Notícias

Matérias Especiais

Copa do Mundo 2018: Argentina

Argentina

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por: Ailto Soares e Enzo Matheus

Talvez nenhuma seleção deste Mundial tenha tanta ‘obrigação’ em erguer a taça quanto a Argentina. Nos últimos anos, ‘La Albiceleste’ teve uma geração brilhante, chegou em três finais (Copa do Mundo 2014, Copa América 2015 e Copa América Centenario 2016), mas acabou perdendo todas.

Depois da última final perdida, o maior nome da equipe, Lionel Messi, até esboçou uma aposentadoria da seleção, porém foi convencido a liderar seu país na campanha rumo ao tri, na Rússia.

Argentina nas Copas

A Argentina desde a primeira Copa do Mundo se mostra grande e tradicional. Logo no primeiro mundial, em 1930, no Uruguai, a ‘Albiceleste’ chegou a final e foi vice, perdendo para a seleção anfitriã.

Os argentinos viriam a chegar como protagonistas em mundiais só 48 anos depois, em casa, e finalmente ergueram a taça. Na partida final, venceram a Holanda e fizeram a festa do país.

O bi não demorou muito, oito anos depois no México, Diego Armando Maradona brilhou, fez o que nenhum outro jogador tinha feito em mundiais até então. Contra a Alemanha no Estadio Azteca, uma das finais mais eletrizantes, a Argentina saiu com a vantagem de dois a zero, e levou o empate no segundo tempo, levando o jogo para a prorrogação.

No tempo extra, Maradona brilhou mais uma vez, fez um excelente passe para o gol do titulo, marcado por Burruchaga. Quatro anos depois, na Itália, outra vez a Alemanha em uma final, e dessa vez a historia foi favorável aos alemães.

Na última Copa disputada, em 2014, no Brasil, a equipe teve mais uma oportunidade de levar o tri, mas novamente em um final diante da Alemanha, acabou perdendo pelo placar minimo, acumulando mais um vice-campeonato.

A estrela

A Seleção Argentina terá Messi como a sua principal referência técnica para fazer uma boa campanha na Rússia. Chuteira de ouro na temporada e condutor da Argentina para á Copa do Mundo, Messi mais uma vez  vem de uma temporada boa no Barcelona e chega bem fisicamente para disputa do Mundial. O jogador ainda não ganhou nenhum título pela Seleção principal, e então busca seu primeiro logo na Copa, o maior que ele pode ter na carreira.

O treinador

Sampaoli é o comandante argentino no Mundial. O técnico que chegou em junho de 2017, classificou a Seleção mas ainda não convenceu seus torcedores. Sampa com seus esquemas táticos inovadores, propõe um 2-3-3-2 para o primeiro jogo da Copa do Mundo. O técnico é bastante criticado pela imprensa e torcida pelas convocações feitas e insistência com alguns jogadores.

Como se classificou?

A classificação para Copa do Mundo foi muito difícil para Argentina. A Seleção teve três treinadores durante as eliminatórias, por fim Sampaoli foi o que classificou a equipe (embora Messi deveria ser agradecido pela classificação). A Argentina se classificou após uma vitória por 3 a 1 diante do Equador. Mesmo com tantas craques na Seleção, a equipe teve um dos piores ataques da eliminatória.

Curiosidades

Os argentinos não vencem uma Copa há 32 anos. A última foi comandado por Diego Armando Maradona, que foi o grande craque daquela competição. De la pra cá, os Hermanos chegaram apenas em duas finais e nas duas foram derrotados para Alemanha, essa mesma seleção que foi o pesadelo nos argentinos nas últimas três copas.

A Argentina não conquista um título há 25 anos. A última conquista foi a Copa América em 1993.

Os argentinos não contarão com Romero para disputa do Mundial. Com uma lesão no joelho, o arqueiro, que foi destaque na Copa de 2014, foi cortado e ficará de fora. Armani deverá ser o goleiro titular na Copa, ao lado de Guzmán, que foi chamado para vaga de Romero, e Caballero que também está na lista dos convocados.

Capital: Buenos Aires.

Número de habitantes: 43. 590. 368.

Participações em Copas: 17.

Melhores participações: 1978 e 1986.

Time base: Armani; Mercado, Otamendi, Fazio, Tagliafico; Biglia; Banega, Pavón, Di María; Messi e Aguero. Técnico: Jorge Sampaoli.

Posição última Copa: vice-campeã.

Ranking FIFA: 5º colocado.

Enzo Matheus (250 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta