Notícias

Sem categoria

Futebol paulista mostra a força no Brasileirão

SP x Palmeiras

Futebol paulista mostra força no Brasileirão e os quatro gigantes buscam quebrar tabu da Libertadores

A força do futebol paulista nunca esteve tão presente como neste Campeonato Brasileiro. As quatro principais equipes do estado estão no G6 e, consequentemente, lutando pelo título e também pelas vagas da próxima Copa Libertadores. Existe a chance de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo carimbarem um lugar no torneio continental. Essa situação inédita seria um marco de todo o protagonismo destes clubes no cenário nacional na temporada de 2019.

No final da 20ª rodada da Série A, o Palmeiras é quem tinha a melhor posição entre os paulistas. A equipe comandada por Mano Menezes ocupa a vice-liderança e é a principal adversária do Flamengo na luta pelo título nacional. O Verdão liderou boa parte do 1º turno, mas acabou sofrendo uma pequena crise e viu o adversário carioca tomar o título simbólico da primeira metade do torneio. Porém, a chegada do novo treinador parece ter colocado o elenco novamente nos trilhos.

 

 

Logo atrás do alviverde está o Santos, que desde a primeira rodada está de olho na taça de campeão. Com o experiente Jorge Sampaoli no comando, o Peixe conseguiu 11 vitórias até aqui e encantou os torcedores com algumas goleadas. A vitória por 6 a 1 contra o Goiás, em 4 de agosto, foi um dos melhores momentos do time. Para alguns jornalistas, é a equipe com melhor entrosamento da tabela.

Já o São Paulo e o Corinthians tiveram um início irregular e precisaram de algum tempo para aparecer entre os seis melhores. O Timão ocupa a 5ª colocação e, com apenas 13 gols sofridos, é a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. O Tricolor vem logo a seguir, na 6ª posição, e tem números parecidos com o rival de Itaquera. No entanto, os dois times têm potencial para mais.

Domínio paulista no Brasil

Se os quatro gigantes conseguirem se manter nesse ritmo, existe a chance de todos terminarem na parte de cima da tabela. Os prognósticos do Brasileirão – Série A já se mostravam otimistas com Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, porém, é uma surpresa que todos tenham correspondido bem até aqui. Terminar com todos eles no G6 significaria vaga na próxima Copa Libertadores para todos.

 

É um cenário inédito, já que os quatro rivais nunca disputaram a mesma edição da Libertadores juntos. Nas temporadas de 2005 e 2006, quatro clubes paulistas disputaram o torneio, porém sempre com um “intruso” entre os classificados. A primeira vez foi o Santo André, que conseguiu classificação junto com Palmeiras, Santos e São Paulo. No ano seguinte, o Paulista garantiu a vaga e teve a companhia de São Paulo, Corinthians e Palmeiras.

A ideia para o final do ano é que o futebol paulista consiga quebrar essa marca. O Brasileirão agora garante seis times na Libertadores, ou seja, o complicado G4 se transformou no G6. Por isso, a chance de os gigantes paulistas conseguirem uma vaga é grande. Apesar de a rivalidade falar mais alto, seria bom para o estado mostrar todo o protagonismo que tem no futebol nacional com as quatro vagas, mas é preciso esperar todo o resto do calendário para descobrir se isso vai mesmo acontecer.

Deixe uma resposta