Notícias

Sem categoria

Curso promovido pelo Sindicato dos Atletas de SP faz sucesso

Com número recorde de inscritos, a entidade recebeu participantes de todo Brasil e alguns do exterior

O Sindicato de Atletas de SP apresentou sua segunda edição do curso de Monitor Esportivo. Neste ano, o conteúdo foi de forma online, devido à pandemia da Covid-19, e recebeu cerca de 100 inscritos, com participantes de todo Brasil e até de outros países.

O primeiro módulo teve início no dia 23 de novembro e foi encerrado em 27 do mesmo mês. Já o segundo foi realizado entre os dias 7 e 11 de dezembro. O curso contou com carga horária total de 28 horas/aulas, além de conteúdos extras no módulo II.

O curso teve abertura do presidente do sindicato, Rinaldo Martorelli, que falou aos participantes sobre a importância de se qualificar. Os módulos I e II contemplaram assuntos de aspectos sociais e metodológicos, com ensinamentos sobre direito, carreira, assédio sexual, formação de treinador, categorias de base, análise de desempenho no futebol, categoria de base e o jogo do futebol feminino, além de outros assuntos pertinentes à categoria.

Ao final de cada módulo, os participantes responderam questões sobre o conteúdo apresentado. O certificado foi disponibilizado para quem teve frequência mínima de 75% de participação.

O ex-jogador Renatinho, que defendeu as cores do Bragantino, entre outros clubes, parabenizou a instituição pela segunda edição do curso. Segundo ele, o evento foi primordial para os profissionais que ainda estão jogando profissionalmente, bem como, para ex-atletas que já se aposentaram dos gramados, mas desejam continuar no esporte.

“Foi uma semana riquíssima e com profissionais acima da média, que agregaram mais conhecimento à minha carreira profissional. Estou muito feliz com essa oportunidade. Para quem é atleta e ainda não tem uma visão do que fazer, vai lá e procura o pessoal do sindicato. A entidade possui uma equipe altamente qualificada para atender a todos. Se você ainda não conhece a instituição, procure o time do sindicato e faça parte desta equipe maravilhosa”, disse o ex-atleta.

“O sindicato nos ajuda com a capacitação durante e após a carreira. E, mesmo estando fora do país, é possível realizar os cursos nas plataformas digitais”, disse Romeu Romão, ex- Ponte Preta e Botafogo.

Jackson Lima que já atuou pelo Rio Preto no Brasil, Hibernians e Marsa, dentre outros, em Malta, parabeniza o sindicato e todos os professores pelo conteúdo apresentado: “Para mim, que estou fora do país há 11 anos, o curso foi de extrema importância depois da minha carreira”.

“O curso veio em boa hora. Há algum tempo, eu esperava realizar e, agora, tive a oportunidade”, finaliza o ex atleta, Eduardo Gama.

O professor Agnald Vignati afirmou que foi uma honra contribuir novamente com o curso: “É sempre importante dividir conhecimento. É uma troca de experiências que temos com os atletas. O sindicato está de parabéns por proporcionar à categoria respostas a questões dentro e fora das quatro linhas”, finalizou Vignati, que possui experiência em comando de equipes de futebol/futsal – tanto na área técnica como em gestão.

O sindicato de atletas tem como premissa defender os interesses da categoria e, acima de tudo, promover uma educação direcionada a todos os âmbitos – seja na vida profissional quanto pessoal.

Confira os profissionais e os conteúdo apresentados em cada módulo:

Módulo I

– A Garantia e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Esporte- Silvana Trevisa (Assistente Social Pioneira no Futebol. Atuou no CA Juventus, SC Corinthians, Santos e Sindicato de Atletas de SP);
– O Assédio Sexual no Esporte Alexandre Montrimax (Ex -Atleta e Palestrante);
-Direito no Futebol de Formação -DR. Guilherme Tavares Martorelli (Mestre em Direito Despostivo pela Universidade de Lérida- Espanha);
– Direcionamento na Carreira de Treinador de Futebol – Prof. Emilio Miranda (Ex Coordenador Red Bull e diretor da Cepeusp);
-Processos Metodológicos e Pedagógicos – Prof Agnaldo Vignati (Lic A e B – CBF- Instrutor CBE e Fooco Br);
– Aspectos técnicos e táticos aplicados ao treinamento – Prof. Bebeto Stival (Ex Coordenador base do Santos FC, coordenador técnico da Fooco-BR e CBE);
– Futsal e Fut Society – Aspectos Técnicos e Táticos Aplicados ao treinamento da base – Prof. Marco Antônio “Batata” – (Técnico da Sel. Brasileira FUT7).

Módulo II

– Formação Específica do treinador/PROFESSOR – Prof. Jeferson J. do Valle (Diretor da JJVALLE);
– Formação Específica da Metodologia do Treinamento – Prof. Bebeto Stival (Ex Coordenador de Base do Santos FC);
– Dimensões da formação nas categorias de base – Conteúdos da Categoria Sub 8 a Sub 11 – Prof. Fernando Milaré (Licença B –CBE/ Auxiliar Técnico sub 20- E.C Água Santa);
– Conteúdos da Categoria sub 13 a Sub 15 – Prof. Orlando Ribeiro (Treinador SPFC – cat. sub 20);
– Análise de desempenho no futebol, trabalhando de forma integrada (Onde? Por quê Como?) Prof. Fernando Soares – Analista de Desempenho Profissional
O jogo Feminino de Futebol– Prof. Débora Ventura (Licença Pro CBF/ Treinadora do Centro Olímpico);
O Goleiro – Prof. Júlio Cesar Bonfim (Treinador de Goleiros Expressão Paulista, Treinador de Goleiros por 10 anos nas Cats. de Base do SCCP).

Deixe uma resposta