
Ordabasy venceu em casa, completou 16 jogos invictos e manteve a liderança no campeonato do Cazaquistão
A Copa do Mundo de 2026, com sede nos Estados Unidos, México e Canadá, está em andamento, mas em vários países do planeta a bola não parou de rolar.
No Cazaquistão, em partida válida pela 16ª rodada, a primeira do returno do campeonato nacional, o líder Ordabasy venceu o Ulytau: 1 x 0.
A partida aconteceu no Stadion Qajimuqan Muñaytpasov, em Shymkent. Coube ao atacante norueguês Bjorn Johnsen definir o marcador, aos 25 minutos do segundo tempo, após assistência do ganês David Abagna.
Com o resultado em casa, o Ordabasy chegou a sete vitórias seguidas no campeonato do Cazaquistão e passa a somar 40 pontos. Ainda invicto (12 triunfos e quatro empates), tem um ponto de vantagem para o Kairat Almaty, que já disputou 18 jogos.
Por outro lado, o Ulytau perdeu a segunda seguida e caiu para a sétima posição, com 23 pontos somados. São 16 participantes. Após as 30 rodadas, o campeão se garante na Liga dos Campeões da Uefa. Segundo e terceiro vão para a Conference League. Os dois últimos serão rebaixados.
A Liga de Futebol Profissional do Cazaquistão foi iniciada em 1992. A temporada começa na primavera europeia e termina no fim do outono europeu, ou seja, segue o calendário padrão, ao contrário das ligas mais importantes da Europa, que iniciam no outono e terminam no fim da primavera.
Nas 34 edições realizadas até aqui, o Astana é o maior vencedor, com sete títulos (o último em 2022). O Kairat é o atual bicampeão (tem cinco conquistas ao todo). O Ordabasy levantou o troféu uma única vez, em 2023.