Guardiola diz não e Bayern de Munique acerta com Carlo Ancelotti
Bayern de Munique acerta com Carlo Ancelotti para a próxima temporada
O Bayern de Munique anunciou oficialmente a contratação de Carlo Ancelotti, que assumirá o comando técnico da equipe a partir da próxima temporada, já que Pep Guardiola declarou que não renovará seu contrato com o clube.
Neste domingo (20), o Bayern anunciou que Pep Guardiola deixará a equipe e que seu substituto será o italiano Carlo Ancelotti. Segundo o jornal alemão Bild, a aproximadamente duas semanas Guardiola informou a diretoria do clube bávaro que não renovaria seu contrato e que estaria em busca de novos desafios.
Pep Guardiola está no comando da equipe desde o início da temporada 2013/14, venceu em duas oportunidades o Campeonato Alemão e caminha para o terceiro título da competição, além de ter conquistado uma Copa da Alemanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.
Segundo o Marca, jornal esportivo espanhol, o Bayern de Munique fez uma proposta a Pep Guardiola equivalente a 20 milhões de euros por ano, cerca de R$ 86 milhões de reais. Guardiola consequentemente não aceitou a proposta afirmando que uma eventual renovação poderia ser prejudicial, tanto para ele quanto para o clube.
Além de críticas, pela sua filosofia de trabalho e pelo estilo de jogo imposto na equipe, Guardiola desde que chegou ao Bayern teve problemas com pessoas ligadas ao clube. Recentemente Pep Guardiola teria discutido com o chefe do departamento médico, Volker Braun, acusando-o de ser o principal responsável pela série de problemas físicos dos atletas, Pep teria dito também que no Bayern não é possível trabalhar de maneira séria. Esse problema é recorrente, já que na temporada passada o então chefe do departamento médico foi demitido pelo grande número de lesões.
Ainda não se sabe qual será o próximo destino de Guardiola, mas há rumores em toda a imprensa europeia afirmando que a Inglaterra é o destino mais provável, já que Pep foi especulado pelo Manchester City e pelo Manchester United.
Com a chegada de Carlo Ancelotti, os torcedores do Bayern de Munique poderão ver uma equipe mais parecida com a da temporada 2012/13, na qual conquistou a tríplice coroa exibindo um futebol bem mais tradicional. Equipe então comandada por Jupp Heynckes, que conquistou a Copa da Alemanha, o Campeonato Alemão e a Liga dos Campeões frente ao seu maior rival Borussia Dortmund.
O último clube dirigido por Ancelotti foi o Real Madrid, que demitiu o treinador em maio de 2015. O italiano, de 56 anos, trabalha como treinador a 20 anos e tem um currículo digno de respeito. Dirigiu equipes importantes do futebol mundial como Juventus, Milan, Chelsea, PSG e Real Madrid.
Carlo Ancelotti conquistou a Liga dos Campeões em 3 oportunidades, a última em 2014 pelo Real Madrid, além de 2 Mundial de Clubes, 1 Campeonato Inglês, 1 Campeonato Italiano, 1 Campeonato Francês, entre outros títulos. Como atleta Ancelotti também teve carreira de sucesso.
Ancelotti assinou contrato de 3 anos com o Bayern de Munique e receberá 15 milhões de euros por ano, cerca de R$ 64 milhões de reais. O Bayern também acertou a renovação de contrato de 4 atletas, Xabi Alonso, Boateng, Javi Martínez e Thomas Müller. Todos assinaram contrato até o fim da temporada 2020/21, exceto Xabi Alonso que renovou apenas até o fim da temporada 2016/17.