O que esperar para a temporada 2018/19 do Real Madrid?
Zidane e Cristiano Ronaldo fazem frente: Real com risco de debandada
A equipe merengue, nos últimos anos, têm sido regente no futebol europeu. Além de possuir uma certa soberania em relação às outras equipes da primeira prateleira do futebol mundial. Agregando em seu extenso currículo incontáveis títulos, apenas nos últimos 5 anos, o Real Madrid conquistou: 4 títulos da Uefa Champions League, 1 Supercopa da Espanha, 1 Copa do Rei, 1 Campeonato Espanhol, 3 Supercopa da Uefa e 3 Mundiais de Clubes.
Apesar da imponência na década atual, os merengues passaram por um breve período de ostracismo no futebol europeu. Porém, quando desandaram a ganhar títulos, nenhuma equipe teve poderio suficiente para pará-los. Conciliando a experiência do técnico Zinédine Zidane com seu estilo de jogo que segue os padrões filosóficos atuais do futebol mundial, que prezam pela posse de bola, jogo posicional e marcação-pressão, sendo o estilo de jogo que ocasiona uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso, o Real Madrid imperou na extremidade que agrada: o sucesso.
Elenco, um jogador diferenciado e com um poder de decisão absurdo, atual Bola de Ouro e, por fim, um técnico que encaixou perfeitamente com os conceitos da equipe — tudo isso explica o sucesso da equipe merengue nos últimos anos. Entretanto, como quase sempre tudo que é bom, acaba, não deu outra. Cristiano Ronaldo e Zinédine Zidane puxaram a fila em uma eventual debandada. Kovacic seguiu o mesmo andarilho, podendo outros jogadores saírem futuramente.
Temporada 2018/19 e o que esperar dela
Em detrimento das perdas possivelmente irreparáveis, a equipe segue fazendo seu trabalho na calada, contratando jogadores sem muito alarde.
Courtois, recentemente chegado a equipe, é o primeiro grande nome a chegar no Santiago Bernabéu. Lopetegui possui a missão de dar continuidade a um trabalho já iniciado anteriormente – e ninguém melhor preparado para isso que um técnico nativo e com mesmos ideais vistos na seleção espanhola -, tendo como principal arma protagonizar Gareth Bale e o meia-atacante Isco.