Playoffs da NFL, o que podemos esperar?
Nesse sábado começa os Playoffs da NFL e com surpresas
A temporada regular da NFL teve seu fim no último domingo, e com vários jogos definindo fases de wildcard e dos times que já avançaram para a fase divisional. Já no próximo sábado, teremos dois duelos interessantes, ambos pela AFC, o primeiro é entre Buffalo Bills e Houston Texans e o outro é entre Tennessee Titans e New England Patriots. No domingo, temos os duelos pela NFC, com o primeiro jogo sendo entre Minnesota Vikings e New Orleans Saints e fechando a rodada de wildcard teremos Seattle Seahawks e Philadelphia Eagles.
E enquanto esses oito times estarão batalhando por uma vaga no divisional, outros quatro ficam de folga só no aguardo de seus adversários para o próximo fim de semana, San Francisco 49ers e Green Bay Packers pela NFC e Baltimore Ravens e Kansas City Chiefs pela AFC. Ou seja, todos terão que estudar várias possibilidades de adversários, uma vez que qualquer um pode passar, independente da campanha ou desempenho de cada time.
Buffalo Bills e Houston Texans
A rodada de wildcard começa no sábado, 04/01 à partir de 18h35 entre o Buffalo Bills e Houston Texans, esse duelo promete se disputado e com placar apertado. Ambas equipes tem defesas fortes, e ataques bons. Nesse jogo dois fatores serão preponderantes para uma das equipes sairem vencedoras: a possibilidade ou não da atuação do wide receiver Will Fuller pelo Texans e principalmente a posição de quarterback.
Tanto Josh Allen (Bills) quanto Deshauwn Watson (Texans), já se provaram ter talento suficiente para comandar um ataque da NFL. Porém, em termos de potencial de talento e desenvolvimento Watson leva ligera vantagem. Isso se reflete em números da temporada regular. Allen teve 3.089 jardas aéreas, passou para 20 touchdowns e teve 9 interceptações e teve um rating de 85.3. Já Watson teve 3.852 jardas aéreas, 26 passes para touchdown, 12 interceptações e um rating de 98.0.
Ou seja, o quarterback que conseguir contribuir melhor para o desenvolvimento do ataque ao longo do jogo, será fator preponderante para que uma das equipes se saia vencedora. Entre um e outro, vejo Watson com mais capacidade de decidir esse jogo, uma vez que ele está mais pronto na posição e já demonstrou força em jogos decisivos. Allen por sua vez ainda é um jogador em desenvolvimento, mas com potencial enorme para daqui alguns anos deixar o Bills mais forte e que possa encarar até com superioridade seus adversários. Meu palpite para esse jogo é vitória do Texans por 24×20.
Tennessee Titans e New England Patriots
Fechando a rodada de wildcard da NFL no sábado, com kickoff à partir das 22h15, Titans e Patriots definem quem avança para o divisional. Depois de uma década tendo pelo menos uma das duas folgas na primeira semana de playoffs, o Patriots volta a disputar um wildcard. Já o Titans que passou por mudanças na posição de quarterback, Ryan Tannehill assumiu a titularidade, e o ataque do Titans evoluiu e assim conseguiu dar uma virada na temporada e tendo assim a conquista de uma vaga nos playoffs e podendo sonhar com algo a mais.
Esse algo a mais, pode ser uma classificação surpreendente, derrotando o Patriots fora de casa. O Titans obvidamente não é o grande favorito para esse jogo, porém, em anos esse é o jogo em que a equipe de Nashville pode fazer um feito histórico, isso devido aos problemas crônicos do ataque do Patriots vindos ao longo da temporada regular. Se a defesa do Titans impor dificuldade ao quarterback Tom Brady e seu problemático ataque, pode se sair vitorioso.
Em números, essa temporada de Brady até que é razoável, mas o desempenho não condiz com esse ataque que a pouco tempo tinha Rob Gronkowski como a principal arma. Ao todo foram, 4.057 jardas aéreas, 24 passes para touchdown, oito interceptações e um rating de 88.0. Com sério problema no corpo de recebedores e com um ataque terrestre pouco constante, pela primeira vez em anos o Patriots se sente ameaçado na sua casa. Podemos ter uma surpresa nesse jogo, tanto que vou me arriscar num placar de 21×17 com triunfo do Titans.
Minnesota Vikings e New Orleans Saints
Esse primeiro duelo de domingo nada mais é que uma reedição do duelo divisional de 2017, onde tivemos o milagre de Minneapolis, quando o quarterback Case Keenum lançou um passe para o wide receiver Stephon Diggs e no estouro do cronômetro conseguiu o touchdown da vitória. O jogo tem seu início às 15h05, horário de Brasília e terá palco diferente, ao invés do estádio do Vikings, veremos esse jogão no Super Dome, em New Orleans.
Várias questões podem ser levadas em consideração nesse jogo, mas a principal vai ser como a defesa de cada equipe atuará contra esses ataques que já demonstram fazer estragos. Pelo Vikings, os retornos dos running backs Davin Cook e Alexander Madison serão fundamentais para que o quarterback Kirk Cousins não fique preso sempre em situações de passe. O playaction para esse ataque o Vikings é fundamental para tentar barrar a pressão que a defesa do Saints irá impor, ainda mais tendo o apoio da torcida.
Por outro lado, o Saints tem um ataque em que flui de uma maneira melhor, tendo como foco principal o wide receiver Michael Thomas que bateu recordes, o principal foi em número de recepções. Para o Vikings ter algum sucesso contra o Saints, a defesa terá que pressionar Brees e evitar que o mesmo encontre Thomas ou outros recebedores. Mesmo assim será algo árduo a se fazer, pois mesmo com uma marcação quase impecável, Thomas arruma brechas e consegue recepções para um ganho absurdo de jardas. Por isso, meu palpite é que o Saints vence em casa pelo placar de 27×20.
Seattle Seahawks e Philadelphia Eagles
E para encerrar a rodada de wildcard nesse domingo, teremos um duelo pra lá de emocionante, entre Seahawks e Eagles. Os dois time já se enfrentaram na temporada regular, e o Seahawks venceu na oportunidade por 17×09. Mais uma vez as duas equipes se encontram no mesmo palco, o Lincoln Financial Field e tem seu kickoff previsto para 18h40 no horário de Brasília. Pela primeira vez, o quarterback Carson Wentz estará em campo disputando um playoffs, porém seu rival Russell Wilson não vai ser um visitante agradável.
O jogo desse domingo será bem diferente daquele visto na temporada regular. De lá para cá, o Seahawks continuou alternando boas e más partidas e mesmo assim conseguiu uma campanha consolidada e que poderia ser melhor se tivesse vencido domingo o rival de divisão San Francisco 49ers.
Com a derrota de domingo, o time tem que decidir seu futuro nos playoffs da NFL fora de casa. Contudo, atuar fora de casa para o Seahawks não tem sido um grande problema. Para vencer o Eagles, o jogo terrestre de Seattle será determinante para um triunfo da equipe, já que os dois running back titulares, Chris Carson e Rashard Penny estão fora da temporada. Cabe a Travis Homer esse dever de fazer o jogo terrestre de Seattle acontecer.
Já para o Eagles vencer Seattle seria algo ainda mais extraordinário, pois em meio a tantas lesões, a equipe conseguiu sempre superar e virar a divisão ganhando jogos importantes na reta final da temporada regular e assim garantir a sua ida aos playoffs. Para o confronto contra o Seahawks, o Eagles terá que ter um forte jogo terrestre e a sintonia vista nas ultimas partidas entre Wentz e seus recebedores novatos continue de forma crescente, só assim o Eagles teria chances de vencer em casa. Contudo meu palpite é de uma vitória do Seahawks por 17×14.