Notícias

Futebol Brasileiro

Copa SP: conheça o Tubarão, primeiro clube start-up do Brasil

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Objetivo do clube é fortalecer a marca, além de colocar os jogadores na vitrine do futebol

A equipe adulta o Clube Atlético Tubarão tem conquistado grandes resultados nos últimos dois anos. Em 2016, conquistou o acesso à elite do futebol de Santa Catarina sendo vice-campeão da segunda divisão. Em 2017, permaneceu na elite do futebol catarinense e conquisou a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro. Ainda naquele ano, conquistou o título da Copa Santa Catarina, carimbando a vaga para a Copa do Brasil deste ano.

E se na equipe adulta, os objetivos estão sendo alcançados, na base não é diferente. Em setembro de 2017, o clube foi convidado pela Federação Paulista de Futebol a participar da Copa São Paulo de Futebol Junior. Porém, desde muito antes, o tricolor se prepara para a maior competição das categorias de base do país.

Em agosto, o Tubarão contratou o técnico Beto Almeida. Beto tem passagens por diversos clubes do Brasil como o Grêmio, onde treinou a equipe na Copa São Paulo de 2016. A partir de então, a comissão técnica intensificou a preparação dos atletas nascidos em 1999, integrando com algumas peças nascidas em 1998.

Ao longo do ano de 2017, o elenco tubaronense disputou o Campeonato Catarinense de Futebol Junior, onde ficou na sexta posição da competição com seis pontos somados. O clube disputou também a Copa SC Sub-20, onde ficou na penúltima posição e a Copa Santiago realizada no Rio Grande do Sul, onde eliminou o São Paulo nas quartas de final. Nas semifinais, a base tubaronense foi eliminada pelo Grêmio perdendo pelo placar de dois a um.

O clube também realizou diversos amistosos em pleno verão, clima propício para a adaptação dos jogos da Copa SP, onde geralmente são disputadas as partidas com esta temperatura.

Entre os amistosos, o Tubarão empatou diante do Figueirense pelo placar de um a um. O Coordenador Técnico do Departamento de Formação Raffaele Messina, destaca os objetivos do grupo na competição.

“Nosso objetivo é passar na primeira fase, objetivo de campo, mas sabemos que vai ser difícil porque enfrentaremos o Fluminense, que tem um trabalho de qualidade, o Marília time da casa, e sempre tem um apoio da torcida, e o Mogi Mirim, que vem com uma grande bagagem. Nosso objetivo é passar e depois no mata-mata é uma questão de quem estiver melhor naquele momento” – analisou o coordenador técnico.

Além de passar para a segunda fase, Messina destaca um outro objetivo do tricolor da Vila Oficinas: o de fortalecer a marca do Tubarão no cenário nacional.

“Como clube empresa, queremos é valorizar nossos atletas para ter a oportunidade de serem negociados. A vitrine da Copa São Paulo, para mim, é a melhor competição, é a mais acompanhada na América do Sul, além disso, vamos ter dois jogos transmitidos pela TV a cabo, então agrega ainda mais valor. Todo mundo estará olhando para o Tubarão, pois é um time que nos últimos anos vem evoluindo, tanto na base quanto no profissional” – completa.

Para a competição, 20 jogadores viajam para o estado de São Paulo e mais cinco estarão de sobreaviso na cidade.

Bruno Guidon é a esperança de gols para o Peixe Foto: Caroline Machado / Assessoria de Imprensa – CA Tubarão

O principal jogador da equipe é o atacante Bruno Guidon. Natural de Feira de Santana na Bahia e nascido em cinco de junho de 1999, o atacante acumula passagens pela Catuense-BA, sendo artilheiro do Campeonato Baiano sub-17 em 2016 com 17 gols, além do Palmeiras.

Na equipe Paulista, o garoto despertou o interesse do Tubarão, durante a disputa da Copa Santiago de 2017. Liberado pelo clube paulista, Guidon chegou no meio do ano de 2017 e nos últimos meses tem treinado uma vez na semana com o elenco profissional. Quando é solicitado um jogador da base para a posição, ele é geralmente o escolhido.

A equipe está no grupo oito e vai disputar as partidas na cidade de Marília. Seus rivais são: Marília; Fluminense e Mogi-Mirim. O Tubarão estreia dia três, contra os donos da casa, a partir das 17h.

O projeto:

Criado em 2005, o Clube Atlético Tubarão carrega as cores da bandeira e o nome da cidade. Entre 2005 à 2007, o clube passou a conviver com a segunda divisão do futebol de Santa Catarina. Em 2008 e 2009, o clube figurou na elite do futebol catarinense. Entre 2010 e 2015, o Tubarão mais uma vez conviveu com a segundona catarinense.

Em 2015 o Clube Atlético Tubarão realizou uma parceria com a empresa K2 Soccer S/A, iniciando assim um projeto inovador. O objetivo desta parceria é modernizar e estruturar todos os setores investindo na qualificação. Estruturada através de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), a união entre clube e empresa continua até hoje e visa preservar receitas para o Clube, além de potencializar a capacidade de investimento no futebol, fomentando a profissionalização e a busca por novos negócios.

Atendendo a meta inovadora, o Clube foi transformado em empresa (CLUBE ATLÉTICO TUBARÃO SPE LTDA) e incubado na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), se tornando, assim, o primeiro Clube startup do Brasil.

A SPE tem previsão de duração de 20 anos, prorrogáveis por mais 20, com o propósito de fazer o Tubarão crescer e se tornar um exemplo nacional de governança e gestão esportiva. Uma das metas desta parceria é que até 2025, o Tubarão esteja entre as 40 maiores equipes do país, além da construção de uma Arena para abrigar seus jogos. 

Tabela do Tubarão – Copa SP de Futebol Jr:

03/01/2017 – Quarta-feira / 17h | Marilia x Tubarão / Estádio: Bento de Abreu Sampaio Vidal – Marilia

06/01/2017 – Sábado / 16h | Tubarão x Fluminense / Estádio: Bento de Abreu Sampaio Vidal – Marilia

09/01/2017 – Terça-feira / 16h | Mogi-Mirim x Tubarão / Estádio: Bento de Abreu Sampaio Vidal – Marilia

Clique na imagem para acessar o site

Jean Cardoso (71 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta