Notícias

Sem categoria

Jogos Olímpicos Rio 2016: Futebol

marta-e-neymar

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O esporte mais conhecido do mundo é o futebol, saiba mais sobre o esporte e sua história nos jogos olímpicos

Como todos sabem, o futebol é um esporte praticado entre dois times com 11 jogadores de cada lado, um árbitro, que tem o dever de comandar a partida para que ela fique por dentro das regras, juntamente com os seus assistentes. Tudo acontece em um  campo retangular com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é conduzir a bola para dentro da baliza, assim fazendo um gol, o que vale um ponto.  A equipe que fizer mais gols ao final da partida vence.

O “jogo moderno” foi criado na Inglaterra em 1863 e as regras daquela época são a base do esporte até hoje. O órgão que rege o futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecido como FIFA. O principal campeonato de futebol é a Copa do Mundo FIFA, que assim como as Olimpíadas é realizada a cada quatro anos em um país diferente do último no qual foi realizado.

O esporte conta com mais de 270 milhões de atletas que participam de competições ao redor de todo o mundo, existem seis sub-órgaos que regem o esporte sendo elas a Confederação Asiática de Futebol (AFC), Confederação Africana de Futebol (CAF), Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Confederação de Futebol da Oceania (OFC) na qual não conta com a Austrália que participa da AFC, e por fim a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), todas esses seis sub-órgãos são filiados à FIFA.

Dentro de cada uma dessas confederações há várias associações que representam um país, em algumas ocasiões territórios ou estados não reconhecidos internacionalmente. Também é necessário mencionar a NF-Board que agrupa as associações não filiadas à FIFA nem a nenhuma de suas confederações, o único torneio da NF-Board é a Copa do Mundo VIVA

Há também o futebol feminino que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, o primeiro jogo entre equipes femininas registrado aconteceu em 1892 em Glasgow na Escócia e obteve suas primeiras competições internacionais nos anos 1990, com a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 1991 e com sua entrada nas Olimpíadas em 1996. Segundo a FIFA há em torno de 26 milhões de jogadoras no mundo, em uma média de a cada 10 futebolistas (contando ambos os sexos) apenas uma é jogadora.

História do Esporte nas Olimpíadas

Seleção Feminina dos Estados Unidos comemorando seu 4º ouro após sua 5ª final

O futebol estreou nas Olimpíadas em 1900, em Paris, na França, apenas com a modalidade masculina, já que o futebol feminino entrou apenas em 1996 nos jogos. Foi considerado o campeonato mundial de futebol até o ano de 1930 no qual foi criada a Copa do Mundo de Futebol. Após a criação da Copa do Mundo o torneio começou a ser disputado por seleções amadoras, assim dando vantagem para os países socialistas do Leste Europeu que enviavam suas seleções principais já que em teoria seus atletas não eram profissionais enquanto os países ocidentais eram forçados a levarem equipes amadoras ou juniores.

Para as Olimpíadas de Los Angeles 1984, o Comitê Olímpico Internacional fez uma mudança para aumentar a importância do campeonato e admitiu jogadores profissionais, como a FIFA ainda não queria os jogos olímpicos para disputar a Copa do Mundo os dois órgão fizeram um acordo no qual apenas jogadores que não participaram da Copa do Mundo poderia participar das Olimpíadas, com isso fazendo com que os países levassem seleções mais jovens.

Desde 1992 as seleções da modalidade masculina podem apenas levar três jogadores maiores de 23 anos para os jogos. O formato permitiu que a competição fosse mais disputada, as seleções mais fracas no profissional se aproveitaram do formato, como a Nigéria com ouro em 1996 e prata em 2008, Gana com bronze em 1992, Camarões com ouro em 2000, Polônia com prata em 1992 e Coréia do Sul com bronze em 2012. Uma enorme curiosidade é que com esse formato seleções como Brasil, Alemanha, França, Holanda, entre outros países muito fortes no profissional não conseguiram mais ganhar a competição (Brasil nunca ganhou, nem mesmo no antigo formato), os campeões desde 1992 foram: Espanha (1992 em Barcelona), Nigéria (1996 em Atlanta), Camarões (2000 em Sydney), Argentina (2004 em Atenas e 2008 em Pequim) e o México que venceu o Brasil na final em Londres 2012.

