Shakhtar Donetsk sagra-se campeão ucraniano
Foto: Shakhtar Donetsk
Shakhtar Donetsk venceu o confronto direto contra o Dynamo Kiev e sagrou-se campeão ucraniano pela 15ª vez em sua história
Chegou ao fim a 28ª das 30 rodadas do Campeonato Ucraniano 2023/2024, com a conquista do título do Shakhtar Donetsk, de forma antecipada.
Em jogo realizado na Arena Lviv, na cidade de Lviv (a 1227 km de Donetsk), o Shakhtar derrotou o Dynamo Kiev por 1 a 0, gol do meia Georgiy Sudakov, de apenas 21 anos, em cobrança de pênalti, aos 33 minutos do primeiro tempo.
O brasileiro Kevin atuou no time titular. Marlon Gomes e Eguinaldo entraram no fim do segundo tempo. Nos acréscimos, aos 50, o ex-atacante vascaíno foi expulso, deixando a equipe mandante, comandada pelo holandês Marino Pusic, com um a menos.
Com o triunfo no no Klasychne Derby, o Shakthar Donetsk abriu sete pontos de vantagem para o vice-líder, o próprio Dynamo Kiev, com apenas mais seis pontos em disputa.
Assim, o Shakhtar conquistou antecipadamente o bicampeonato nacional e ergue o troféu pela 15ª vez em sua história, ficando a apenas um do Dynamo Kiev, recordista com 16. Além disso, assegurou presença na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa 2024/2025. Já o vice-campeão terá que disputar a fase de qualificação do torneio continental.
Terceiro colocado, o Kryvbas, com 54 pontos, já está garantido na UEFA Conference League. Dnipro (48), Rukh Vynnyky (46) e Polissya (46) brigam pela outra vaga.
Na luta contra o rebaixamento (cairão os dois últimos) estão Obolon (26), Veres Rivne (23), Minai (22) e Metalist 1925 (22), os quatro últimos colocados.