Notícias

Futebol Internacional

Buscando o tri, a França recebe Portugal pela final da Eurocopa

Eurocopa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os donos da casa, que têm dois títulos europeus, vão enfrentar o time português que busca o título inédito da Eurocopa

Na tarde deste domingo (10), a Seleção francesa irá receber a Seleção portuguesa, em duelo que vale o título mais prestigiado de Seleções da Europa, a Eurocopa. O jogo será às 16h, horário de Brasília, no Stade de France.

Os donos da casa, têm dois títulos da Eurocopa. Em 1984 e 2000, e agora busca o tricampeonato europeu. Já a equipe lusa, não possui título europeu. Inclusive, em 2004, perdeu para a Grécia, na final, em casa. Ou seja, para a equipe de Cristiano Ronaldo, vencer o país-sede seria como uma revanche.

Campanha francesa 

Eurocopa
Griezmann marcou dois gols contra a Alemanha (foto: Patrik Stollarz/AFP)

A França começou a competição em volta de dúvidas. Primeiramente houve muitas criticas ao treinador Didier Deschamps, por não ter convocado alguns jogadores renomados, como Karim Benzema, atacante do Real Madrid. Porém, logo as criticas e dúvidas foram sumindo, com a boa campanha francesa na competição.

A França estava no grupo A, com: Albânia, Suíça e Romênia. A equipe passou em primeiro lugar, com 7 pontos.

Na estreia do Eurocopa, a França bateu a Romênia, por 2 a 1. Entretanto, não foi um jogo fácil. Os franceses levaram os três pontos apenas após um golaço de Dimitri Payet, aos 44 minutos do segundo tempo.

O segundo jogo dos Bleus na competição foi igualmente duro. A França bateu a Albânia por 2 a 0. Mas com um detalhe: Os dois gols foram marcados nos acréscimos. Gols de Griezmann e Payet, depois do tempo regulamentar.

A primeira fase da competição realmente não foi muito fácil para o time de Didier Deschamps. No último jogo, contra a Suíça, amargou um empate por 0 a 0. Em um jogo com bizarrices – quatro camisas suíças rasgadas e uma bola furada, e sem muitos ataques para nenhum dos lados. Contudo, a França passou em primeiro no grupo A, e sem perder nenhum jogo.

Nas oitavas de finais, um jogo que parecia fácil, foi bastante duro. A Seleção sede encarou a Irlanda e venceu suado. Logo aos dois minutos de jogo, um pênalti para a Irlanda e gol de Brady. Parecia que o sonho francês esteva por água à baixo. Mas aos 13 e 16 do segundo tempo, Antoine Griezmann marcou dois gols e classificou sua equipe para as quartas de finais.

Nas quartas de finais o time de Paul Pogba enfrentou a surpresa da competição: A Islândia, que havia eliminado a Inglaterra. Porém, foi o jogo mais tranquilo dos Bleus na competição. Uma vitória por 5 a 2, sem grandes sustos. Os gols franceses foram marcados por Oliver Giroud (2x), Paul Pogba, Dimitri Payet e Antoine Griezmann.

Nas semifinais, o jogo mais duro e mais disputado da competição. A França enfrentou a campeã do mundo, Alemanha. Os alemães  dominavam a partida, até que no finzinho do primeiro tempo, o capitão Schweinsteiger colocou a mão na bola e cometeu um pênalti. Antoine Griezmann bateu e colocou os donos da casa na frente. E aos 27 minutos da segunda etapa, Pogba levantou, Neuer tirou, e a bola sobrou para Griezmann, que sozinho, empurrou para o fundo do gol alemão. Classificando sua equipe para a grande final e se tornando o artilheiro isolado da competição, com seis gols.

Agora só falta mais uma partida. A França vai enfrentar Portugal e buscar o título europeu, para sua apaixonada torcida, que fez bela festa nesta Eurocopa.

Campanha Portuguesa

Eurocopa
Cristiano Ronaldo marcou o primeiro gol do jogo, contra País de Gales. (foto: Paul Ellis/AFP)

Portugal iniciou a competição com grandes expectativas e dúvidas diante dessa Seleção. Fernando Santos começou a Eurocopa apostando nos jovens e indo com força total. Logo de cara, Portugal recebeu um grupo relativamente fácil, estava no grupo F, com: Islândia, Áustria e Hungria.

