Notícias

Futebol Internacional

Opinião: São Paulo pode repetir a Libertadores de 1993?

Equipe tricolor em 1993 conseguiu reverter vantagem por 2 gols de diferença exatamente contra uma equipe Argentina

O ano era 1993, o São Paulo era o atual campeão da Copa Libertadores da América de 1992 numa final eletrizante vencida nos pênaltis pelo tricolor contra a equipe do Newell’s Old Boys da cidade de Rosário.

Com a conquista do torneio a equipe tricolor tinha o direito de entrar na segunda fase do torneio nas oitavas de final e por ironia do destino o adversário foi o mesmo Newell’s Old Boys, a equipe na época era a mais forte de seu país onde sob o comando do técnico Marcelo Bielsa tinha conquistado os campeonatos nacionais de 1990/1991 e 1992.

Imagem relacionada
Tata Martino (Newell’s) e Raí (São Paulo), capitães e principais jogadores de suas respectivas equipes

Os dois times estavam bem entrosados em razão de não terem vendidos suas peças, o Newell’s contava com os astros Pochetinho, Berizzo, Martino e Zamora já o São Paulo contava com Zetti, Cafu, Raí, Müller e Palhinha, só que Bielsa tinha deixado o comando do time logo após a final de 1992 perdida para o São Paulo para a entrada de Eduardo Luján Manera, famoso ponta da lendária equipe do Estudiantes de La Plata tricampeã da américa e que tinha sido vice campeão nacional em 1992 como técnico junto a equipe do Vélez Sarsfield perdendo exatamente o Newell’s Old Boys.

Na época o estádio do Newells se chamava El Colosso del Parque que em 2009 foi batizado com o nome de Marcelo Bielsa, a partida foi realizada em 7/4/1993, Raí na época estava machucado e o São Paulo jogou na defensiva com três volantes, Pintado, Dinho e Válber, infelizmente o time não conseguiu segurar a pressão da equipe local juntamente com mais de 40 mil leprosos (como são chamados os torcedores do Newell’s) e a equipe tricolor acabou perdendo por 2×0 com gols de Gozzoni e Mendoza.

Na partida de volta eu tive o imenso prazer em assistir ao vivo no Morumbi que não estava com capacidade máxima preenchida mas com público de 32 mil pessoas, a equipe jogou como nunca, Raí foi gigante como nunca, estava com o pulso quebrado e jogou com  uma faixa para proteção, o jogador fez tudo em campo, correu, armou jogadas sofreu e cobrou faltas, foi o nome do jogo pois fez 2 gols na partida, o resultado terminaria em 4×0 com dois gols de Raí um de Dinho e um de Cafú que na época jogava de atacante.

Resultado de imagem para sao paulo libertadores 1993
Famosa equipe que eliminou o Newell’s e mais na frente se tornou a bicampeã do torneio

O resultado foi uma pá de cal pois o Newell’s achou que iria se classificar devido placar feito em Rosário, como toda equipe de futebol começaram a partida atrasando jogo, catimbando para passar o tempo, mas o tricolor foi letal e devolveu o dobro de gols que tomou em Rosário se classificando para a próxima fase, isso sem contar que o goleiro do Newell’s Old Boys, Scoponi salvou a equipe de um placar mais elástico.

Ficha Técnica da Partida

São Paulo 4 x 0 Newell’s Old Boys

14/04/1993
Local: Estádio Municipal Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
Árbitro: Ernesto Fillipi (Uruguai), Auxiliares: Julio Matos e Carlos Velasquez

São Paulo: Zetti; Vítor, Ronaldo (Válber), Lula (André Luiz) e Ronaldo Luiz; Dinho, Pintado, Raí e Cafu; Müller e Palhinha. Técnico: Telê Santana

Newell’s Old Boys: Scoponi; Saldaña, Llop, Pochetinho e Berizzo; Martino, Berti (Garfangnoli), Castagno e Mendoza; Zamora e Cozonni (Odriozola). Técnico: Eduardo Manera

Gols: Dinho (28′), Raí (38′) – Primeiro Tempo; Raí (29′) e Cafú (38′) – Segundo Tempo

 

Confiança nas histórias do passado

Não existe nada impossível, o futebol é uma caixinha de surpresa, se o esquadrão de 1993 reverteu o placar, o de 2019 tem totais condições de fazer o mesmo, basta ter foco e atenção na partida onde os jogadores irão passar por uma enorme prova de fogo este ano, até porque essa partida contra a equipe do Talleres é de fundamental importância para o planejamento tricolor de 2019.

Imagem relacionada

O Atacante Pablo e o meia Hernanes, principais astros do time poderão fazer a diferença na partida no Morumbi

Vamos São Paulo Futebol Clube, respeite sua instituição, história e principalmente torcida, podemos ir muito mais além com este time, só vocês jogadores podem comprovar isso em campo, pois com certeza faremos nossa parte na arquibancada.

Deixe uma resposta