
Cruz Azul meteu 5 a 0 no Vancouver Whitecaps, no jogo único da final da Copa dos Campeões da Concacaf de 2025
A edição 2025 da “Concacaf Champions Cup”, a Copa dos Campeões da Concacaf teve 27 clubes participantes. Neste domingo (1) aconteceu a decisão do título, em jogo único. O Cruz Azul, do México, goleou impiedosamente o Vancouver Whitecaps, do Canadá, por 5 a 0, no estádio Olímpico Universitario, na Cidade do México.
Por ter melhor campanha, o time mexicano jogou em casa a partida final. No primeiro tempo, logo aos oito minutos, Ignacio Rivero inaugurou o marcador. Lorenzo Faravelli, aos 28, ampliou a diferença. Aos 37, Ángel Sepúlveda marcaria o terceiro dos mexicanos. O polaco Mateusz Bogusz, aos 45, num chute de fora da área, fez o quarto. Na segunda etapa, Sepúlveda, de cabeça, aos cinco minutos, deu números finais ao placar, na despedida vitoriosa do técnico Vicente Sánchez. Foi o nono gol, em oito jogos, do artilheiro do torneio.
Assim, pela sétima vez na história, o Cruz Azul se sagrou vencedor da principal competição da América Central e do Norte. Os outros títulos foram em 1969, 1970, 1971, 1996. 1997 e 2013/2014. “La Máquina” se iguala ao rival América como maior vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf.
Além do troféu, o triunfo rende ao clube mexicano quatro milhões de dólares, vaga na Copa Intercontinental de 2025 e abre caminho rumo a um possível Mundial de Clubes em 2029.
Por sua vez, o Vancouver Whitecaps, que nitidamente sentiu o que é jogar na altitude, tornou-se a terceira equipe canadense a chegar à final e perder. Foi também o terceiro ano consecutivo em que um time da MLS foi derrotado por um clube mexicano na decisão do torneio.
Cruz Azul 5 x 0 Vancouver Whitecaps
Cruz Azul: Kevin Mier; Willer Ditta, Érik Lira e Gonzalo Piovi; Jorge Sánchez e Carlos Rotondi; Carlos Rodríguez (Alexis Gutiérrez 86), Ignacio Rivero (Jesús Orozco 67) e Lorenzo Faravelli (Luka Romero 77); Ángel Sepúlveda (Amaury Morales 77) e Mateusz Bogusz (Giorgos Giakoumakis 67). Técnico: Vicente Sánchez.
Vancouver Whitecaps: Yohei Takaoka; Édier Ocampo (Mathías Laborda 46), Ranko Vaselinovic (Bjorn Utvik 80), Tristan Blackmon e Sam Adekugbe; Andrés Cubas, Pedro Vite (Ralph Priso-Mbongue 63) e Jean-Claude Ngando (Daniel Ríos 80); Ali Ahmed, Brian White e Jayden Nelson (Emmanuel Sabbi 46). Técnico: Jesper Sorensen.
Leia+
Vancouver Whitecaps x Cruz Azul na final da Copa dos Campeões da Concacaf