Em sua estreia no campeonato, enfrentou a Islândia, que nunca havia jogada nem Eurocopa e muito menos Copa do Mundo. Ou seja, antes da partida a expectativa era de goleada histórica para os portugueses. Mas em campo não foi bem assim. A equipe de Fernando Santos até abriu o placar, com Nani. Entretanto, aos 15 do segundo tempo os islandeses empataram o jogo, com gol de Bjarnason. E os islandeses seguram o placar até o fim. Decepção em Portugal.

Buscando afastar a insegurança, Portugal enfrentou a Áustria na segunda partida da competição. E continuou decepcionando. Os lusos não saíram do 0 a 0 contra os austríacos e seguiram sem vencer na Eurocopa.

No terceiro e último jogo da fase de grupos, a equipe de Cristiano Ronaldo precisava de um bom placar para classificar, e um tabu que estava irritando os portuguesa era que Cristiano Ronaldo ainda não havia marcado e ainda pior: perdeu pênalti contra a Áustria. O jogo contra a Hungria teve seis gols e dois de Cristiano Ronaldo. Terminou 3 a 3, com Portugal passando apenas em terceiro lugar. Decepcionando todos seus torcedores.

Nas oitavas de finais os gajos enfrentaram a Seleção da Croácia, e buscavam a primeira vitória na competição. Que novamente não aconteceu no tempo regulamentar. Portugal e Croácia empatavam por 0 a 0 até 12 minutos do segundo tempo da prorrogação. Quando Quaresma pegou o rebote do chute de Cristiano Ronaldo e colocou sua Seleção nas quartas de finais.

Ainda sem vencer na competição, os portugueses duelaram diante da Polônia nas quartas de finais. Novamente Portugal não conseguiu vencer nos 90 minutos. O empate de 1 a 1 permaneceu na prorrogação e o jogo foi para os pênaltis. Nas penalidades Portugal venceu por 5 a 3 e surpreendentemente estava entre os quatro semifinalistas da Eurocopa.

Na semifinal, Portugal enfrentou uma grande surpresa. Jogando a competição pela primeira vez na história, País de Gales encarou os portugueses pela vaga na grande final. Foi um duelo muito disputado, mas a estrela de Cristiano Ronaldo brilhou. O atacante do Real Madrid marcou um gol e deu uma assistência. Pela primeira vez na competição, Portugal venceu um jogo nos 90 minutos e se classificou para uma final histórica, e agora busca este título inédito.

Desfalques

A França não deve ter nenhum desfalque para a grande final da Eurocopa. E Portugal, que tinha o zagueiro Pepe como dúvida, já confirmou que o defensor do Real Madrid vai para o jogo e como titular.

– Estou bem, pude treinar e ficar à disposição do treinador para jogar amanhã, afirmou o brasileiro naturalizado português.

Fala, treinadores!

O treinador português mostra estar confiante que seu time irá sair de Paris com a taça de campeão, e luso também afirma que seu time está fazendo história, e é uma das melhores Seleção da história de Portugal.

Nunca houve um Portugal x França na final. Essa história foi nas semifinais. Acredito que Portugal vai marcar história na final. São números, estatísticas, não entram no jogo. Ninguém vai pensar nisso nos dois lados. Tenha certeza que do lado de Portugal vai ter muita concentração, afirmou o treinador de maneira confiante.

Gustavo
Clique na imagem para acessar o site

Já no lado do time da casa, Didier Deschamps elogiou bastante o craque português Cristiano Ronaldo.

– Se há um plano anti-Ronaldo, ninguém achou a receita ainda. Ele é um jogador top, tem muitos atributos atléticos. Na jogada aérea, ele não é daqueles que pulam alto, na verdade ele pode ficar parado no ar também. O tanquinho dele está lá por uma razão (risos). Mas tem duas coisas difíceis de combater no futebol: o ritmo e a jogada aérea. Temos que neutralizá-lo, temos que limitar sua influência no jogo, isso é muito importante, afirmou o ex-futebolista francês.

Ficha técnica – Portugal x França

Data: 10/07/2016

Hora: 16h, horário de Brasília

Local: Stade de France, Paris-FRA.

Arbitro: Mark Clattenburg.

(Provável) Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte, Raphaël Guerreiro; William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Renato Sanches; Cristiano Ronaldo e Nani. Téc: Fernando Santos.

(Provável) França: Hugo Lloris; Sagna, Koscielny, Umtiti, Evra; Matuidi, Pogba, Moussa Sissoko, Dimitri Payet; Antoine Griezmann e Oliver Giroud. Téc: Didier Deschamps.

Iaco Lopes (281 Posts)

Estudante de jornalismo na UFPB. Vascaíno nascido em João Pessoa-PB. 18 anos.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta