
Após fase prévia, 45 seleções brigam por 21 vagas na fase final da Copa Africana de Nações de 2027, que acontecerá em três países
Chegou ao fim a participação da África na Copa do Mundo, com a eliminação do Marrocos nas quartas de final. Agora as atenções do continente já se voltam para a edição 2027 da Copa Africana de Nações (CAN) 2027.
O sorteio, realizado no Cairo (Egito), definiu os 12 grupos das eliminatórias. São 45 seleções brigando por 21 vagas na fase final, que acontecerá no Quênia, Uganda e Tanzânia. A cerimônia foi conduzida por lendas do futebol africano como Max-Alain Gradel, William Troost-Ekong, Essam El Hadary e Trésor Mputu.
O torneio realizar-se-á na África Oriental pela primeira vez em 51 anos. A última havia sido na Etiópia, em 1976. Com 24 equipes a serem confirmadas para a fase final, ela acontecerá de 19 de junho a 17 de julho de 2027.
Serão seis rodadas (turno e returno). Elas acontecerão em jornadas duplas. A primeira e a segunda, de 21 de setembro a 6 de outubro de 2026. A terceira e a quarta, de 9 a 17 de novembro de 2026. As últimas duas, de 22 a 30 de março de 2027.
Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificarão diretamente para a fase final da Copa Africana de Nações TotalEnergies CAF PAMOJA 2027. Quênia, Uganda e Tanzânia, que participarão em função do ranking da Fifa, estão automaticamente classificados como coanfitriões do evento. Portanto, nos Grupos D, H e L, apenas a equipe de maior pontuação (fora do país anfitrião) se classificará para a etapa final.
Detalhe curioso do sorteio: o técnico do Quênia, Benni McCarthy, enfrentará a África do Sul, pela qual ainda detém o recorde de gols em jogos internacionais, com 31.
Sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa Africana de Nações 2027:
A: Marrocos, Gabão, Níger, Lesoto
B: Egito, Angola, Malawi, Sudão do Sul
C: Costa do Marfim, Gana, Gâmbia, Somália
D: África do Sul, Guiné, Quênia, Eritreia
E: República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Serra Leoa, Zimbábue
F: Burkina Faso, Benim, Mauritânia, República Centro-Africana
G: Camarões, Comores, Namíbia, Congo
H: Tunísia, Uganda, Líbia, Botsuana
I: Argélia, Zâmbia, Togo, Burundi
J: Senegal, Moçambique, Sudão, Etiópia
K: Mali, Cabo Verde, Ruanda, Libéria
L: Nigéria, Madagascar, Tanzânia, Guiné-Bissau
Cabe lembrar que as 12 seleções de pior ranking participaram de uma fase prévia, em seis confrontos de ida e volta. Confira:
Djibuti 1–4 Sudão do Sul (0 x 4 e 1 x 0)
Chade 0–8 Burundi (0 x 4 e 0 x 4)
Somália 0–0 Maurício (0 x 0 e 0 x 0 – 4 x 2 nos pênaltis)
Seicheles 1–2 Lesoto (0 x 0 e 1 x 2)
Eritreia 4–1 Eswatini (2 x 0 e 2 x 1)
São Tomé e Príncipe 0–4 Etiópia (0 x 3 e 0 x 1)