Cruzeiro lidera com folga e tem duelo contra o lanterna Náutico em situação de “aflito”

 Cruzeiro lidera com folga e tem duelo contra o lanterna Náutico em situação de “aflito”

Cruzeiro vai em busca de mais um triunfo, rumo à contagem regressiva do acesso. Só a vitória interessa a Raposa que pega um adversário em situação ruim e desesperadora. O Timbu mesmo vencendo não deixará o Z-4, a temida zona do rebaixamento

Na noite desta sexta-feira (26), a equipe do Cruzeiro Esporte Clube recebe o Clube Náutico Capibaribe às 21h30, horário de Brasília, na Arena Independência, em duelo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B de 2022.

Tabela de classificação das equipes no Brasileirão Série B

O Cruzeiro é o líder isolado desde a oitava rodada exatamente quando venceu o seu oponente Náutico por 1 a 0 no Estádio dos Aflitos, agora o time Celeste soma 54 pontos conquistados garantindo um turno completo na liderança.

Vem de empate por 2 a 2 contra o Grêmio na Arena do Grêmio, resultado que não mudou em nada para a Raposa que além de continuar na liderança somou um pontinho a mais diante dos adversários.

Já o Náutico ocupa a 20ª colocação somando apenas 21 pontos ganhos, vem de derrota por 2 a 1 contra o Vila Nova-GO, revés que fez o Timbu perder uma posição e amargar a última vaga na tabela de classificação, não aproveitando o fator casa contra o Vila que era o último colocado, num jogo de seis pontos.

Os desfalques da Raposa: Paulo Pezzolano e Chay

Sem poder comandar o time na beira do gramado, o treinador Paulo Pezzolano será substituído pelo seu auxiliar Martin Varini. Paulo Pezzolano que repetiu as mesmas escalações por quatro vezes seguidas diante da Tombense, Londrina, Chapecoense e Grêmio, desta vez terá que mudar os titulares com a saída de Chay, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada contra o Grêmio.

Para o seu lugar, Paulo Pezzolano poderá adiantar Bruno Rodrigues e colocar Wesley Gasolina como titular na ala direita mas o comandante Celeste ainda disse que ele não está 100% fisicamente. “Gasolina não dá. Ele faz três ou quatro piques e fica ‘afogado’. Vamos tentar (treinar) para que ele siga melhorando fisicamente”,  disse Pezzolano ao mg.superesportes.com.br

Os outros meio-campistas que o elenco tem não reúne as mesmas características de Chay, são eles Willian Oliveira, Pablo Siles que jogam mais defensivos, além de Pedro Castro e Fernando Canesin. Outra opção seria voltar com Luvannor que já fez essa função e colocar um dos atacantes Edu, Rafa Silva, Rodolfo ou Lincoln no lugar do centroavante.

Timbu tem mudanças na comissão técnica e tenta quebrar tabu de nunca ter vencido o Cruzeiro em seus domínios

Na última segunda-feira (22) o treinador Elano e sua comissão técnica foram desvinculados do cargo e a diretoria do Náutico resolveu colocar Dado Cavalcanti como substituto para evitar que o time Pernambucano caia para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Com um aproveitamento de 16,6%, o ex-treinador Elano obteve no comando técnico apenas uma vitória contra o CRB, e quatro derrotas diante do Londrina, Bahia, Operário, Guarani e Vila Nova, muito pouco para um time que luta contra o rebaixamento e o campeonato vai afunilando, é hora de mostrar reação o mais rápido possível.

O Náutico tem duelo duríssimo contra o Cruzeiro, pois o confronto será do melhor ataque contra a pior defesa, enquanto a Raposa balançou as redes em 32 vezes em 25 jogos, o Timbu sofreu 34 gols na mesma quantidade de partidas.

Outro fator determinante é o desempenho de visitante x mandante: enquanto o Náutico tem um aproveitamento de 22,2% em 12 partidas fora de casa, sendo que são apenas duas vitórias, dois empates e oito derrotas, ele vai bater de frente com o melhor mandante do campeonato que não perde em casa desde o começo da competição, são 11 vitórias em Belo Horizonte, 10 no Mineirão e uma na Arena Independência, local do jogo nesta sexta-feira (26) e um empate no Estádio Mané Garrincha em Brasília contra a Chapecoense, mas como mandante.

Referência no ataque do Cruzeiro, Edu perde espaço por jejum e condições físicas

Que ele é protagonista da campanha do acesso, isso ninguém tem dúvidas. Edu é o artilheiro da temporada com 16 gols e há quatro partidas perdeu condição de titular entrando no segundo tempo em três jogos e ficando de fora no último jogo contra o Grêmio onde o treinador Paulo Pezzolano preferiu promover a estreia do atacante Lincoln, novo concorrente à vaga de camisa 9 no ataque Cruzeirense.

O artilheiro Edu que soma 16 gols, 5 deles na Série B, marcou seu último gol contra a Ponte Preta em 13 de junho, depois atuou em mais 13 jogos, nove como titular e quatro como reserva, passa por um jejum danado e viu a concorrência aumentar com a chega de Lincoln que já tinha Luvannor e Rafa Silva mordendo em seus calcanhares. O treinador Paulo Pezzolano que gosta de citar que quem joga tem que tá 100% fisicamente chegou a comentar que ele não tá tendo a mesma intensidade de antes devido a desgaste dos jogos.

– Uma coisa que nós gostamos muito é a intensidade, para jogar com bola e sem bola. Edu, particularmente, vinha fazendo bem, mas está sentindo muito o físico, e eu preciso do Edu até o final do torneio. E eu acho que ele tá no limite, pelos números, gps, ele tá no limite – disse o técnico ao ge.globo.com

Porém o jogador Edu recentemente deu uma entrevista ao ge contando a sua vida, trajetória e sua grave lesão em 2020, dizendo sofrer com dores até hoje, no caso prejudicando sua performance dentro de campo como atleta.

– Sinto dor todo dia. Sei que todo atleta sente dor, mas sentir dor não é bom todo dia. Mas a gente luta. A gente está na batida. Tem dia que as dores são agudas. A gente conversa com o pessoal da fisioterapia, da comissão, e se disponibilizam de abrir mão de algumas coisas – contou ao ge.globo.com

Foto: Facebook/Cruzeiro

Fontes: mg.superespotes.com.br / ge.globo.com

Ficha técnica – Cruzeiro x Náutico

Data: 26/08/2022

Hora: 21h30, horário de Brasília

Local: Arena Independência – Belo Horizonte – MG.

Arbitro: Rodolpho Toski Marques – FIFA – PR.

Arbitro assistente 1: Ivan Carlos Bohn – PR.

Arbitro assistente 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno – RJ.

VAR: Vinicius Furlan – SP.

Cruzeiro: (Provável escalação) Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Eduardo Brock e Lucas Oliveira; Daniel Jr. (Wesley Gasolina), Felipe Machado (Willian Oliveira), Neto Moura, Rafa Silva e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues e Luvannor.

Técnico: Martin Varini (auxiliar).

Náutico: (Provável escalação) Bruno; Anilson, Wellington, Maurício, João Paulo e Júnior Tavares; Jobson, Souza, Victor Ferraz e Jean Carlos; Jonathas.

Técnico: Dado Calvacanti.

Luis Carlos FURBINO de PINHO

CRUZEIRO é meu time. Administrador, Escolar, Motorista categoria D na MA Acessórios. Músico/Violão. Monitor de Vôo Livre na Escola VOLARE de Sta. Teresa ES. Colunista no site www.esportesmais.com.br

Related post

Leave a Reply