Liga dos Campeões da CAF tem final definida
Espérance de Tunis e Al Ahly decidem o título da Liga dos Campeões da CAF e estão com vaga assegurada no Mundial de Clubes de 2025
Chegaram ao fim as partidas de volta da fase semifinal, o segundo e penúltimo mata-mata, da Liga dos Campeões da CAF 2023/2024, definindo os finalistas da competição continental.
Atual campeão, o Al Ahly, do Egito, goleou o Mazembe Englebert, da República Democrática do Congo, por 3 a 0, no Cairo International Stadium, na cidade do Cairo.
Todos os três gols saíram no segundo tempo. Mohamed Abdelmonem abriu o placar aos 23 minutos, aproveitando assistência de A. Maâloul. O dinamarquês W. Abou Ali, em outro passe preciso de A. Maâloul, ampliou aos 38 e, nos acréscimos, aos 57, Akram Tawfik recebeu de Emam Ashour e decretou a goleada dos mandantes.
Assim, o time egípcio, continua invicto, com oito vitórias e quatro empates, tem a melhor campanha geral e vai em busca do 12º título continental, já que na ida havia ocorrido empate por 0 a 0.
No Loftus Versfeld Stadium, em Pretoria, o Espérance de Tunis, da Tunísia, voltou a vencer o Mamelodi Sundows, da África do Sul, por 1 a 0. As redes balançaram aos 12 minutos do segundo tempo, quando o brasileiro Rodrigo Rodrigues (ex-Juventude/RS) deu assistência para o gol de R. Bouchniba. Assim, o Espérance buscará o seu quinto título na “CAF Champions League” 23/24.
Em 2018, os dois clubes decidiram a competição continental pela última vez. O Al Ahly fez 3 a 1, em casa. Contudo na volta foi a vez do Espérance de Tunis, como mandante, meter 3 a 0 e ficar com a taça. Antes, em 2012, após empateliga por 1 a 1, no Egito, o Al Ahly ganhou por 2 a 1, na Tunísia, e ergueu o troféu.