Leia tudo sobre o Catarinense de 2023
São 12 clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Catarinense
Com a presença de 12 clubes, o Campeonato Catarinense de 2023 começa neste sábado (14). Eles se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam ao mata-mata. Já os dois últimos colocados são rebaixados.
Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.
A fase de quartas de final, semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, e, depois, no saldo de gols do confronto, vaga ou título será do time com melhor campanha na primeira fase. Mando de campo do segundo jogo nas fases de mata-mata são sempre da equipe com melhor campanha na somatória das fases anteriores.
Vale vaga na Copa do Brasil e Série D
Os quatro semifinalistas do Campeonato Catarinense de 2023 garantem participação na Copa do Brasil de 2024. O estadual ainda oferece três vagas para a Série D do Brasileiro aos clubes melhores colocados, com exceção de Avaí, Criciúma, Chapecoense, Brusque e Figueirense, que já estão em divisões acima.
Vale lembrar que a grande novidade para a temporada da elite do estadual é o Atlético Catarinense, time de São José, fundado em 2020, que tem o ex-jogador Romário como investidor e conseguiu uma ascensão meteórica.
Atual campeão, o Brusque já começou 2023 com um título, e diante do maior rival. O Quadricolor derrotou o Marcílio Dias por 1 a 0 e garantiu o troféu da Recopa Catarinense.
Atual campeão estreia em casa no Catarinense de 2023
A partida que abre o campeonato ocorre às 16h30 (de Brasília) deste sábado (14), entre Chapecoense e Avaí, na Arena Condá, em Chapecó. No mesmo dia, Figueirense e Atlético Catarinense se enfrentam no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 18h30. Às 20h tem Camboriú x Joinville, no Estádio das Nações, em Camboriú.
Domingo (15) jogam Marcílio Dias x Hercílio Luz, às 16 horas, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí, e fechando a jornada inaugural, às 19h, Criciúma x Concórdia, no Heriberto Hülse, em Criciúma, e Brusque x Barra, no Augusto Bauer, em Brusque.
Foto: FCF