
Plaza Amador arrasou San Francisco por 6 a 0, no jogo único da final do “Torneo Apertura” 2025
Em jogo único da final do “Torneo Apertura” 2025 do Campeonato Panamenho, o Plaza Amador não tomou conhecimento do San Francisco, no estádio Rommel Fernández Gutiérrez, na Cidade do Panamá. Cerca de 15 mil torcedores estiveram presentes. Com três gols em cada tempo, o CDPA aplicou uma goleada pelo placar de 6 a 0.
Com uma exibição impressionante, de técnica e garra, Plaza Amador atropelou o adversário e dominou as estatísticas, com 60% de posse de bola, 15 chutes a gol (oito no alvo) contra oito (duas certas) do adversário.
Ovidio López inaugurou o marcador aos 13 minutos. Everardo Rose ampliou aos 22 e Rodolfo Vega, aos 36, marcou um golaço de bicicleta. No segundo tempo, mais um de Rose, eleito o MVP da decisão, logo aos quatro minutos. Jorlian Sánchez, artilheiro do torneio, com oito gols, aumentou aos 14, de pênalti. Kevin Walder, que havia começado no banco, deixou o dele, aos 37, para completar a surra.
Plaza Amador não era campeão desde 2021
Sob o comando do técnico Mario “Cholito” Méndez, o Plaza Amador conquistou seu oitavo título nacional no futebol panamenho, o primeiro desde 2021, quando também ganhou o “Torneo Apertura”. Isso representa igualar o Árabe Unido como o segundo clube mais vitorioso da história do futebol panamenho, atrás apenas do Tauro, que tem 17 títulos. Além disso, essa vitória chega após perder duas finais consecutivas (Apertura e Clausura 2024).
No Apertura 2025, o Plaza terminou a fase regular como líder da Conferência Leste, com 31 pontos ganhos em 16 jogos (nove vitórias, quatro empates e três derrotas), garantindo vaga direta nas semifinais. No mata-mata, a equipe superou o Tauro em uma série emocionante. Primeiro um triunfo por 2 a 1, fora de casa, na ida e empate por 3 a 3, na volta, como mandante.
O Plaza Amador recebeu o troféu do “Apertura 2025” e uma premiação em dinheiro no valor de 50 mil dólares. Ademais, o clube garantiu vaga na Copa Centroamericana de 2026, competição organizada pela Concacaf.