Notícias

Futebol Internacional

Opinião: São Paulo pode repetir a Libertadores de 1993?

1993-sp-libertadores

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Equipe tricolor em 1993 conseguiu reverter vantagem por 2 gols de diferença exatamente contra uma equipe Argentina

O ano era 1993, o São Paulo era o atual campeão da Copa Libertadores da América de 1992 numa final eletrizante vencida nos pênaltis pelo tricolor contra a equipe do Newell’s Old Boys da cidade de Rosário.

Com a conquista do torneio a equipe tricolor tinha o direito de entrar na segunda fase do torneio nas oitavas de final e por ironia do destino o adversário foi o mesmo Newell’s Old Boys, a equipe na época era a mais forte de seu país onde sob o comando do técnico Marcelo Bielsa tinha conquistado os campeonatos nacionais de 1990/1991 e 1992.

Imagem relacionada
Tata Martino (Newell’s) e Raí (São Paulo), capitães e principais jogadores de suas respectivas equipes

Os dois times estavam bem entrosados em razão de não terem vendidos suas peças, o Newell’s contava com os astros Pochetinho, Berizzo, Martino e Zamora já o São Paulo contava com Zetti, Cafu, Raí, Müller e Palhinha, só que Bielsa tinha deixado o comando do time logo após a final de 1992 perdida para o São Paulo para a entrada de Eduardo Luján Manera, famoso ponta da lendária equipe do Estudiantes de La Plata tricampeã da américa e que tinha sido vice campeão nacional em 1992 como técnico junto a equipe do Vélez Sarsfield perdendo exatamente o Newell’s Old Boys.

Na época o estádio do Newells se chamava El Colosso del Parque que em 2009 foi batizado com o nome de Marcelo Bielsa, a partida foi realizada em 7/4/1993, Raí na época estava machucado e o São Paulo jogou na defensiva com três volantes, Pintado, Dinho e Válber, infelizmente o time não conseguiu segurar a pressão da equipe local juntamente com mais de 40 mil leprosos (como são chamados os torcedores do Newell’s) e a equipe tricolor acabou perdendo por 2×0 com gols de Gozzoni e Mendoza.

Na partida de volta eu tive o imenso prazer em assistir ao vivo no Morumbi que não estava com capacidade máxima preenchida mas com público de 32 mil pessoas, a equipe jogou como nunca, Raí foi gigante como nunca, estava com o pulso quebrado e jogou com  uma faixa para proteção, o jogador fez tudo em campo, correu, armou jogadas sofreu e cobrou faltas, foi o nome do jogo pois fez 2 gols na partida, o resultado terminaria em 4×0 com dois gols de Raí um de Dinho e um de Cafú que na época jogava de atacante.

Resultado de imagem para sao paulo libertadores 1993
Famosa equipe que eliminou o Newell’s e mais na frente se tornou a bicampeã do torneio

O resultado foi uma pá de cal pois o Newell’s achou que iria se classificar devido placar feito em Rosário, como toda equipe de futebol começaram a partida atrasando jogo, catimbando para passar o tempo, mas o tricolor foi letal e devolveu o dobro de gols que tomou em Rosário se classificando para a próxima fase, isso sem contar que o goleiro do Newell’s Old Boys, Scoponi salvou a equipe de um placar mais elástico.

Ficha Técnica da Partida

São Paulo 4 x 0 Newell’s Old Boys

14/04/1993
Local: Estádio Municipal Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
Árbitro: Ernesto Fillipi (Uruguai), Auxiliares: Julio Matos e Carlos Velasquez

São Paulo: Zetti; Vítor, Ronaldo (Válber), Lula (André Luiz) e Ronaldo Luiz; Dinho, Pintado, Raí e Cafu; Müller e Palhinha. Técnico: Telê Santana

Newell’s Old Boys: Scoponi; Saldaña, Llop, Pochetinho e Berizzo; Martino, Berti (Garfangnoli), Castagno e Mendoza; Zamora e Cozonni (Odriozola). Técnico: Eduardo Manera

Gols: Dinho (28′), Raí (38′) – Primeiro Tempo; Raí (29′) e Cafú (38′) – Segundo Tempo

 

Confiança nas histórias do passado

Não existe nada impossível, o futebol é uma caixinha de surpresa, se o esquadrão de 1993 reverteu o placar, o de 2019 tem totais condições de fazer o mesmo, basta ter foco e atenção na partida onde os jogadores irão passar por uma enorme prova de fogo este ano, até porque essa partida contra a equipe do Talleres é de fundamental importância para o planejamento tricolor de 2019.

Imagem relacionada

O Atacante Pablo e o meia Hernanes, principais astros do time poderão fazer a diferença na partida no Morumbi

Vamos São Paulo Futebol Clube, respeite sua instituição, história e principalmente torcida, podemos ir muito mais além com este time, só vocês jogadores podem comprovar isso em campo, pois com certeza faremos nossa parte na arquibancada.

cassrocha@hotmail.com (31 Posts)

CARLOS ANDRÉ ROCHA - Paulistano da gema, Engenheiro Metalurgista de Formação, Professor de Matemática e Física, Torcedor do São Paulo desde criancinha e torcedor do Club Atlético Huracán desde 2009,"Grande no se hace, grande se nace"!


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta