Notícias

+ Esportes

Gigante adormecido – Milan

milan_5_1024x768

O ápice a decadência do Milan, o que aconteceu com o time italiano

Desde sua fundação em 1899, o Milan sempre foi um time competitivo e querido na Europa, hoje vamos relembrar a trajetória desse time tradicional, desde seu ápice até sua decadência.

A Associazione Calcio Milan, conquistou seu primeiro titulo em 1901, 2 anos após a sua fundação, titulo o qual foi o Campeonato Italiano, feito que se repetiu 5 após em 1906. Logo após a Primeira Guerra Mundial, na década 20, o San Siro foi construído em 1926 como a casa do time Milano. Já em 1938 o Milan oficializou seu nome e foi então que o Milan sofreu sua primeira baixa e só conquistou o campeonato italiano em 1950 e 13 anos depois venceu sua primeira Champions League jogando contra o Benfica no emblemático Wembley. Logo após sua conquista o Milan passou novamente um período sem conquistar titulo.

Triplete em 67-68

Milan Stagione 1966-67 | Futebol e Clube
Os campeões de 66-67

Na temporada 67-68 o Milan fez um triplete, ganhou novamente a Champions, conquistou pela primeira vez a Copa Intercontinental que hoje para muitos equivale a um mundial e o Campeonato Italiano, com um time comandado pelo seu astro Gianni Rivera que também conquistou o prêmio de melhor jogador a Europa, aliás o Milan revelou grandes craques e parágrafos mais a frente vamos ver sobre isso.

Em 1979 em meio a aposentadoria do seu astro Gianni Rivera, novamente o inconsistente Milan caiu para a segunda divisão do campeonato italiano e se envolveu em uma polêmica sobre manipulação de resultados. O Milan fez uma temporada fantástica na série B e subiu para a divisão de elite do futebol italiano, porém não adiantou de nada e foi rebaixado novamente na temporada 83-84.

Chegada de Berlusconi ao time italiano

Silvio só venderá o Milan a quem o fizer grande”, diz irmão de ...
Berlusconi, o grande nome da história milanista

Em 1986 o empreender italiano Silvio Berlusconi, tomou a frente do clube italiano e logo contratou 3 nomes que mais tarde ficariam marcado na história do rubro negro italiano, foram eles, Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard dando início a era de ouro da equipe, acompanhe no próximo parágrafo.

O Milan venceu após 20 anos a Champions League de forma invicta na temporada 1988-1989 e vamos falar a fundo sobre esse time que para muitos foi o melhor. O time tinha uma defessa implácavel com Maldini que estava iniciando no Milan e um ataque fuminante com van Basten, Gullit e Rijkaard e dominou a europa de 1988 até o início da década de 90. O time foi Bicampeão da Copa Intercontinental (1989 e 1990), Bicampeão da Liga dos Campeões (1988- 1989 e 1989-1990), Bicampeão da Supercopa da Uefa (1989 e 1990) e Bicampeão do Campeonato Italiano em (1987-1988) e ainda conquistou a Supercopa da Itália de forma invicta e pela primeira vez.

Era Capello

Os 5 maiores técnicos da história do Milan - Calciopédia
Capello é considerado um dos maiores treinadores da história do Milan

Em 1991, Fabio Capello chegou ao clube e o Milan fez uma temporada histórica naquele ano e não perdeu nenhuma partida e chegou a incrível marca de vencendo 58 partidas seguidas e em um período de 1991 a 1994 o Milan conquistou mais uma duas Ligas dos Campeões, três italianos sendo que o de 1991 foi de forma invicta, e três Supercopa da Itália, o Milan dominou a europa e suas partidas eram transmitidas em vários lugares do mundo.

Em 96, o time conquistou seu Scudetto de número 15, em meio a saída de Fabio Capello para o Real Madrid, o treinador que retornaria em 1998 após rápida passagem de Óscar Tabárez e do seu antigo técnico Arrigo Sacchi.

Da década dourada para a “morte”

Pirlo, pelo Milan, Kaká e Seedorf; Milan venceu a Juventus por 3 a ...
Milan foi bem na década passada

Os Rossoneros conquistaram em 1998 e só veio ter a glória européia novamente na temporada de 2002-2003, com um time que tinha Dida, Cafu, Maldini, Pirlo, Gattuso, Seedorf, Inzaghi, Kaká e o grande Shevckenko, claro tinha muitos outros jogadores mas esse era o time base do Milan de 2002 a 2006. Esse time conquistou além da Copa dos Campeões, o Campeonato italiano, a Copa da Itália e a Supercopa da Itália, comandados por Ancelotti. Em 2006, outro ano de escândalo de manipulação de resultados na serie A, que ameaçou o Milan de não participar da Liga dos Campeões em 2006-2007, o clube italiano recorreu e diminuiu a punição e conseguiu jogar a Champions naquele ano.

O Milan conquistou a sua sétima e última Champions em 2006-07 e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA jogando contra o Boca Juniors. O último titulo italiano do Milan foi na temporada 2010-2011 com um time renomado com nomes como, Ibrahimovic, Alexandre Pato, Robinho, Seedorf, Ronaldinho, Pirlo e companhia. Apesar de um bom time, o Milan não conseguiu a conquistar a Champions, mas conquistou o seu campeonato italiano de número 18 que te deu o titúlo de segundo time, junto com a Inter, com mais campeonatos italianos, desde essa época, o Milan só veio conquistar um titulo em 2016, a Supercopa da Itália, de lá pra cá, o Milan não ganhou mais títulos e enfrenta uma grande crise no futebol.

Li Yonghong: O nebuloso passado do patrão de André Silva
Mesmo com aporte financeiro de Chinês, Milan não consegue evoluir

Para muitos o Milan “morreu” em 2017, quando foi comprado pelo chinês Li Younghong, que investiu 250 milhões de euros e investiu em nomes como Paquetá e Bonucci, desde então o clube enfrenta uma grande crise, na parte financeira e no futebol, desde a compra o Milan oscila entra a luta pra não cair e conquistar uma vaga nas competições internacionais. Recentemente a UEFA puniu o time por irregularides financeiras e o deixou fora da Liga Europa. Um time que teve sua glória, 7 vezes campeão da Champions e 3 vezes do Mundial, se ver em uma grave crise por conta do mau investimento, e por isso o Milan é um gigante adormecido que está longe de acordar.

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta