Notícias

+ Esportes

Djokovic derrota Federer e avança para mais uma final do Australian Open

WhatsApp Image 2020-01-30 at 12.03.28

Após início complicado, sérvio se recuperou e confirmou natural favoritismo

No 50° confronto da história entre Novak Djokovic e Roger Federer, o tenista de Belgrado levou a melhor em partida válida pela fase semifinal do Australian Open. As parciais foram de 7/6 (1), 6/4 e 6/3. Com a vitória, Djokovic atingiu a oitava final da carreira em Melbourne, e terá grandes chances de aumentar sua galeria de troféus de Grand Slam, além de recuperar a liderança do ranking da ATP. Federer amargou sua sexta derrota consecutiva em torneios desse nível para o sérvio. O último triunfo do suíço veio no torneio de Wimbledon em 2012.

Resultado de imagem para djokovic australian open 2020"
Djokovic x Federer é o segundo duelo que mais se repetiu na era aberta do tênis. Foto: Divulgação

PRIMEIRO SET

O começo de partida foi um tanto estranho para o atual nº2 do mundo. Teve duas vezes o saque quebrado e viu Federer abrir 4/1 na primeira parcial. No entanto, habitual força mental do sérvio apareceu no 0-40 do sexto game, quando salvou três quebras e se encheu de confiança. Mesmo enfrentando uma desvantagem de 5/2 no placar, o sérvio confirmou o serviço, e posteriormente, quebrou de zero o saque do suíço. O primeiro set foi decidido no tiebreak. Ali, Djokovic aproveitou o momento de superioridade e cedeu apenas um ponto ao rival.

Ao final do set, ambos pediram atendimento médico. Federer não estava 100% fisicamente e precisou ir ao vestiário para tratar de um incômodo na lombar. Claramente o veterano de 38 anos sentiu o desgaste acumulado dos jogos anteriores por ter passado mais tempo em quadra.

SEGUNDO SET

No segundo set, Djokovic teve o controle do jogo. Foi contundente no saque e perdeu apenas quatro pontos com ele durante toda a parcial. Apesar disso, a quebra veio apenas no 5/4, com uma passada espetacular na cruzada após drop-shot executado por Federer no 30-40. Era um filme se repetindo na Rod Laver Arena, já que Djokovic havia vencido os dois primeiros sets contra Federer nas semis de 2008, 2011 e 2016.

TERCEIRO SET

No terceiro set, o sérvio continuou ditando o ritmo e conseguiu a quebra de saque no sexto game. Daquele momento em diante, o atual campeão apenas administrou o jogo para sacramentar sua 27ª vitória no confronto direto contra Federer.

ESTATÍSTICAS

Federer teve mais bolas vencedoras (46 a 31), enquanto o sérvio cometeu menos erros não-forçados (18 a 35).

ADVERSÁRIO DA FINAL

Novak Djokovic agora espera pelo vencedor do outro duelo de semifinal da chave masculina. Dominic Thiem e Alexander Zverev se enfrentarão nesta sexta-feira, por volta de 5h30 (horário de Brasília), para a definição do outro finalista.

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Deixe uma resposta