NBA: Classificação, regras, onde assistir e muito mais

 NBA: Classificação, regras, onde assistir e muito mais

Confira todas as informações da temporada 2022/23 da NBA

Com o rótulo de ser a principal liga de basquete do mundo, a Nacional Basketball Association (NBA) conta os melhores jogadores de todos os países. Nomes como Kobe Bryant, Magic Johnson, Michael Jordan entre outras lendas do passado, além de LeBron James, Stephen Curry, Giannis Antetokounmpo, Kevin Durant, Luka Dončić, entre outras estrelas atuais  desfilam o seu melhor potencial aos apaixonados pelo basquete.

Além disso, os seus jogadores são considerado os atletas mais bem pagos do mundo, por salário médio anual.

📺 Onde assistir a NBA?

A transmissão da NBA é facilmente encontrada. Na TV Aberta, temos a opção da Rede Bandeirantes (Band) com jogos ao vivo todas as segunda-feira a partir das 23h. No canal fechado, temos a opção da tradicional ESPN. Outras formas de acompanhar os jogos são; TNT Sports através do seu canal do YouTube, Gaules na Twitch, League Pass e Prime Video no pay per view.

👉 Fique de olho na classificação da NBA 2022/23!

 


Standings provided by Sofascore

🏆 Quais os maiores campeões da NBA?

  • Com 17 títulos conquistados, o Boston Celtics é um dos maiores campeões da NBA ao lado do Los Angeles Lakers, que possui as mesma 17 conquistas.
  • Na terceira posição do ranking está o Golden State Warriors com sete títulos até o momento, sendo quatro conquistados nos últimos dez anos.
  • Na quarta posição aparece a franquia do Chicago Bulls, que venceu seis vezes, contando com a liderança da lenda Michael Jordan.
  • Por fim, o San Antonio Spurs fecha o top 5 com cinco títulos no currículo. Sua última conquista veio na temporada 2013/14, com o lendário técnico Gregg Popovich, Kawhi Leonard, MVP da final, e Tiago Splitter, primeiro brasileiro a ganhar um título da NBA.

🏀 Como foi a final da última temporada?

💥 Como funciona a NBA?

A NBA é dividido em duas conferências (Leste e Oeste),  além das divisões. Ao todo são disputado 82 jogos por cada franquia. Todos se enfrentam, mas a situação é a seguinte:

  • Equipes da mesma divisão se enfrentam 4 vezes;
  • Dentro da Conferência, mas de outra divisão, pode ser 3 ou 4 vezes, em sistema alternado da última rodada;
  • Franquias de conferências opostas realizam dois jogos.

Confira a divisão das franquias e divisões

NBA – Leste

NBA – Oeste

Após todos os compromissos, os seis primeiros colocados de cada conferência se classificam para os playoffs. Além disso, do sétimo ao 10º colocado disputam o Play-In, a famosa repescagem. Nos Playoffs, se enfrentam em séries melhor de 7 jogos, de acordo com a ordem de classificação. O campeão de cada conferência faz a grande final da NBA, no mesmo sistema de até 7 jogos.

💰 Como funciona o teto salarial da NBA?

Com o objetivo de barrar a supremacia das equipes com o poder financeiro bem elevado (como a do Boston Celtics e seus oito títulos consecutivos nos anos 1960), a NBA através de seus representantes criou um teto salarial que trava qualquer franquia de gastar mais de que um certo valor com salários. Desta forma, até existem manobras, mas equipes dificilmente conseguem arcar com diversos dos principais jogadores da atualidade por um longo período no mesmo time, favorecendo para o equilíbrio. É possível conferir todos os salários dos jogadores, assim como o valor gasto por cada equipe.

🔥 O sistema é muito complexo e possui várias exceções

Vale ressaltar que uma vez caso a equipe extrapolar o teto salarial, ele poderá somente fechar vínculo com atletas livres no mercado pagando somente o salário mínimo da liga. Cada equipe dispõe também do Low Level Exception (LLE) e do Mid Level Exception (MLE), colocando a disposição respectivamente 1M $ e 5M $ a fim de assinar com um ou vários jogadores sem ter em conta a soma dos salários.

A exceção Larry Bird permite a uma equipe prolongar o contrato de um jogador sem levar em conta o teto salarial. Esta exceção foi instaurada quando da renovação do contrato do Larry Bird com os Boston Celtics. Além disso, os contratos dos jogadores são protegidos: se um jogador é demitido antes do fim do seu contrato, ele tem direito de receber os meses restantes (o contrário, por exemplo, da NFL), e o seu salário continua valendo para a soma salarial até o fim da temporada.

As equipes são obrigadas a respeitar uma soma salarial mínima também. Existe além do salary cap um outro teto, muito mais duro: se a soma dos salários do clube ultrapassa 57,7 milhões de dólares, o valor além deste limite sofre uma taxa proporcional com o valor ultrapassado. Esta taxa é chamada de Luxury tax.

Drafts

Através de um evento, o draft é realizado no início de toda temporada em meados de julho com o objetivo de escolher as novas jóias do basquete norte-americano. As equipes com piores campanhas na temporada anterior tem vantagem no sorteio para decidir quem escolhe os primeiros do ranking elaborado durante o campeonato universitário.

Após o recrutamento, que é feito em duas fases, 60 jogadores são incorporados a NBA, mas só os que foram selecionados com as melhores escolhas (primeira rodada) têm um contrato garantido.

Foto: Divulgação Facebook / LeBron James

Higor Rodrigues

Natural de São Paulo, tenho 27 anos e faço trabalhos como redator desde 2014. Apaixonado por esportes, faço matérias de futebol sobre diversas competições.

Related post

Leave a Reply