Notícias

Futebol Internacional

Conheça o Hibernian, a terceira força do Futebol Escocês

Hibernian

Hibernian é um clube escocês com sede em Leith, na região norte de Edimburgo

 

O Hibernian Football Club é um dos dois clubes representantes da cidade na Primeira Divisão, ao lado do grande rival Heart Of Midlothian. Os embates entre esses clubes são conhecidos como Derby de Edimburgo.

Confira os números deste clássico: 

Jogos: 651

Jogos oficias: 326

Vitórias do Heart: 286 (144)

Vitórias do Hibernian: 214 (129)

O Hibernian é uma das equipes mais tradicionais de toda a Europa, com sua fundação datada em 1875. O clube é carinhosamente apelidado de Hibs e desponta como uma das principais equipes da Escócia.

Em seus quase 150 anos de história, o Hibernian já teve duas casas, o Hibernian Park (1875-1892) e o Easter Roads (1893-presente). Seu estádio atual tem capacidade para 17.400 torcedores, sendo um dos palcos mais emblemáticos do futebol do Reino Unido.

Nos primeiros anos após sua fundação, o Hibs manteve uma irmandade com o Celtic, algo justificado pela origem do time de Edimburgo. Sendo fundado por imigrantes católicos da Irlanda, o Hibernian estabeleceu laços com o Celtic pela concordância religiosa.

Esse vinculo não perdurou por muito tempo, já que há algumas décadas o Hibs abriu suas portas para jogadores de todas as crenças e religiões, sendo atualmente considerado um clube laico. Sendo uma equipe muito vencedora no cenário nacional, podemos afirmar que o auge do Hibernian ocorreu no pós 2º Guerra Mundial.

Na ocasião, com um quinteto ofensivo composto por Gordon Smith, Bobby Jhonstone, Lawrie Reilly, Eddie Turnbull e Wiellie Oramond, o Hibs teve um dos ataques mais badalados do futebol mundial, assumindo amplo protagonismo no futebol da Escócia. Com o quinteto dos “Cinco Famosos”, o Hibernian conquistou a Liga da Escócia em 3 ocasiões, 1948, 1951 e 1952.

Em sua história o Hibs já conquistou:

Campeonato Escocês: 4x

Copa da Escócia: 3x

Copa da Liga da Escócia: 3x

Campeonato Escocês da Segunda divisão: 5x

Copa Dyerbrough: 2x

Com todo seu tradicionalismo e representatividade no futebol de seu país, o Hibernian é frequentemente lembrado como uma das equipes mais importantes para consolidação do futebol da Escócia no cenário europeu

Crédito da Foto: facebook.com/HibernianFootballClubOfficial/

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Deixe uma resposta