Dois mexicanos, um norte-americano e um canadense nas semifinais da CCL

Foto: Inter Miami
Nos quatro confrontos realizados pela Copa dos Campeões da Concacaf de 2025, apenas o canadense Vancouver Whitecaps se classificou entre os visitantes
A edição 2025 da “Concacaf Champions Cup”, a Copa dos Campeões da Concacaf tem 27 clubes participantes. Cinco entraram diretamente nas oitavas de final e 22 desde a primeira fase. Nas quartas de final, muito equilíbrio e apenas o canadense Vancouver Whitecaps avançou decidindo a classificação fora de casa.
Cavalier, campeão da Copa do Caribe de 2024; Alajuelense, campeão da Copa Centro-Americana de 2024; Columbus Crew, campeão da Taça das Ligas de 2024; América, campeão da Liga MX 2023/24 e Los Angeles Galaxy, campeão da MLS Cup 2024, foram as cinco agremiações que se juntaram aos 11 classificados nas oitavas de final. Apenas dois deles avançaram às quartas de final, e agora ambos terminaram eliminados. Cabe lembrar que o Pachuca, do México, atual campeão e que ergueu o troféu pela sexta vez na temporada passada (as outras foram em 2002, 2007, 2008, 2009/2010 e 2016/2017) está fora da briga pelo bi consecutivo.
Mexicano são supremacia nas semifinais
Neste meio de semana foram realizadas as quatro partidas de volta das quartas de final. Dois mexicanos, um norte-americano e um canadense estão nas semifinais do torneio.
Em confronto entre mexicanos, o Cruz Azul derrotou o América por 2 a 1, no estádio Olímpico Universitario, na Cidade do México. Ángel Sepúlveda abriu o placar aos 12 minutos. No segundo tempo, também aos 12 minutos, Álvaro Fidalgo chegou a empatar, mas aos 40, Ángel Sepúlveda apareceu de novo e deu a classificação ao time da casa, já que na ida houve empate por 0 a 0.
O Tigres, do México, eliminou o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, com um triunfo por 3 a 2, no estádio Universitario, em San Nicolás de los Garza. Com um início arrasador, Nicolás Ibáñez, aos nove, e Carlos Antuna, aos dez minutos, abriram boa vantagem para os mandantes. Aos 40, Joseph Paintsil diminuiu. Depois do intervalo, o brasileiro Rômulo (ex-Internacional) fez o terceiro, aos 12 minutos e Emiro Garcés, aos 15, marcou o segundo dos norte-americanos, que acabaram eliminados porque na ida empataram por 0 a 0, em casa.
Canadense Vancouver Whitecaps avança nos acréscimos
De forma emocionante, o Vancouver Whitecaps, do Canadá, eliminou o Pumas UNAM, do México. Na ida eles empataram por 1 a 1. Agora na volta, 2 a 2, no estádio Olímpico Universitario, na Cidade do México. Sebastián Berhalter inaugurou o marcador aos 33 minutos. Aos 37, Guillermo Martínez deixou tudo igual. No segundo tempo, já no fim, aos 43 minutos, Ignacio Pussetto, que havia começado no banco, virou, mas nos acréscimos, aos 48, Tristan Blackmon anotou o tento da classificação dos canadenses, pelo número de gols marcados fora de casa.
Após perder por 1 a 0 na ida, o Inter Miami levou a melhor sobre o Los Angeles FC, em duelo entre norte-americanos. Vitória de virada por 3 a 1, no Chase Stadium, em Fort Lauderdale. Aaron Long abriu o placar logo aos nove minutos. Lionel Messi empatou aos 35, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Federico Redondo virou aos 16 e novamente Messi, dessa vez de pênalti, aos 39, deu a classificação aos locais.
As semifinais, novamente em ida e volta, terão o confronto entre mexicanos de Tigres e Cruz Azul (nos dias 23 de abril e 1º de maio) e o duelo entre Vancouver Whitecaps e Inter Miami (nos dias 24 e 30 de maio). Empate no placar agregado levará a definição do classificado para as penalidades máximas, caso os visitantes tenham feito o mesmo número de gols.