Notícias

Futebol Internacional

Opinião: O que esperar da temporada do Barcelona?

barca capa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Buscando a glória máxima, Barcelona vem forte para a temporada

Olá, leitores! Com a temporada 18/19 batendo à porta, resolvemos falar um pouco do que esperar de um dos gigantes europeus. O clube escolhido, no momento, é o Barcelona. Atual campeão espanhol e tetra campeão da Copa do Rei, a equipe blaugrana busca reconquistar a Europa. Desde sua última conquista europeia, em 2015, o Barça já viu seu maior rival conquistar o velho continente três vezes consecutivas. Com isso, vamos apresentar o que a equipe pode ter de positivo e negativo no decorrer da temporada.

Positivo

Olhando para a atual janela de transferências, a equipe culé tem realizado grandes negócios. Até agora, já fecharam com Lenglet, ex-zagueiro do Sevilla, Arturo Vidal e com os brasileiros Arthur e Malcom. Por outro lado, se desfez de jogadores que, tecnicamente, não seriam úteis no elenco de Ernesto Valverde. Até o momento, Lucas Digne, lateral esquerdo, foi para o Everton, enquanto Aleix Vidal, lateral direito, voltou ao Sevilla. Além deles, o zagueiro colombiano, Yerry Mina, tem tido seu nome fortemente vinculado ao Everton e ao Manchester United.

Ao colocar na balança, temos um saldo positivo nos negócios. Arthur e Malcom são jogadores novos, que chegam com um futuro brilhante no clube. Lenglet, talvez o menos estimado dos negócios, chega para dar um refresco para a zaga, levando em conta que Piqué já não é mais nenhum menino, e Vermaelen nunca sabemos se estará saudável ou não. Enquanto isso, Arturo Vidal chega, provavelmente, para fazer um revezamento com Sergio Busquets, sendo um baita reserva de luxo.

Vale lembrar que o Barcelona não tem mais Iniesta, então ainda há algumas incertezas no ar. Porém, as novas peças que chegaram e algumas que já estão por lá, podem muito bem desempenhar um bom papel na equipe. Denis Suárez terminou a temporada muito bem, ganhando confiança, e seria uma boa dar mais tempo ao jogador. Ademais, talvez essa seja a última chance de André Gomes ter chances na equipe, vamos ver o que será dele. Com isso, analisando as contratações realizadas, chegamos a conclusão de que Valverde terá inúmeras peças para um rodízio produtivo.

Negativo

O principal ponto negativo que o Barça deve enfrentar é a incerteza de um esquema de jogo. Na temporada passada, Valverde escalou a equipe em um 4-4-2, mudando totalmente os princípios do time, que é o 4-3-3. Dessa maneira, passamos a ver um Barcelona totalmente mais eficiente do que espetáculo. Jogando única e exclusivamente pelos resultados, sem se preocupar em jogar bem. Isso é ruim? Não, o que vale no futebol é ganhar o jogo, entretanto, não dá para ganhar todos os jogos sem jogar relativamente bem.

Com isso, essa falta de identidade do time pode afetar a equipe em algum momento da temporada. Ano passado o Barcelona não teve apenas um jogo ruim (contra a Roma, que muitos dizem), mas tiveram outros tão ruins quanto. Contra o Sevilla, pelo campeonato, aquele jogo que o Messi salvou a equipe no fim. Contra o Eibar, uma partida que ganhou, jogou muito mal, mas aproveitou duas chances e levou os 3 pontos. Contra o Levante então, Deus me livre, jogou bem do meio para a frente, mas nunca tinha visto a zaga errar tanto em 12 anos que acompanho o clube.

Então, a melhor maneira é dar logo uma identidade ao time para não correr riscos lá na frente. De preferência, voltar ao 4-3-3, nem que seja usando o Coutinho como um ponta-esquerda e algum outro jogador no meio. Além disso, usar o Semedo na lateral, já que ele sim é um lateral por natureza, não o Sergi Roberto, que, por sinal, é um ótimo meio-campista, porém tem tido seu talento desperdiçado na lateral direita.

Conclusão

Bom, esses foram apenas uns dos pontos que podem levar o clube a ter sucesso ou fracassar. Caso o Barcelona espera reconquistar a Europa, a melhor coisa é resolver esses problemas apresentados e explorar os pontos positivos. Com isso, a equipe tem tudo para ir longe na temporada, podendo ser bi do campeonato, penta seguido da Copa (algo inédito) e hexa da Champions.

 


 

Roma
Clique na imagem para acessar o site
Jorge Ribeiro (98 Posts)

Futuro jornalista. Esportes Mais é o poder.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta