Leia tudo sobre o Paulista de 2023

 Leia tudo sobre o Paulista de 2023

São 16 clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Paulista

Com a presença de 16 clubes, o maior número de participantes entre todos os 27 estaduais pelo Brasil, o Campeonato Paulista de 2023 começa neste sábado (14).

Eles estão divididos em quatro grupos na primeira fase e enfrentam os times das outras chaves, em turno único (12 rodadas).

Classificam-se os dois melhores de cada para as quartas de final. Os dois clubes de pior campanha na primeira fase, independentemente do grupo, são rebaixados.

Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio.

Quartas de final e semifinal serão disputadas em jogo único, com mando para a equipe de melhor campanha. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. A final será disputada em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade em pontos e também no saldo de gols, o título será decidido nos pênaltis.

Os grupos estão divididos da seguinte forma: Botafogo, Bragantino, Inter de Limeira e Santos (Grupo A); Água Santa, Guarani, Mirassol, São Paulo (Grupo B); Corinthians, Ferroviária, Ituano, São Bento (Grupo C); Palmeiras, Portuguesa, Santo André e São Bernardo (Grupo D).

Vale vaga na Copa do Brasil e Série D

Após a primeira fase, os clubes classificados do 9º ao 14º lugar disputarão a “Taça Independência”. Serão incluídas também na disputa as equipes desclassificadas das quartas. Os times que disputam o Brasileirão (Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e Red Bull Bragantino) não participarão.

Excluídos os clubes que já tenham vaga assegurada nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro, os três melhores classificados no geral terão asseguradas vagas para a disputa da Série D do Brasileirão de 2024.

Já em relação à Copa do Brasil, depois de a CBF extinguir a distribuição de vagas pelo ranking de clubes, agora os cinco melhores na classificação final asseguram a indicação para a disputa da Copa do Brasil de 2024.

No entanto, caso algum destes cinco primeiros garanta um lugar na Libertadores do ano que vem, abre mais uma vaga na Copa do Brasil via estadual.

Atual campeão estreia em casa no Paulista de 2023

A partida de abertura do Paulistão deste ano será Inter de Limeira x São Bernardo, às 11 horas de sábado (14). No mesmo dia jogam Portuguesa x Botafogo, às 15h30, e Santo André x Guarani, às 16h.

Dois grandes estreiam à noite. Atual campeão, o Palmeiras receberá o São Bento, às 18h30. Mais tarde, às 20h30, tem Santos x Mirassol.

Domingo (15), às 11 horas, o Água Santa atuará em seus domínios contra a Ferroviária. Maior vencedor da competição, o Corinthians fará um duelo entre clubes da Série A do Brasileirão diante do Red Bull Bragantino, fora de casa, às 16h. Por fim, às 18h30, São Paulo x Ituano.

Foto: FPF

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pelo futebol da Espanha que o do Brasil.

Related post

Leave a Reply