O futebol feminino entrou nas Olimpíadas apenas em 1996 e é dominado pelos Estados Unidos que foram para todas as finais e apenas não ganharam o ouro em  2000, perdendo para a Noruega. No feminino é permitido as seleções principais de cada país e o desempenho das seleções conta para o Ranking Feminino Mundial da FIFA.

Olimpicos
Clique na imagem para acessar o site

Desempenho do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012

Decepção estampada na cara dos jogadores da seleção masculina após derrota para o México na final

No Futebol Masculino o Brasil conquistou a prata perdendo para o México na final, os resultados foram os seguintes:

Fase de Grupos: Brasil 3 x 2 Egito; Brasil 3 x 1 Bielorrússia e Brasil 3 x 0 Nova Zelândia .

Quartas de Finais: Brasil 3 x 2 Honduras                                        

Semifinais: Brasil 3 x 0 Coréia do Sul 

Final: Brasil 1 x 2 México

O artilheiro em 2012 foi o atacante Leandro Damião,  da Seleção Brasileira.

No futebol feminino o Brasil foi eliminado nas quartas de finais para o Japão, os resultados foram os seguintes:

Fase de Grupos: Brasil 5 x o Camarões;Brasil 1 x 0 Nova Zelândia e Brasil 0 x 1 Grâ-Bretanha.                                        Quartas de Finais: Brasil 0 x 2 Japão

 

Expectativas para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro

No futebol masculino o Brasil enfrentará na primeiro fase: Iraque, África do Sul e Dinamarca, no grupo podemos esperar um time demonstrando um bom futebol e que chegue pelo menos até na semifinal, os países que são favoritos ao título além do Brasil são a Colômbia, Nigéria,  Alemanha e a Argentina. Será um campeonato com bom nível técnico e tático e podemos esperar um Brasil  disputando o título.

Os jogadores acima de 23 anos que serão convocados ainda não foram ainda anunciados mas todos sabemos que Neymar será um deles, além do atacante do Barcelona podemos considerar também Daniel Alves do Barcelona, um lateral de grande habilidade e que sempre está entre os convocados da seleção brasileira. Philippe Coutinho do Liverpool, que tem 24 anos, também pode ser chamado.  O jogador vem de boas atuações pelo Liverpool e pode compor muito bem o meio campo da seleção nas olimpíadas. Lucas Lima do Santos, um jogador de grande moral com o técnico Dunga e vem jogando muito bem tanto no Santos quanto na seleção e Miranda da Internazionale, embora Dunga prefira botar Neymar como capitão, o zagueiro poderia ser o jogador perfeito para comandar a seleção sub-23 nas olimpíadas.

No futebol feminino o Brasil enfrentará China, Suécia e África do Sul em um grupo pesado com, já que China e Suécia são favoritas. Mas podemos esperar uma seleção forte, um bom nível técnico dentro de campo vindo das meninas, Vadão provavelmente fará com que a equipe jogue com tudo pra cima e demonstre um bom futebol.

Destaques das equipes:

Na seleção masculina o principal destaque  é Neymar, com grandes atuações pelo Barcelona junto do trio MSN, o atacante tem tudo para ser o goleador da competição e provavelmente será o protagonista do Brasil se for até a final. Além de Neymar podemos destacar o atacante Gabriel Jesus com boas atuações tanto pelo Palmeiras quanto pela seleção olímpica e o lateral Fabinho, do Mônaco, que vem sendo convocado também para a seleção principal.

Já na seleção feminina o maior destaque é da rainha Marta. Com 30 anos a atacante continua fazendo atuações ótimas pelo Rosengård da Suécia. Além da nossa Pelé de saia, podemos dar destaque também para a goleira Bárbara, que já tem 32 jogos com a camisa da seleção e trás uma enorme segurança para a equipe.

Olimpicos
Clique na imagem para acessar o site
Marco Aurelio (98 Posts)

Nascido dia 15/02/2000 em Blumenau. Sou repórter e comentarista da Rádio Web Esportiva e fotógrafo freelancer. Torcedor fanático do Figueirense e do Liverpool, mas com simpatia por vários outros clubes.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta