Fator Marrocos: Saiba quantos africanos já chegaram às quartas da Copa do Mundo

 Fator Marrocos: Saiba quantos africanos já chegaram às quartas da Copa do Mundo

Com a vitória nos Pênaltis por em cima da Espanha a Seleção do Marrocos é a quarta Seleção Africana a disputar as quartas de final da Copa do Mundo

A Seleção do Marrocos vem fazendo bonito nessa Copa do Mundo, foi a líder em seu grupo com 7 pontos sendo 2 vitórias sobre Bélgica e Canadá e empatando com a Croácia, nas oitavas de final os marroquinos seguraram a forte seleção espanhola pelo placar de 0 a 0 levando a decisão para os pênaltis vencendo os espanhóis pelo placar de 3 a 1 se classificando para as quartas de final do torneio. 

Com a conquista os marroquinos se tornam a quarta seleção africana a conquistar tal mérito, vamos relembrar o retrospecto das outras 3 seleções africanas que também tiveram esse privilégio na competição mundial. 

1 – Camarões – 1990

A Copa do Mundo nesse ano foi realizada na Itália e a mesma deixa péssimas lembranças a Seleção Canarinho pois eliminada pela Argentina nas oitavas de por 1 a 0 gol do lendário atacante Cláudio Caniggia

Por outro lado, tivemos a seleção dos Camarões que chegou a copa de 1990 como a campeã da Copa Africana das Nações em 1988, conhecida como Leões Indomáveis a equipe era muito entrosada entre seus companheiros, além do experiente atacante Roger Milla tínhamos o meia Makanaky, o goleiro Joseph-Antoine Bell (N´kono) e o atacante Omam-Biyik, era uma seleção que jogava pra frente e tinha ótimo toque de bola mas pecava na marcação, porém agradou aos vários torcedores das diversas nações que assistiram ao mundial na época.

A seleção dos Camarões comandada pelo experiente atacante Roger Milla que na época tinha 38 anos avança para as quartas de final eliminando os colombianos na prorrogação das oitavas de final pelo placar de 2 a 1, porém nas quartas de final os Camaroneses caíram diante da Inglaterra de John Barnes, Paul Gascoigne e Gary Lineker.

Copa Além da Copa on Twitter: "Nem todos em Camarões querem que a seleção  vença a Argélia e vá à Copa do Mundo. Na parte anglófona do país, uma  região separatista que
Experiente atacante Roger Milla comandava a equipe dos Camarões que era a sensação da época –  Imagem: Arquivos/FIFA

 

2 – Senegal – 2002

Nessa Copa do Mundo que foi a primeira realizada em dois países (Japão e Coréia do Sul), o Brasil chega a sua quinta conquista, a Seleção Brasileira veio muito forte no torneio comandada por Luiz Felipe Scolari onde os Brasileiros não tomaram conhecimento dos seus adversários, foi líder na fase de grupos com 3 vitórias, eliminou a Bélgica nas oitavas, a Inglaterra nas quartas, a Turquia na semifinal e a forte seleção da Alemanha na final pelo placar de 2 A 0 sendo dois gols de Ronaldo Fenômeno, os Brasileiros ainda contavam com o talento do Meia Atacante Rivaldo, os experientes laterais Cafú e Roberto Carlos, além do meia Ronaldinho Gaúcho. 

Os Senegaleses chegaram em sua primeira copa do Mundo como vice campeões da Copa Africana das Nações ao perderem o torneiro para a Seleção dos Camarões na final, tinham como destaque do time o atacante Diouf que após a copa foi vendido ao Liverpool, além do meia Henri Camara atual recordista de partidas e gols pela seleção e o zagueiro Aliou Cissé (atual treinador do Senegal), isso sem contar do astro da seleção o volante Papa Diop. 

A seleção se classificou para fase seguinte sendo vice líder no seu grupo com 5 pontos sendo 1 vitória sobre a atual campeã mundial França por 1×0 e dois empates com Dinamarca e Uruguai, já nas oitavas de final os senegaleses encontraram pela frente a Seleção da Suécia onde venceram pelo placar de 2×1 na prorrogação se classificando para as quartas de final do torneio. 

Nas quartas de final desta vez o adversário foi a Turquia que disputou a fase de grupos junto com o Brasil se classificando para a fase seguinte como vice líder do torneio, nas oitavas os turcos eliminaram o Japão por 1 a 0 e nas quartas a seleção senegalesa não conseguiu passar os Turcos perdendo por 1×0, o feito foi inédito para a seleção Turca que foi o primeiro país Muçulmano a se classificar para uma semifinal de Copa do Mundo. 

Equipe do Senegal de 2002, Aliou Cissé (atual treinador do Senegal) é o último da direita agachado. Imagem: Arquivos/FIFA
Equipe do Senegal de 2002, Aliou Cissé (atual treinador do Senegal) é o último da direita agachado. Imagem: Arquivos/FIFA

3 – Gana – 2010

O Ano de 2010 a Copa é a primeira a ser realizada em Solo Africano devido a rotação continental mas especificamente na África do Sul que ganhou a disputa final em cima do Marrocos pela sede do torneio da época, que foi realizada em 9 cidades com 10 estádios de futebol. 

O Brasil nessa copa foi líder na fase de grupos com 7 pontos sendo 2 vitórias e 1 empate diante do vice líder Portugal, nas oitavas de final os Brasileiros eliminaram o Chile pelo placar de 3×0, porém nas quartas de final a seleção canarinho não resistiu diante da seleção da Holanda perdendo por 2 a 1 sendo eliminada da competição, os Holandeses foram vice campeões do torneio ao serem derrotados na final pela seleção da Espanha. 

Já a Seleção Ganesa chegou ao torneio como vice campeã da Copa Africana das Nações perdendo a final para a Seleção do Egito, na fase de grupos as Estrelas Negras como são conhecidas tinham uma equipe que contava como destaques o volante Michael Esien (Chelsea – ING), o meia Sulley Muntari (Inter – ITA) , o meia Kevin Boateng (Tottenham – ING) e o atacante Asamoah Gyan (Rennes – FRA). 

Gana na fase de grupos foi vice líder em seu grupo com 4 pontos vencendo a Sérvia por 1 a 0, empatando com a Austrália por 1×1 e perdendo para a Alemanha por 1×0 se classificando para as oitavas de final onde o adversário seria a seleção dos Estados Unidos onde venceram os americanos por 2×1 na prorrogação. 

Nas quartas de final caíram diante da forte seleção Uruguaia empatando no tempo normal em 1 a 1 no tempo normal e 0x0 na prorrogação sendo eliminada nos pênaltis pelo placar de 4 a 2, a partida ficou marcada pelo lance polêmico do atacante Luiz Suarez impedindo o gol ganense colocando a mão na bola, o atacante uruguaio foi expulso devido a jogada que gerou pênalti que foi perdido pelo atacante Asamoah Gyan eliminando Gana e classificando o Uruguai para as semifinais da época. 

Image
Bate rebate na área Uruguaia, a bola iria entrar se não fosse a defesa do Atacante Luis Suarez. Imagem: Arquivos/FIFA

 

Em 2022, a Seleção do Marrocos pode fazer história e quem sabe, ser a primeira seleção africana a ser semifinalista de uma Copa do Mundo. A observar até onde o Marrocos vai na competição. 

 

Esportes Mais

Facebook

cassrocha@hotmail.com

CARLOS ANDRÉ ROCHA - Paulistano da gema, Engenheiro Metalurgista de Formação, Professor de Matemática e Física, Torcedor do São Paulo desde criancinha e torcedor do Club Atlético Huracán desde 2009,"Grande no se hace, grande se nace"!

Related post

Leave a Reply