Notícias

Futebol Brasileiro

Opinião: Não vale a pena jogar a Florida Cup

hernanes_spfcc

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Para qualquer resultado, as reações mais atrapalham do que ajudam

A Florida Cup é um torneio amistoso com objetivos esportivos óbvios, para os clubes brasileiros a preparação ante a temporada que virá, para os europeus, uma forma de treinamento para recuperar o ritmo de jogo e ambos a utilizam para testes. No entanto, a cultura do futebol nacional, demonstra que participar de competições assim é um erro.

O São Paulo encerrou sua participação ao perder para o Ajax por 4-2. Com a segunda derrota e última posição no torneio amistoso, as reações dos rivais, grande imprensa e uma parcela da torcida demonstram como é um desacerto participar de competições desse tipo. A grande mídia fala em crise, os rivais zombam e parte dos são-paulinos contestam a qualidade dos reforços e de André Jardine.

Surpreendentemente, qualquer resultado traria situações parecidas, com um título, a torcida se empolgaria, os rivais zombariam com a “comemoração” de um torneio amistoso, e a pressão inicial da temporada iria aumentar tão quanto aumentou após as duas derrotas tricolores. Basta relembrar a repercussão após a edição de 2017, onde o São Paulo levou a melhor sobre o rival Corinthians.

De fato, há pontos que são preocupantes como a lateral direita já que Igor e Bruno Peres não convenceram. Mas esses pontos justificam todas as críticas e sobrecarga já para os primeiros jogos da temporada? Não.

Divulgação / Eintracht Frankfurt

 

O São Paulo não tem motivos para se desesperar, tampouco sua torcida. As derrotas foram perfeitamente normais e o placar de 4-2 para o Ajax é de certa forma mentiroso e não retrata o que foi o jogo na sua totalidade. Além da absurda superioridade holandesa tanto técnica como física, os trabalhos começaram a pouco, o São Paulo teve cinco dias de preparação para as partidas.

Todavia, o estrago já está feito e muito por culpa da própria torcida – aquela menos racional, que tem como único anseio a queda do jejum tricolor. Caso o resultado não seja positivo no Pacaembu, no próximo sábado diante ao Mirassol, a temporada tricolor começará com grandes críticas por todos os lados e André Jardine será questionado o quanto antes. Assim é o nosso futebol.

Tudo isso reforça as razões para o atraso do futebol brasileiro, já que a equipe que quer executar a preparação de pré-temporada tal como as equipes europeias tem que se submeter a todos esses fatores que atrapalham a construção da equipe, como acontece com o São Paulo. Compensando assim, apenas realizar treinamentos e jogos-treinos que não trarão consigo qualquer alarde.

Também é necessário avaliar que o time titular do São Paulo venceu o Ajax. No primeiro tempo a equipe escalada por André Jardine, que é a mais próxima do desenho que  parece ser o ideal na cabeça do técnico saiu vitoriosa por 1-0. É motivo para comemorar? Não. Mas expõe uma possibilidade diferente de análise.

Portanto, o são-paulino deve ter calma e não se deixar levar pela irracionalidade. Sabemos que a mesma tem uma grande relação com a paixão, que é o que mantém tudo isso vivo. Mas como é possível condenar tudo após tão pouco? A paciência é necessária, embora cobrada e ignorada as vezes pelas mesmas pessoas, é necessária.

foto destacada: Rubens Chiri/saopaulofc.net

João Carneiro (144 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta