Notícias

NFL

Playoffs da NFL: entenda como funciona a pós-temporada

Ao todo, 12 equipes garantem vaga para a principal fase da competição

(As divisões e conferências da NFL. Foto: Reprodução / LeftTackle Brasil)

A NFL se aproxima da sua parte mais quente de toda a temporada, a fase dos playoffs. Com os jogos da semana 15, oito equipes já têm seus lugares garantidos na pós-temporada.

Baltimore Ravens. New England Patriots, Kansas City Chiefs e Buffalo Bills classificaram na conferência americana e Seattle Seahawks, Green Bay Packers, San Francisco 49ers e New Orleans Saints avançaram na conferência nacional.

Com isso, as últimas duas semanas trarão grandes emoções para dez equipes que ainda buscam vaga nos playoffs: Dallas Cowboys, Minnesota Vikings, Los Angeles Rams, Philadelphia Eagles, Pittsburg Steelers, Houston Texans, Tennessee Titans, Indianapolis Colts, Cleveland Browns e Oakland Raiders. Porém, somente quatro desses irão carimbar o passaporte para a próxima fase.

Mas talvez você se pergunte: como funciona os playoffs? Calma, vamos tentar explicar para você.

Como funcionam os playoffs?

Se você está iniciando agora e tem dúvidas, os playoffs da NFL são simples. Ao todo, 12 franquias avançam para a pós-temporada.

As equipes são divididas desde o início da temporada em duas conferências: americana (AFC) e nacional (NFC). Avançam seis de cada lado, sendo os quatro campeões de cada divisão (sul, norte, oeste e leste) e as outras duas melhores campanhas, independente de divisão.

A primeira rodada dos playoffs é chamada de Wild Card. Os dois times de melhor campanha em cada conferência folgam. Em cada lado, o terceiro colocado (#3), que é o terceira melhor campanha entre os campeões de divisão, enfrenta o sexto (#6), que é o pior classificado entre os não campeões de divisão. Já o quarto (#4), pior campanha dos vencedores de divisão, encara o quinto (#5), melhor qualificado entre os não campeões. Os times com a #3 e #4 atuam em casa, jogo único.

Na segunda rodada, chamada de Divisional Round, ou semifinais de conferência, o primeiro colocado de cada lado no geral recebe o time que avançou com o pior número. O segundo classificado que folgou encara o que passou com o melhor número. As franquias #1 e #2 atuam em seus domínios.

Na terceira rodada são as finais de conferência, onde os vencedores de cada semifinal se enfrentam para garantir o título da AFC e da NFC. As equipes com melhor campanha em cada conferência possuem o mando de campo.

Na quarta e última fase é a grande final, chamada de Super Bowl. O evento reúne o vencedor de cada conferência para definir quem é o grande campeão da NFL em um campo neutro, definido antes do início da temporada.

 

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta