UE Santa Coloma conquista título inédito em Andorra

 UE Santa Coloma conquista título inédito em Andorra

Foto; Facebook oficial da UE Santa Coloma

Divisão de elite de Andorra, em sua 30ª edição, passou a ter dez clubes em seu campeonato contra os oito de antes

A 30ª edição da primeira divisão do futebol de Andorra, chamada de Lliga Nacional de Fútbol, teve a sua 26ª e penúltima rodada realizada, com todos os jogos no Centre de Entrenament de la FAF 1, na cidade de Andorra la Vella.

Líder desde o início da atual temporada da “Liga Multisegur Assegurances”, a UE Santa Coloma empatou por 1 a 1 contra o vice-líder Inter Club d’Escaldes. O espanhol Marc Caballé abriu o placar logo aos cinco minutos de bola rolando, porém seu compatriota, Joaquinete, aos seis minutos do segundo tempo, fez o que seria o gol do título inédito.

Isto porque o FC Santa Coloma perdeu para o atual campeão Atlètic Club Escaldes, por 1 a 0. O português Rodrigo Piloto, aos 31 minutos do primeiro tempo, fez o único gol da partida.

Assim, a UE Santa Coloma continuou com cinco pontos de vantagem para o Inter, restando apenas mais três pontos em jogo. Desta forma, conquistou de forma inédita o título andorrano e, por consequência, a vaga do país na próxima Liga dos Campeões da Europa.

Além disso, a briga pelo vice-campeonato segue acirrada. Se o Inter tem 60 pontos e o Santa FC Coloma, 58, o Atlètic foi a 57. O vice e o terceiro irão para a Europa Conference League (fase qualificatória).

A luta contra o rebaixamento também está emocionante e envolve três equipes. O lanterna Atlètic Amèrica perdeu por 3 a 0 para o Pas de la Casa. Penúltimo colocado, o Carroi perdeu por 2 a 0 para o Penya Encarnada. E o Esperança d’Andorra foi batido pelo Ordino: 2 x 4.

A classificação está assim:

1º UE Santa Coloma = 65 pontos ganhos;
2º Inter Club d’Escaldes = 60;
3º FC Santa Coloma = 58;
4º Atlètic Club Escaldes = 57;
5º Penya Encarnada = 44;
6º Ordino = 35;
7º Pas de la Casa = 17;
8º Esperança d’Andorra = 13;
9º Carroi = 12;
10º Atlètic Amèrica = 11.

O FC Santa Coloma é o melhor ataque, com 64 gols marcados. Já o pior pertence ao Carroi, que balançou as redes apenas 18 vezes. A UE Santa Coloma é a dona da melhor defesa, com somente 12 gols sofridos. O Atlètic Amèrica possui a pior, vazada 81 vezes.

A última rodada terá UE Santa Coloma x Santa Coloma FC, Atlètic Club d’Escaldes x Atlètic Amèrica, Penya Encarnada x Inter Club d’Escaldes, Pas de la Casa x Esperança d’Andorra e Ordino x Carroi.

Com dez clubes participantes, dois a mais que anteriormente, houve mudança no regulamento. Se antes eram quatro turnos (28 rodadas), agora serão três (27 rodadas). O último colocado será rebaixado e o penúltimo disputará um play-off contra o vice da Segunda Divisão (Rangers Santa Coloma), que agora tem apenas cinco participantes (Sant Julia e Engordany desistiram). O La Massana foi o campeão antecipado.

Facebook Esportes Mais

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply