Neste sábado, Suécia encara a França pela 1ª rodada da Liga das Nações
Suécia e França se enfrentam pela Liga das Nações da Europa
A Liga das Nações tem seu seguimento com vários jogos neste sábado, 05. Entre eles teremos um duelo interessante válido pelo grupo 3, entre Suécia e França. Além das duas seleções, Croácia e Portugal, que é a atual campeã da competição, compõem esse grupo, que promete ser um dos mais competitivos na busca de uma das duas vagas às quartas de finais do torneiro de seleções. A partida acontece em Estocolmo, no Estádio Solno Arena e o ponta pé inicial acontece às 15h45, com transmissão do canal Space, EI Plus e Youtube do Esporte Interativo.
Breve histórico do confronto
O duelo entre Suécia e França será o de número 22, e até aqui os franceses levam vantagem no confronto. Ao todo, são 10 vitórias francesas, seis trunfos suecos e cinco empates. O último duelo entre ambos, ocorreu 2017, em partida de volta do Grupo A das eliminatórias da Copa de 2018 na Rússia, e a Suécia se saiu vencedor pelo placar de 2×1, com gols de Jimmy Durmaz e Ola Toivonen para a Suécia e Olivier Giroud descontando para a França.
A última vitória da França venho em 2016, em jogo de ida do grupo A das eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, pelo placar de 2×1, com direito a virada francesa, com os gols de Pogba e Payet, Folsberg havia abrido o placar para os suecos. Nesse histórico mais recente, as duas seleções se dão melhor dentro dos seus domínios, no retrospecto, a França nas últimas cinco partidas em solo sueco, só venceu uma. Já a Suécia, só venceu uma vez em terras francesa, isso lá no longínquo ano de 1952.
Suécia estreia na Liga A da Liga das Nações
Após fazer uma boa campanha na Liga B da Ligas das Nações, a Suécia faz sua estreia na elite da competição. Na temporada passada, os suecos estavam no grupo 2, com Rússia e Turquia. Em quatro jogos, a Suécia venceu duas, empatou uma e perdeu outra, tendo assim sete pontos ao fim da competição e assim possibilitou a seleção sueca disputar a Liga A da Liga das Nações, com a estreia em casa diante da França neste sábado.
E com uma nova geração de bons talentos, a Suécia tenta ter resultados melhores, inclusive ter uma boa estreia contra a França pela Liga das Nações. Entre os jogadores mais badalados, pode-se destacar o atacante Alexander Isak da Real Sociedad, que marcou nove gols pela equipe espanhola, o meia Dejan Kulusevski que teve uma temporada impecável pelo Parma, possibilitando assim transferência para a Juventus e o zagueiro Victor Lindelof, titular absoluto do Manchester United. A ausência mais surpreendente na seleção sueca fica por conta do veterano e capitão Andreas Granqvist.
França sem Pogba, Mandanda e Houssem Aouar por conta da Covid-19
Na França três baixas importantes foram expostas pelo técnico Didier Deschamps para o duelo contra a Suécia. As primeiras foi dos meias Paul Pogba, do Manchester United e Houssem Aouar, do Lyon e na quinta feira a terceira ausência confirmada, a do goleiro Steve Mandanda, o trio testou positivo para o Covid-19 e agora cumprem isolamento até que se curem da doença. Para o lugar de Pogba, Deschamps convocou o meia Eduardo Camavinga, do Rennes, sendo a primeira convocação do meia para a seleção francesa, que tem apenas 17 anos.
Mesmo com a ausência de jogadores considerados importantes, Deschamps ainda terá uma base bastante interessante para encarar a Suécia, entre os destaques da última temporada estão o atacante Kylian Mbappé do Paris Saint Germain, o goleiro Hugo Lloris do Tottenham, o lateral esquerdo campeão da Liga dos Campeões, Lucas Hernández e Antoine Griezmann do Barcelona. Quem teve seu retorno garantido a seleção francesa, após algum tempo, é a do atacante Anthony Martial, do Manchester United.
Ficha Técnica do Jogo
Liga das Nações – Fase de Grupos – 1ª Rodada
Suécia x França – 15h45 – Estádio Solno Arena
Transmissão: Space, EI Plus e Youtube do Esporte Interativo
Provável Escalação da Suécia
Esquema: 4-4-2
Olsen; Lustig, Lindelöf, Helander, Bengtsson; Olsson, Ekdal, Kulusevski, Forsberg; Quaison, Andersson (Aleksandar Isak).
Lesionado/suspenso: Ninguém foi listado
Técnico: Janne Andersson
Provável Escalação da França
Esquema: 3-4-3
Lloris; Varane, Kimpembe, Lenglet (Upamecano); Pavard, Kanté, Nzonzi. Lucas Hernández; Griezmann, Giroud, Mbappé.
Lesionado/suspenso: Paul Pogba, Steve Mandanda e Houssem Aouar
Técnico: Didier Deschamps