Veja como fica as vagas para Libertadores e descenso com o fim da temporada na Argentina

Presidente da AFA, Chiqui Tapia, informou que a Copa da Superliga Argentina não continuará e não teremos nem rebaixamento nos próximos anos

Chiqui Tapia, Presidente da AFA, confirmou na tarde desta segunda-feira (27) que o futebol argentino foi oficialmente encerrado devido á pandemia do Covid-19. A Copa da Superliga é um torneio complementar que o campeão garante vaga na Libertadores, e embora até tivesse começado a ser disputado, o Presidente disse que o que dará as duas vagas restantes para Libertadores 2021 será o próximo Campeonato Argentino.

Chiqui Tapia disse que haverá acesso à primeira divisão e, em 2022, com 28 equipes, voltarão a ser decididos os rebaixados; vagas para Libertadores e Sul-Americana também foram definidas. Os dirigentes argentinos buscavam diminuir o número de times para 20, mas com essa “desgraça” que assolou o mundo ficou difícil manter o planejamento.

Quem vai pra Libertadores e quem vai pra Sul-Americana?

Tapia ainda adiantou quais serão os clubes classificados para os torneios continentais, definidos pela classificação atual. River Plate, Racing, Argentinos Jrs se juntam ao Boca Juniors, campeão do Campeonato Argentino, na Copa Libertadores de 2021. Mas ainda sobram duas vagas em aberto para a principal competição da América do Sul, que serão definidas com a próxima temporada em andamento. Essa próxima temporada deve se iniciar, se possível, no final de agosto.

Já para a Copa Sul-Americana, Vélez Sarsfield, San Lorenzo, Newell’s Old Boys, Talleres, Defensa y Justicia e Lanús estão garantidos como representantes do país.

Além disso, o futebol argentino ficará sem rebaixamento por duas temporadas. O Campeonato Argentino, que atualmente conta com 24 equipes, terá apenas a inclusão de clubes que conseguiram o acesso, ficando com 28 times. Os descensos voltariam a acontecer apenas em 2021/22.

Tapia disse que tudo será oficializado amanhã, após reunião com o comitê.

– Na reunião do Comitê Executivo nesta terça vamos dar por encerrada a temporada 2020. Não sabemos ao certo quando o futebol voltará, porque é uma decisão que não é nossa. Esta é uma crise global, que exige que todos contribuam com algo. Talvez as medidas não sejam amigáveis para alguns, mas você precisa tomá-las – afirmou Tapia, a ‘TNT Sports’.

Enzo Matheus

Related post

Leave a Reply