo da morte e fragilizado com a perda de seus principais jogadores, não repetiu a performance dos últimos anos e ficou na quarta colocação do seu grupo. Independiente Santa Fe e de Medellín ficaram em terceiro, se classificando para Sul-americana.

Para dizer que não foi um ano ruim, o Atlético Nacional conquistou a Recopa Sulamericana em cima da Chapecoense, vencendo as duas partidas e conquistando o primeiro título na competição.

Millonarios foi campeão do Torneio Finalización. (Imagem: Kienyke)

Torneios Nacionais

Na Colômbia, como em diversos países do continente, A liga é dividida do que chamamos de Apertura (primeiro semestre) e Finalización (segundo semestre), além da Copa. Esse ano o torneio teve a volta do América de Cali, terceiro maior campeão, após cinco anos na segunda divisão.

No primeiro semestre, o Torneio Apertura, algumas equipes deixaram de lado a competição. Exemplo do Junior que investiu para a Libertadores, não se classificando para a fase de grupos e terminando na décima segunda posição. Já o Atlético Nacional e o Independiente Medellín se classificaram para as quartas em primeiro e segundo colocado respectivamente. Melhor para os Verdolagas, que conquistaram o décimo sexto titulo em cima do Deportivo Cali. O Torneio Finalización parecia que teríamos o Junior como campeão, mas a equipe caiu nas quartas de final para o América de Cali, que ameaçado por causa dos promedios, conseguiu se manter na elite do futebol colombiano. O campeão anterior, o Atlético Nacional, também fez feio e foi eliminado para o Tolimaa, abrindo o caminho para as equipes do Santa Fé e Millonarios, que realizaram a primeira final do clássico bogotano em uma liga. Melhor para os embaixadores que venceram a primeira partida por 1 a 0 e empatou a segunda, conquistando o décimo quinto título após cinco anos.

Já a Copa da Colômbia, O Junior, que fez um planejamento para conquistar mais títulos, conquistou a sua segunda taça, vencendo o Independiente Medellín nos placares de 1 a 1 e 2 a 0.

O que esperar para 2018?

A Colômbia terá em 2018 as equipes do Atlético Nacional, Millonarios, Santa Fe e Junior na Libertadores e as equipes do Independiente Medellín, América de Cali,          Deportivo Cali, Jaguares de Córdoba na Sulamerica. Entre os classificados podemos esperar mais dos Verdolagas e dos Embaixadores, que vem reforçando no mercado e até o momento perderam poucas peças. Já a outras equipes perderam peças chaves e poderão ficar atrás nas competições continentais. Já nas ligas e na Copa, tudo indica que essas equipes serão bem competitivas e creio que a dupla de Cali, que não conquista um título a bom tempo, venham com grandes chances de enfim sair da fila e conquistar um titulo nacional.

Mais matérias sobre a Futebol Sul-Americano

Joseclei Nunes (159 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta